O que é dropshipping? Passo-a-passo para começar a vender hoje

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 30 agosto, 2021 ~ 11 minutos de leitura
O que é dropshipping? Passo-a-passo para começar a vender hoje

Talvez este termo seja novo para você que ingressou a pouco tempo no marketing digital, mas acredite, esta estratégia de vendas online vem ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial e acredite ou não, milhares de pessoas vivem somente de dropshipping hoje em dia e largaram seus empregos para se ingressarem nesta nova modalidade de vendas, mas afinal, você sabe o que é dropshipping e como funciona?

Antes de tudo, gostaríamos de frisar que o dropshipping ainda é visto como uma novidade no Brasil, apesar de várias empresas já utilizarem este tipo de estratégia, o Brasil ainda é um bebê quando falamos em importar produtos do exterior, bem diferente dos Estados Unidos e China, que já dominam este mercado a anos.

Como este tipo de estratégia cresce a cada dia no Brasil e no mundo, resolvemos trazer um conteúdo, que além de abrir sua mente para novos negócios, irá lhe dar dicas importantes sobre como fazer dropshipping e como começar a vender de forma rápida e eficiente.

O que é Dropshipping?

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Importar produtos do exterior e revender no Brasil como forma de obter lucro com isso, já é um ramo explorado há bastante tempo por aqui, mas com as mudanças das regras de importação, limitações, taxas e preços acima do mercado, este tipo de serviço começou a apresentar dificuldade para quem investe pesado em trazer produtos de fora.

O Governo Brasileiro com o intuito de valorizar o mercado interno, gerar empregos, renda, impostos e melhorar os negócios para milhares de empresas nacionais, mudam e dificultam as importações de produtos no país frequentemente. 

Devido a esta dificuldade de vários profissionais e empresas de importação, que movimentam a economia Brasileira e mundial, foi criada uma estratégia de venda por importação de produtos chamada dropshipping.

O dropshipping nada mais é do que fazer importação de produtos provindos de vários países como China, Estados Unidos, Singapura, Coreia, dentre outros.

Mas não é uma importação comum como as que eram feitas antigamente. No dropshipping o vendedor ou dono de uma loja virtual, é quem irá intermediar as transações feitas entre cliente final e fornecedor.

Mas isso não quer dizer que ele será como um promotor ou algo assim, pois no dropshipping, o administrador da loja virtual é quem será o responsável pela divulgação, através do marketing em geral, vendas, acompanhamento do pedido, métricas, conteúdo, etc…

Ainda sem entender o que é dropshipping? Fique tranquilo, veja o exemplo abaixo e perceba como é simples este tipo de importação.

Dropshipping de forma prática

o que é dropshipping

Imagine que a loja virtual “A” venda relógios masculinos que venham da China, a partir daí, o administrador da loja irá criar sua loja em alguma plataforma de e-commerce, apontar um domínio com o nome da sua loja, hospedar seu site, e cadastrar os produtos com uma margem de lucro baseadas em seus fornecedores, além disso, esta mesma pessoa será responsável por todo o marketing de divulgação deste produtos.

A loja virtual “A” quando realizar uma venda no site, irá solicitar o produto junto ao fornecedor “B” que também faz parte do processo de dropshipping, que por sua vez irá enviar o produto diretamente ao comprador “C” que pode estar em qualquer lugar do mundo.

O fornecedor “B” que fica na China é o responsável por enviar os produtos ao cliente final, mas para o cliente, este produto será enviado pelo dono da loja virtual, o que não ocorre.

Em outras palavras, o vendedor do produto, no caso o administrador da loja virtual, nunca vê o produto de perto, mas só por foto.

Vantagens de fazer dropshipping

investir em dropshipping

Atualmente esta estratégia possui uma série de vantagens se comparadas a exportação comum, pois, fornecedores em parceria com empresas de logística internacionais conseguem fretes muito abaixo do preço habitual e entrega mais rápida e garantida.

Como as novas modalidades de frete internacional utilizadas pelo dropshipping são novas e feitas por empresas privadas, que conseguem se esquivar de taxas e impostos abusivos criados pelo governo e alfândegas internacionais.

Mas a principal vantagem ao fazer dropshipping, é sem sombra de dúvidas, vender sem ter estoque. O estoque muitas das vezes é o grande vilão de uma empresa, pois imagine comprar milhares de produtos para serem estocados e eles não venderem, é bem frustrante, né, isso pode ser o motivo da falência de várias empresas. 

Um dos principais motivos para perda de estoque são: mudança de moda, mudança de estação do ano, falta de interesse pelo produto, dentre outras razões.

Já ao utilizar a estratégia de dropshipping em sua loja virtual, é possível apenas adicionar a foto do produto que está sendo ofertado na loja, como já dissemos antes o vendedor nunca vê ou pega o produto, ele é enviado diretamente para o cliente final, sendo assim, caso este produto saia de moda, ou deixe de vender por qualquer que seja a razão, o vendedor jamais terá prejuízos com estoque, pois o estoque fica lá no fornecedor em outro país e não pertence ao dono da loja virtual, mas sim a uma empresa parceira.

Neste caso é só realizar uma nova mineração de produtos e adicioná-los à loja novamente, como nova tentativa de venda.

Mineração de produtos

Mineração de produtos online

Para se ter sucesso no dropshipping, uma das partes mais importantes de todo o processo, se não for a mais importante, é a mineração de produtos.

Este nome pode até parecer um pouco estranho, mas a mineração de produtos para dropshipping é como se fosse de fato uma mineração de ouro, por exemplo, onde procuramos o produto vencedor e que irá gerar várias vendas durante um determinado período de tempo.

Minerar produtos é encontrar um produto que atenda as necessidades dos clientes, com o menor preço, o melhor envio e o vendedor com uma boa pontuação e avaliação nas plataformas de dropshipping.

Vale lembrar que todo produto tem uma oscilação de vendas, onde no começo ele tende a subir até atingir uma estabilidade, mas que com o tempo irá descer até não realizar mais nenhuma venda deste produto, daí a importância de estar sempre minerando novos produtos vencedores.

O que são produtos vencedores?

Os produtos vencedores, são produtos que geram grande parte da receita de uma loja virtual, que vendem sem parar durante um tempo, são produtos que causam o efeito “Uauuuuu” nas pessoas, aquele produto que o cliente vê e quer comprar naquele momento, que cura sua dor ou que são uma paixão para eles.

Dica: Gaste a maior parte da sua energia minerando produtos. 

Fornecedores dropshipping

Fornecedores dropshipping

Até aqui já falamos sobre 3 partes importantes em todo processo de dropshipping, que são o vendedor, o cliente final e o fornecedor.  

Mas existem algumas plataformas que são de extrema importância para o processo funcionar, é lá que mineramos os produtos e realizamos a compra para envio ao cliente.

Estas empresas são chamadas de plataformas de dropshipping, que são fornecedores que além de vender diretamente para o cliente final, também fornecem produtos para outras lojas através do dropshipping.

Não é possível fazer dropshipping sem estes fornecedores, eles são a base de todo o sistema de importação.

Dentre as principais plataformas de dropshipping podemos citar.

Internacionais:

  • Ali Express;
  • Amazon;
  • Wholesale2B;
  • Eprolo;
  • SaleHoo;
  • Doba;
  • Zentrada;
  • MegaGoods;
  • InventorySource;
  • Dropshippers nacionais;
  • Dropshipper.com;
  • National Dropshippers;
  • Dropshipper;
  • Global Sources;
  • Big Buy;
  • Indiamart;
  • Gcoupon;
  • Inventory Source;
  • Oberlo;
  • Hienote;
  • Dropship Access;
  • Whole Sale Frog;
  • Mega Goods;
  • DX;
  • BangGood.

Nacionais:

  • Xtreme Atacado;
  • Ponto Mix Import;
  • Macro Distribuidora;
  • Vivo na 25;
  • Kompass;
  • Atacado das Sacoleiras;
  • Lux Joias;
  • Loja Rosa Tropical;
  • Importados de Grife;
  • Brazil Trade Club;
  • Imagem Folhados;
  • Pedcell.

Plataforma de loja virtual

plataforma de loja virtual

É na plataforma de loja virtual que a mágica acontece, é ela que é o seu negócio, sua loja, sua empresa. É nesta plataforma que é criada a sua loja, que serão cadastrados e vendidos seus produtos, não existe dropshipping sem uma loja.

Na plataforma de loja virtual é possível cadastrar ferramentas de automação para auxiliar nos  processos de mineração, vendas e marketing.

Nas lojas virtuais da Shopify (maior CMS de dropshipping do mundo), por exemplo, podemos baixar plugins de automação que vendem para você enquanto você dorme ou faz outras coisas, basta baixá-lo, ativá-lo e realizar a configuração necessária para que isto aconteça. 

Invista em anúncios pagos (Gere tráfego em sua loja)

Invista em anúncios pagos

Tudo isso que falamos até aqui é muito importante para se fazer dropshipping, mas como diz o velho ditado, não adianta criar um livro e guardá-lo em uma gaveta. O dropshipping, assim como toda empresa que gera lucro, precisa de propaganda, precisa ter tráfego entrando e saindo o tempo todo do seu negócio.

É através deste tráfego que virão as vendas e o crescimento da sua empresa ao longo do tempo.

Por um lado, se tratando de uma loja virtual, provavelmente no começo você não terá uma autoridade de domínio grande o bastante para começar a aparecer nos resultados orgânicos como Google e outros buscadores, e até que isso ocorra, pode levar um bom tempo. Independente disso, sua empresa precisa vender todos os dias para se manter de pé.

Mas por outro lado, é possível atingir um público alvo amplo, engajado e que realmente tenha interesse nos produtos da sua loja e nem é preciso gastar tanto para isso.

Este tipo de estratégia nós chamamos de tráfego pago, que são realizados em plataformas de anúncios como Facebook, Instagram, Twitter e Google Shopping.

Com o tráfego pago, podemos atingir milhares de pessoas gastando muito pouco dinheiro, com apenas R $10,00 iniciais é possível criar um anúncio e vender produtos com um ROI considerável.

Veja aqui como fazer tráfego pago para a sua loja virtual.

Invista em SEO

SEO,

O investimento em SEO é o que vai garantir o sucesso da sua loja a longo prazo, com ele é possível alcançar um público mais exigente que precisa ser educado antes de realizar compras.

Uma importante estratégia para buscarmos os usuários da internet, é através do marketing de conteúdo, onde as pessoas buscam informações sobre produtos em blogs antes de comprar. 

Com um conteúdo bem otimizado, com técnicas de SEO aplicadas, é possível chegar a este usuário e vender de forma recorrente para o mesmo, já que cria-se um relacionamento entre cliente e empresa por entrarmos inconscientemente  em sua mente e deixarmos nossa marca lá, como ocorre com grandes marcas hoje em dia.

Além disso, é com técnicas de SEO que damos autoridade a um site, blog ou loja virtual, pois só com autoridade é possível chegar nas primeiras páginas dos buscadores para uma determinada pesquisa de palavras chave.

Venda com dropshipping todos os dias

Venda com dropshipping

Se você chegou até aqui, parabéns, você já se difere da maioria e tem um pensamento empreendedor, este é o passo mais importante para alcançar o sucesso em dropshipping.

Sabemos que o trabalho que você deverá empregar em uma loja virtual é muito grande, você terá que se preocupar com anúncios, SEO, cadastro de produtos, orientar clientes que precisam de informações como código de rastreio, produtos parados na alfândega, vendas canceladas, etc e etc…

Isso sem falar da parte mais importante, e que você deve empregar a maior parte da sua energia, que é a mineração de produtos.

Todo negócio próprio é trabalhoso, e tem que ser feito todos os dias, com o maior empenho possível, mas muitas das vezes não conseguimos fazer tudo isso sozinhos, talvez no começo sim, mas assim que as vendas aumentarem fica praticamente impossível.

As maiores lojas virtuais do mercado de dropshipping terceirizam parte da sua mão de obra, contratando redatores para a criação de conteúdo, especialistas em SEO e tráfego pago para gerar tráfego na loja ou no site.

Agora imagine a loja virtual da Americanas.com, que também faz dropshipping, para não perder dinheiro com estoques. Você acha que é possível eles administrarem todo este processo com apenas uma pessoa? Obviamente não.

Outras lojas virtuais, assim que começam a ver grande crescimento nas vendas, contratam agências de marketing digital para realizarem as tarefas de divulgação, pois estas agências investem alto em mão de obra qualificada e tem profissionais de todas as áreas do marketing, para levar negócios a empresas, além de garantir o resultado, claro.

A Cia Web Sites é uma agência referência em marketing digital e leva milhares de acessos a lojas virtuais todos os dias, gerando receita e sucesso a empresas de todos os nichos.

Agora que você já sabe o que é dropshipping e como fazer, não perca mais tempo, monte sua loja virtual e tenha sua independência financeira.
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