Guia completo para você criar blog WordPress de forma rápida e gratuita

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 5 novembro, 2021 ~ 10 minutos de leitura
Guia completo para você criar blog WordPress de forma rápida e gratuita

Você sabe quais são as melhores estratégias voltadas a como criar blog WordPress de um modo prático e sem a necessidade de se ter gastos com esta tarefa? Sabe quais as etapas que precisam ser cumpridas para se chegar a este objetivo?

Com o passar dos anos, podemos perceber o constante avanço das maneiras de se construir conteúdo em plataformas online. Tudo isso porque, entre outras coisas, as pessoas passaram a cada vez mais ter a necessidade de informações em tempo considerado como o mais rápido possível.

A partir disso, vamos com este post listar informações que são importantes para o sucesso da criação deste tipo de material, demonstrando de igual modo a forma como esta plataforma pode ser útil para a manutenção dos conteúdos que nele são disponibilizados.

WordPress: o que é?

Para sabermos como criar um blog no WordPress, precisamos entender que o WordPress é uma plataforma destinada à construção de sites e gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo todo. Ela atua há cerca de 20 anos, atendendo a cerca de 35% dos sites publicados na internet.

criar blog wordpress

Tais dados trouxeram ao WordPress quase 65% do mercado de CMS (Content Management System), sendo adotado em diversos portais famosos e consumidos no mundo todo.

Por conta disso, é comum que muitas empresas optem pelo WordPress na hora de construir o seu site.

Neste artigo vamos mostrar por que optar por ele, como desenvolvê-lo no início, o tipo de conteúdo ideal e a função que ele exerce.

Por que escolher esta plataforma ao criar blog wordpress?

A principal ideia do WordPress é ser uma plataforma simples, bem característico de blogs, mas que acabou dominando o mundo dos sites.

Sendo assim, tornou-se importante adotar essa plataforma porque ela possui um sistema de gerenciamento de conteúdo eficiente e seguro. Além disso, possui uma interface intuitiva e fácil de manusear.

Além de que, é um sistema que recebe atualizações contínuas, oferecendo aos proprietários desses sites updates gratuitos.

Como resultado, o site se torna mais seguro, rápido e bem posicionado para os sites de busca, como o Google.

Além disso, optar pelo WordPress traz vantagens como:

  • Interface simples;
  • Ambiente amigável;
  • Vários plugins e temas;
  • É adaptável;
  • Possui excelente performance SEO.

Devido a essas inúmeras vantagens, o WordPress tem se tornado cada vez mais a plataforma mais utilizada.

Mesmo assim, é importante saber como começar a desenvolver essa estratégia.

Como começar a usar o WordPress?

Primeiramente, são necessárias duas coisas para se começar com o WordPress, sendo ideia de um domínio (nome do site) e uma hospedagem.

Criar Blog WordPress

Configuração

criar blog wordpress: configurações

Nesta etapa é importante escolher a plataforma certa.

Logo após é só escolher um domínio, como “exautoresdobrasil” para uma fabricante de exaustor eólico industrial, por exemplo.

Depois, é necessário escolher a hospedagem, onde o site vai “viver”.

Instalação

Após concluir as etapas anteriores, é hora de instalar o blog WordPress. Para isso, recomenda-se seguir as orientações da hospedagem escolhida.

Selecionar o tema

tema de sites

A aparência do WordPress é controlada por temas e existem milhares que podem ser escolhidos.

Criar uma publicação

Feita a penúltima etapa, é hora de começar a desenvolver os conteúdos que serão publicados no site.

Mas, é importante saber como produzir esses conteúdos para que o site tenha um bom tráfego.

Como criar um blog no WordPress

Quando pensamos em como criar blog WordPress, podemos perceber que torna-se necessário o seguimento de uma série de procedimentos para que, entre outras coisas, seja possível alcançar todos os objetivos propostos com o surgimento de tal ação.

Entre estes passos que precisam ser dados, por sua importância para todo o contexto de como fazer com que se consiga criar blog WordPress gratuito podemos destacar:

  • Selecione uma opção de domínio para o blog: a primeira medida consiste na aquisição de um domínio que, por sua vez, terá a função de representar o seu blog como sendo o seu respectivo nome;
  • Escolha um tipo de hospedagem: nesta etapa, é preciso ter atenção especial voltada a questão de como esta forma de manutenção das informações irá se adequar a realidade de seus conteúdos;
  • Faça o download do WordPress: aqui, é necessário realizar o download da plataforma para, então, ter acesso aos seus múltiplos recursos;
  • Descompacte o WordPress no servidor: neste momento, devemos nos ocupar de garantir que alguns arquivos sejam, de certa forma, desbloqueados.
  • Faça a criação de um banco de dados: este banco de dados será o responsável pelo armazenamento de todos os arquivos de seu blog;
  • Realize as configurações do seu blog no WordPress: a partir desta fase, torna-se possível desenvolver de modo mais eficiente a personalização de seus conteúdos de acordo com o seu objetivo;
  • Finalize a instalação e comece a publicar: após terem sido cumpridos todos os passos anteriores, enfim é chegado o momento de terminar as etapas de configuração e começar a disponibilizar para publicação os materiais que venham a ser produzidos.

Escolha um domínio

domínio de blog

Para que se crie um blog WordPress, a escolha de um domínio como dissemos acima, envolve diversas situações, tais como o desenvolvimento de um sufixo que seja capaz de representá-lo. Estes podem apresentar uma configuração mais generalizada ou específica de acordo com o segmento do blog ou site em questão.

A partir disso, podemos ver que esta etapa mostra-se como sendo essencial para a repercussão e sucesso de sua plataforma digital, tendo em vista que será por meio deste que ela será reconhecida dentro do ambiente virtual.

Não queremos apenas falar sobre o lindo trabalho que fazemos

Não queremos apenas falar sobre o lindo trabalho que fazemos

Queremos mostrar a você!

Construímos mais de 600
sites em diversos segmentos
Veja nosso trabalho anterior ÍCata portfolio

Escolha uma hospedagem

hospedagem de sites e blogs

No que se refere ao processo de hospedagem, principalmente quando mencionamos fatores sobre como criar blog WordPress, este deve ser conduzido considerando-se questões como, por exemplo, a particularidade de seus conteúdos.

Dessa forma, entre as opções existentes no mercado, poderemos ver que o fator da exclusividade de informações pode ser considerado ou não como uma prioridade.

Dashboard do WordPress

Neste momento em especial, veremos a seguir as principais informações referentes a partes como o layout disponível para a criação de seu blog. Para tanto, precisam ser analisados pontos como:

  • Painel: esta é uma forma de página de início que tem, por função, fazer com que se tenha um panorama geral do WordPress;
  • Posts: esta categoria está inclusa por ser capaz de garantir a criação e posterior edição de posts, posts, tags e demais categorias;
  • Mídia: esta funcionalidade representa a capacidade de gerenciamento de toda a junção de mídias disponíveis em seu blog, tais como imagens e vídeos;
  • Páginas: realiza a edição de páginas que, por sua vez se diferenciam dos posts em si;
  • Comentários: recurso disponível que possibilita a gestão dos comentários realizados pelos leitores de seus posts;
  • Aparência: voltada diretamente para a personalização de temas e demais menus existentes;
  • Plugins: ações capazes de melhorar as funcionalidades de seu blog;
  • Usuários: se destina à gestão de diversos autores de conteúdos do seu blog;
  • Ferramentas: possui mecanismos capazes de importar ou exportar dados dentro do site ou blog;
  • Configurações: são as finalizações que precisam ser realizadas com o objetivo de otimizar o seu blog, tais como estrutura de URLs, fuso horário, data e hora e demais alterações que venham a ser consideráveis.

Como desenvolver conteúdo ao criar blog wordpress?

profissional de TI desenvolvendo um site

Ao pensarmos em como criar um blog WordPress gratuito, precisamos entender que para produzir um bom conteúdo, primeiramente é necessário que a empresa ou profissional conheça bem o seu público.

Isso garante que o conteúdo esteja de acordo com o interesse dessas pessoas, impactando-as e fazendo-as permanecer mais tempo no site. Também é de extrema importância falar a língua do público.

Por exemplo, a Baumuller Brasil fala com seus consumidores de maneira diferente, pois sabe que seu público é formado por engenheiros, profissionais de automação industrial, entre outros.

Já uma marca de roupas infantis vai falar de outro jeito com seu público, formado por crianças. Falar a língua do público é importante para impactá-lo positivamente.

Além disso, a marca deve sempre se colocar no lugar de seu público. Isso cria maior empatia, ajudando a organização a entender as dores e necessidades de seus clientes e potenciais clientes.

Por fim, as empresas devem sempre manter uma comunicação aberta. Para isso, é importante pedir a opinião dos consumidores, escutar o que eles têm a dizer.

Isso permite uma maior interação entre marca e consumidor, o que traz benefícios para ambos.

Criar conteúdos da maneira certa é importante, assim como entender qual é a função de um site como o WordPress para as empresas e seus consumidores.

Qual é a função do site WordPress?

CMS para criar blog WordPress

A principal função do WordPress é simplificar a vida de empresas, profissionais e pessoas.

Mas, de modo geral, a função de um blog como este é trazer informação relevante aos consumidores.

Além disso, ele possibilita que essa empresa esteja bem posicionada nos sites de busca, o que melhora seu tráfego, sua notoriedade virtual e, consequentemente, seu reconhecimento.

As empresas que se beneficiam com o WordPress aumentam suas vendas porque conquistam facilmente novos clientes.

O WordPress renovou o conceito em plataformas de blogs e sites, facilitando a presença de pessoas, empresas e profissionais na internet.

De maneira muito mais inteligente, leve e simplificada, todo mundo pode ter o seu site na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

BÔNUS: Como conseguir Leads com um blog

Bem sabemos que, uma das melhores formas de se ganhar notoriedade dentro dos aspectos do marketing digital se dá na captação eficientes de leads que venham a ser consumidores dos materiais postados em seu blog.

Dessa maneira, por meio de diferentes recursos, é possível fazer com que esta captação seja realizada da forma mais fluida possível. Tudo isso para que não se torne uma relação considerada como unilateral e de certa forma forçada.

Para tanto, é preciso ter um foco voltado para a qualidade na criação de cada conteúdo, e não somente na questão meramente quantitativa.

Por isso mesmo, criar ações que envolvam uma troca de informações e experiências se mostra como sendo uma prática bastante recomendada para que, entre outras coisas, a busca pelo alcance dos objetivos propostos ao criar blog WordPress possua de fato uma certa viabilidade.

Se você chegou a esta parte do texto é porque realmente você tem um grande diferencial em relação aos demais, pensando nisso trouxemos um material gratuito e completo para você saber a fundo tudo sobre criar um site de maneira totalmente profissional.

Criar blog wordpress: como fazer meu blog aparecer nas primeiras posições do Google?

Dentro de tudo o que envolve o processo de criação de um blog ou mesmo quando se tem decidida a ação de se criar um site, estas fases precisam ser entendidas como apenas o primeiro passo.

Isso porque, entre outras coisas, tornam-se necessárias medidas que busquem aprimorar o seu blog a fim de que este possa ser, de fato, relevante para o seu público em especial.

Com isso, será possível fazer com que se ganhe um maior destaque em plataformas como o Google Ads por fatores que estão ligados a este relacionamento com as pessoas que vem a ser consumidores de seu conteúdo.

Desta forma, é preciso fazer também com que a sua plataforma tenha destaque junto aos principais mecanismos de busca existentes, tendo em vista que a quantidade de acessos é um fator de comparação extremamente importante para a manutenção de seus conteúdos.

Aqui, na Cia Web Sites, você encontra os serviços de uma empresa referência em SEO que é capaz de entregar milhares de acessos aos sites de seus clientes, contando com uma vasta quantidade de casos de sucesso em seu mercado.