Como calcular o orçamento de Marketing Digital para 2023?
Está pensando em investir em Marketing Digital? Ou até mesmo já investe e quer saber se esse investimento está valendo a pena? Sabe se é a hora de diminuir ou aumentar esse investimento? Aprenda nesse post, como calcular e saber se seu orçamento de Marketing Digital está correto.
Antes de tudo é importante ressaltar que não há um valor fixo e 100% certo para investir em Marketing Digital. Isso vai depender muito do mercado, do seu segmento, tamanho da sua empresa e de qual estratégia você está utilizando.
O que vamos ensinar aqui é o que deve ser observado e como calcular o orçamento ideal que você deve destinar ao Marketing Digital da sua empresa.
O que deve ser observado para calcular o orçamento de Marketing Digital?
Para calcular o orçamento de Marketing Digital a principal métrica a ser observada é o ROI. Ou seja, o retorno sobre o investimento. Essa métrica irá calcular quanto você tem de lucro através dos seus investimentos em Marketing Digital. Além disso, o ROI é a base do CAC (Custo de aquisição de clientes) e que vai te ajudar bastante ao definir o orçamento para Marketing Digital.
Esses são os dois principais pontos que devemos observar antes de definir o orçamento de Marketing Digital. Mas, afinal, você sabe calcular essas duas métricas?
Como calcular o ROI de Marketing
Ao obter o conhecimento do ROI da sua empresa, acompanhar e medir todo mês, você terá uma visão muito mais ampla da sua gestão do Marketing da sua empresa e conseguirá investir com maior assertividade.
Logo, é muito importante você ter um acompanhamento próximo dessa métrica, pois ela irá ditar se o seu investimento em Marketing Digital está compatível com o retorno.
Para calcular o ROI do Marketing Digital da sua empresa é bem simples:
Subtraia o valor ganho obtido através do Marketing Digital pelo valor investido. Após isso, divida o resultado pelo mesmo valor investido. A fórmula é a seguinte:
ROI = (Valor ganho – Investimento) / Investimento
Como o ROI é representado em porcentagem, ao final dessa conta, multiplique o valor por 100.
Supondo que uma empresa teve um retorno de R$ 100.000,00 em sua estratégia de Marketing. Para obter esse resultado, você investiu R$ 4.000,00. Logo, o cálculo do ROI é o seguinte:
ROI = 100.000 – 4.000 / 4.000 x 100 = 2400
Logo, o retorno que essa empresa teve sobre o seu investimento em Marketing foi de 2.400%.
Dessa forma, você confirma que o seu investimento em Marketing Digital está muito positivo. Quanto maior essa porcentagem, mais você está ganhando sobre o que investiu.
Caso essa porcentagem abaixe nos próximos meses, você deve estar ciente de onde estar perdendo.
Para identificar onde você está perdendo, existe o CAC (Custo de aquisição de cliente). Ele te ajuda identificar onde você está ‘gastando’ mais para ter um novo cliente em sua empresa.
Como calcular o CAC?
O CAC também é muito simples de ser calculado e nos direciona para onde devemos investir mais e onde temos maior retorno.
O ideal do CAC é ser o menor possível. Quanto menor for o CAC, significa que o cliente está trazendo maior lucro para a empresa. Essa métrica identifica, principalmente, os melhores canais para investir, os locais em que o cliente ‘custa menos’ e onde é mais arriscado.
O CAC é baseado em:
Valor investido no canal dividido pelo número de clientes conquistados no mesmo canal.
Vamos a um exemplo:
Temos 2 canais de aquisição de clientes em uma empresa X: Rede Social e Google.
Na Rede Social foi investido R$ 2.000,00 e foram conquistados 10 clientes através dela.
Logo, o cálculo do CAC é: 2.000 / 10 = 200
Cada cliente da Rede Social custou R$ 200,00 para a empresa. Para avaliar se o investimento está sendo válido, é necessário calcular o ticket médio dos clientes da Rede Social. Para o balanço ser positivo, o ticket médio deve ser maior do que R$ 200,00.
Já no Google foram investidos R$ 2.500,00 do orçamento de Marketing. Esse canal gerou 50 clientes.
Logo, o CAC desse canal é: 2.500 / 50 = 50
Cada cliente nesse canal de aquisição custou R$ 50,00. Sendo assim, podemos constatar que para essa empresa, é mais seguro direcionar seu orçamento de Marketing Digital em ações no Google.
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Ficou muito mais fácil calcular o orçamento de Marketing Digital da sua empresa, não é mesmo? Realizando o acompanhamento dessas métricas mensalmente, você fica muito próximo de um investimento assertivo e conseguirá lucrar muito mais através de estratégias online.
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