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Instagram Ads: aprenda como anunciar no Instagram

Instagram Ads: aprenda como anunciar no Instagram

Com certeza ao usar o Instagram você já se deparou com fotos, vídeos ou stories com a escrita “patrocinado” logo abaixo do nome da conta. Basicamente, isso é o que o Instagram Ads faz: veicula anúncios no Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e no mundo. Por isso, ela apresenta um potencial gigantesco quando o assunto é reforço de marca e a busca por potenciais clientes.

Por apresentar um engajamento maior do que o do Facebook e as mesmas possibilidades de segmentação de público do Facebook Ads, as estratégias de Instagram Ads têm sido cada vez mais aplicadas por quem busca por resultados significativos nas redes sociais. 

Preparamos um passo a passo para a criação de Instagram Ads. Aprenda nesse post como anunciar no Instagram e aumentar as suas chances de venda!

O que é preciso para anunciar no Instagram?

Pode parecer óbvio, mas para anunciar no Instagram a primeira coisa que você precisa é criar uma conta da sua empresa na rede social. Lembrando que a conta precisa ser comercial. Para isso, você precisa ativar a opção “Mudar para perfil comercial” na aba de configurações de conta do próprio aplicativo.

Feito isso, é necessário criar também uma página no Facebook que será vinculada ao perfil da sua empresa no Instagram. Mas porque? 

Os anúncios do Instagram são configurados na ferramenta “Gerenciador de Anúncios”, e, para usá-la, é preciso ter uma conta no Facebook. O Gerenciador de Anúncios permite criar e acompanhar o andamento de campanhas tanto de Instagram quanto de Facebook Ads.

Vale lembrar que é possível patrocinar publicações diretamente no Instagram, mas as opções são bem limitadas quando comparado a um anúncio feito no Gerenciador de Anúncios. 

Hoje, qualquer empresa pode fazer Instagram Ads, desde que siga os dois passos que ensinamos acima. Sendo assim, é preciso criar conteúdos criativos e relevantes para se destacar em meio a infinidade de anúncios dessas redes sociais.  

Formas de anunciar no Instagram

Antes de dar o primeiro passo para anunciar no Instagram, é importante saber que existem duas formas de fazer isso: impulsionando publicações ou criando anúncios.

A primeira delas, certamente, você já deve ter visto se tem um perfil comercial no Instagram. Ao impulsionar uma publicação, você paga para que ela seja vista por mais pessoas, dentro do público que você determinou e baseado no orçamento definido.

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Você pode impulsionar uma publicação pelo próprio aplicativo. Para isso, basta clicar no botão “Promoção” que aparece quando você tem um perfil comercial. Esse é um método mais simples e intuitivo. Porém, acaba sendo mais limitado, se compararmos à criação de anúncios por meio do Gerenciador de Anúncios.

Se você já cria anúncios para o Facebook, já conhece o Gerenciador de Anúncios. Nele, você conta com uma definição mais detalhada de objetivos, tem maiores possibilidades de segmentação, além de poder criar campanhas variadas e simultâneas e acompanhá-las de forma estratégica.

Por isso, sem dúvidas, essa é a melhor opção de anúncio no Instagram para quem busca por resultados para além do alcance, gerando leads e vendas

Esse é o seu caso? Então acompanhe o passo a passo abaixo e aprenda como anunciar no Instagram por meio do Gerenciador de Anúncios.

Como anunciar no Instagram? Passo a passo completo

Saber como anunciar no Instagram, hoje, é fundamental para quem quer alavancar os negócios. Isso porque a rede já ultrapassou 1 bilhão de usuários e mais de 80% deles segue o perfil de alguma marca ou empresa, conforme dados do próprio Instagram.

Além disso, vale acrescentar que o Brasil se destaca como terceiro país do mundo com mais usuários na plataforma, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia.

Apesar de um público tão grande, a concorrência também é gigantesca. Todas as marcas e empresas estão lutando pela atenção dos usuários. Com isso, os anúncios no Instagram têm crescido cada vez mais.

Você já sabe como anunciar no Instagram? Ainda não? Não se preocupe, preparamos um passo a passo completo para te ajudar! Acompanhe-o até o final e aprenda a criar anúncios no Instagram hoje mesmo!

Passo a passo para anunciar Instagram Ads

Feito o vínculo da conta do Instagram do seu negócio com a página do Facebook, é hora de colocar a mão na massa para criar de fato o anúncio. Acompanhe os passos abaixo.

1 – Acesse ao Gerenciador de Anúncios

Para começar você precisa acessar ao Gerenciador de Anúncios a partir da página do Facebook da sua empresa. Uma vez que você já acessou a plataforma, clique em “Criar” para começar a estruturar o seu anúncio. 

Para utilizar o Gerenciador de Anúncios é preciso ter um conta no Gerenciador de Negócios. Se você ainda não tem, o primeiro passo para anunciar no Instagram é criá-la. 

É importante saber que você deve ter uma página da sua empresa no Facebook vinculada ao perfil da sua empresa no Instagram para que faça o vínculo com a o Gerenciador de Anúncios, mesmo que queira anunciar apenas no Instagram.

Feito isso, basta clicar no botão “Criar” na cor verde que fica na tela inicial do Gerenciador de Anúncios.

2 – Defina o objetivo da sua campanha

O objetivo da campanha é dividido em três categorias: Reconhecimento, Consideração e Conversão. Cada um deles conta com opções que você deve escolher de acordo com os tipos de resultado que você almeja com esse anúncio.

No caso de um anúncio que busque por acessos em uma página específica de um site, por exemplo, pode ser escolhida a opção “Tráfego ”. Já para um anúncio mais focado em fazer com que as pessoas baixem um E-book, por exemplo, pode ser escolhida a opção “Conversões”.

Importante saber: cada categoria de objetivos direciona para opções diferentes de criação de anúncios. Nesse passo a passo vamos considerar um anúncio de tráfego nas próximas etapas.

Uma vez que você já configurou a sua conta, é hora de colocar a mão na massa e definir os principais pontos do seu anúncio. O primeiro deles é o objetivo da campanha, que você pode escolher entre:

  • Reconhecimento (reconhecimento da marca ou alcance)
  • Consideração (tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagem)
  • Conversão (conversões, vendas do catálogo ou visitas ao estabelecimento)

Como você pode observar, existem objetivos distintos, que variam de acordo com o que você busca com aquela campanha. Basta escolher o que estiver mais alinhado com seus objetivos, dar um nome a campanha e clicar em “Continuar”.

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Resultados

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Importante: ao escolher um objetivo, os próximos passos podem ter leves diferenças. Nesse passo a passo, vamos seguir com a opção “Tráfego”.

3 – Configure seu conjunto de anúncios

Agora que você já definiu o objetivo do seu anúncio, é hora de configurar o perfil do público que você deseja atingir. Na aba “Público” você deve adicionar as características do público-alvo da sua estratégia de Instagram Ads.

Em “Localização” você pode definir o país, estado, cidade e raio de alcance. Além de poder combinar mais de um local onde você deseja que seu anúncio seja veiculado, você também pode excluir localidades onde não quer exibir seus anúncios.

Em seguida, na mesma tela, defina a faixa etária do seu público alvo, além do gênero e idioma. Na aba a seguir, “Direcionamento Detalhado”, você pode incluir interesses ou dados demográficos para tornar a sua audiência ainda mais específica.

Ainda nessa mesma tela, na aba “Conexões” você pode segmentar ainda mais seu público, de acordo com alguma conexão que eles já tenham tido ou não com sua página. Feitas todas as configurações que você desejar, clique em “Salvar este público”.

Um dos pontos mais importantes ao criar um anúncio para Instagram, sem dúvidas é a segmentação do público. A partir dela você define as características do público que deseja atingir com o seu anúncio.

Algumas das possibilidades de segmentação de público que você encontra no Gerenciador de Anúncios, são:

  • Gênero
  • Faixa Etária
  • Interesses
  • Localização

Vale ressaltar que a segmentação do público interfere diretamente no custo do seu anúncio. Quanto mais detalhada for a segmentação e, consequentemente, menor o público, mais custosos ficarão os cliques e conversões no anúncio.

4 – Defina onde você quer que seu anúncio apareça

Esse é o momento em que você define que o seu anúncio aparecerá no Instagram. Na tela “Posicionamento” você deve escolher a opção “Editar posicionamentos” para escolher em quais redes sociais quer veicular seu anúncio. 

Você vai observar que aparecerão abas das possíveis redes em que seu anúncio pode aparecer e entre elas está o Instagram. Nesse momento você deve escolher, inclusive, se quer que seu anúncio apareça nos stories, no feed ou em ambos. 

Além disso, você também pode definir em que tipos de dispositivos quer que seu anúncio apareça (celulares e/ou desktops) e também o sistema operacional (iOS e/ou Android).

Se você quer saber como anunciar no Instagram esse é o passo em que você define justamente a rede social em que quer anunciar. Para isso, na seção “Posicionamentos” você deve selecionar a opção “Editar posicionamentos”.

Feito isso, aparecerão as plataformas disponíveis para anúncio. No caso do Instagram, você deve selecionar se quer veicular seu anúncio no Feed, no Stories ou em ambos. Para isso, basta selecionar respectivas opções. 

5 – Informe quanto você pretende investir

Nessa etapa você configura quanto vai investir no seu anúncio. Na tela “Orçamento” você tem a opção de definir um limite diário para investimento ou um limite total para a campanha. Além disso, você também pode programar por quanto tempo quer que sua campanha fique ativa. 

Repare: quanto maior é o valor que você investe, maior é o alcance potencial do seu anúncio e o número de cliques. Com isso você consegue ter uma previsão da sua performance. Mas vale lembrar que esse resultado pode variar de acordo com o tipo de segmentação que você definiu e com o próprio anúncio. 

O quinto passo é o tão esperado momento de definir o orçamento. Para anunciar no Instagram não existe um valor pré estabelecido, você é quem define o quanto está disposto a investir no seu anúncio.

Você pode definir um limite diário de investimento ou vitalício, que corresponde à duração do seu anúncio. Lembrando sempre de definir a duração do seu anúncio, para evitar custos superiores ao que você planejou.

Ao definir o orçamento, você vai observar que quanto maior ele for, maior será a previsão de alcance do seu anúncio e de resultados. 

6 – Hora de incluir a arte do seu anúncio

O último passo para iniciar seu Instagram Ads é definir qual vai ser o tipo de publicação e incluir as artes ou criativos da campanha, como também são chamados. Dentre os formatos disponíveis estão: 

  • carrossel;
  • imagem única;
  • vídeo único;
  • apresentação multimídia;
  • coleção

Lembrando que os dois últimos não estão disponíveis para serem veiculados nos stories. Por isso, se na etapa de “Posicionamento” você escolheu os stories, é importante ter atenção nesse momento. 

Cada tipo de anúncio tem suas particularidades, alguns permitem a inclusão de CTA, links de direcionamento, textos… De acordo com o modelo que você escolher vão aparecer as opções disponíveis. 

Essa é a hora de ser criativo. Crie copys e imagens que chamem a atenção do seu público para aumentar as chances de cliques no seu anúncio. 

Pode parecer bem complexo, mas com prática e análise de performance você consegue tornar seus anúncios no Instagram Ads cada vez mais assertivos. 

Acompanhe e analise os resultados

Pensou que tinha acabado? 

Depois de publicar seu anúncio existe uma etapa muito importante, que consiste no acompanhamento do mesmo. 

Pelo próprio Gerenciador de Anúncios você consegue analisar dados como o alcance, o custo por clique e a conversão do seu anúncio. A partir disso, você pode fazer mudanças, caso necessário, para alcançar o melhor resultado com o seu investimento!

Pronto para anunciar no Instagram?

Agora você já sabe como anunciar no Instagram, é hora de colocar em prática tudo isso que aprendeu! 

Lembrando que para começar a anunciar é essencial ter uma estratégia bem definida. Do contrário, você corre grandes riscos de não conseguir atingir os seus objetivos com o orçamento que definiu.

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