Instagram Ads: aprenda como anunciar no Instagram

Instagram Ads: aprenda como anunciar no Instagram

Com certeza ao usar o Instagram você já se deparou com fotos, vídeos ou stories com a escrita “patrocinado” logo abaixo do nome da conta. Basicamente, isso é o que o Instagram Ads faz: veicula anúncios no Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e no mundo. Por isso, ela apresenta um potencial gigantesco quando o assunto é reforço de marca e a busca por potenciais clientes.

Por apresentar um engajamento maior do que o do Facebook e as mesmas possibilidades de segmentação de público do Facebook Ads, as estratégias de Instagram Ads têm sido cada vez mais aplicadas por quem busca por resultados significativos nas redes sociais. 

Preparamos um passo a passo para a criação de Instagram Ads. Aprenda nesse post como anunciar no Instagram e aumentar as suas chances de venda!

O que é preciso para anunciar no Instagram?

Pode parecer óbvio, mas para anunciar no Instagram a primeira coisa que você precisa é criar uma conta da sua empresa na rede social. Lembrando que a conta precisa ser comercial. Para isso, você precisa ativar a opção “Mudar para perfil comercial” na aba de configurações de conta do próprio aplicativo.

Feito isso, é necessário criar também uma página no Facebook que será vinculada ao perfil da sua empresa no Instagram. Mas porque? 

Os anúncios do Instagram são configurados na ferramenta “Gerenciador de Anúncios”, e, para usá-la, é preciso ter uma conta no Facebook. O Gerenciador de Anúncios permite criar e acompanhar o andamento de campanhas tanto de Instagram quanto de Facebook Ads.

Vale lembrar que é possível patrocinar publicações diretamente no Instagram, mas as opções são bem limitadas quando comparado a um anúncio feito no Gerenciador de Anúncios. 

Hoje, qualquer empresa pode fazer Instagram Ads, desde que siga os dois passos que ensinamos acima. Sendo assim, é preciso criar conteúdos criativos e relevantes para se destacar em meio a infinidade de anúncios dessas redes sociais.  

Passo a passo para fazer Instagram Ads

Feito o vínculo da conta do Instagram do seu negócio com a página do Facebook, é hora de colocar a mão na massa para criar de fato o anúncio. Acompanhe os passos abaixo.

1 – Acesse ao Gerenciador de Anúncios

Para começar você precisa acessar ao Gerenciador de Anúncios a partir da página do Facebook da sua empresa. Uma vez que você já acessou a plataforma, clique em “Criar” para começar a estruturar o seu anúncio. 

2 – Defina o objetivo da sua campanha

O objetivo da campanha é dividido em três categorias: Reconhecimento, Consideração e Conversão. Cada um deles conta com opções que você deve escolher de acordo com os tipos de resultado que você almeja com esse anúncio.

No caso de um anúncio que busque por acessos em uma página específica de um site, por exemplo, pode ser escolhida a opção “Tráfego ”. Já para um anúncio mais focado em fazer com que as pessoas baixem um E-book, por exemplo, pode ser escolhida a opção “Conversões”.

Importante saber: cada categoria de objetivos direciona para opções diferentes de criação de anúncios. Nesse passo a passo vamos considerar um anúncio de tráfego nas próximas etapas.

3 – Configure seu conjunto de anúncios

Agora que você já definiu o objetivo do seu anúncio, é hora de configurar o perfil do público que você deseja atingir. Na aba “Público” você deve adicionar as características do público-alvo da sua estratégia de Instagram Ads.

Em “Localização” você pode definir o país, estado, cidade e raio de alcance. Além de poder combinar mais de um local onde você deseja que seu anúncio seja veiculado, você também pode excluir localidades onde não quer exibir seus anúncios.

Em seguida, na mesma tela, defina a faixa etária do seu público alvo, além do gênero e idioma. Na aba a seguir, “Direcionamento Detalhado”, você pode incluir interesses ou dados demográficos para tornar a sua audiência ainda mais específica.

Ainda nessa mesma tela, na aba “Conexões” você pode segmentar ainda mais seu público, de acordo com alguma conexão que eles já tenham tido ou não com sua página. Feitas todas as configurações que você desejar, clique em “Salvar este público”.

4 – Defina onde você quer que seu anúncio apareça

Esse é o momento em que você define que o seu anúncio aparecerá no Instagram. Na tela “Posicionamento” você deve escolher a opção “Editar posicionamentos” para escolher em quais redes sociais quer veicular seu anúncio. 

Você vai observar que aparecerão abas das possíveis redes em que seu anúncio pode aparecer e entre elas está o Instagram. Nesse momento você deve escolher, inclusive, se quer que seu anúncio apareça nos stories, no feed ou em ambos. 

Além disso, você também pode definir em que tipos de dispositivos quer que seu anúncio apareça (celulares e/ou desktops) e também o sistema operacional (iOS e/ou Android).

5 – Informe quanto você pretende investir

Nessa etapa você configura quanto vai investir no seu anúncio. Na tela “Orçamento” você tem a opção de definir um limite diário para investimento ou um limite total para a campanha. Além disso, você também pode programar por quanto tempo quer que sua campanha fique ativa. 

Repare: quanto maior é o valor que você investe, maior é o alcance potencial do seu anúncio e o número de cliques. Com isso você consegue ter uma previsão da sua performance. Mas vale lembrar que esse resultado pode variar de acordo com o tipo de segmentação que você definiu e com o próprio anúncio. 

6 – Hora de incluir a arte do seu anúncio

O último passo para iniciar seu Instagram Ads é definir qual vai ser o tipo de publicação e incluir as artes ou criativos da campanha, como também são chamados. Dentre os formatos disponíveis estão: 

  • carrossel;
  • imagem única;
  • vídeo único;
  • apresentação multimídia;
  • coleção

Lembrando que os dois últimos não estão disponíveis para serem veiculados nos stories. Por isso, se na etapa de “Posicionamento” você escolheu os stories, é importante ter atenção nesse momento. 

Cada tipo de anúncio tem suas particularidades, alguns permitem a inclusão de CTA, links de direcionamento, textos… De acordo com o modelo que você escolher vão aparecer as opções disponíveis. 

Essa é a hora de ser criativo. Crie copys e imagens que chamem a atenção do seu público para aumentar as chances de cliques no seu anúncio. 

 

Pode parecer bem complexo, mas com prática e análise de performance você consegue tornar seus anúncios no Instagram Ads cada vez mais assertivos. 

Aqui na Cia Websites oferecemos vários serviços de marketing digital, desde a criação de sites até a gestão de anúncios. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Redação Cia Web Sites
Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários