Por
25 jun 2019

Como aprimorar o SEO do seu blog em 5 passos

O SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, “otimização de mecanismos de busca”) trata-se de todos os fatores levados em consideração pelos sites de busca tais como Google e Bing para organizar e ranquear conteúdos virtuais quando pessoas pesquisam sobre um determinado assunto. 

Tais fatores são de suma importância para quem possui uma página na web, pois esta pode receber ou não mais evidência nos sites de busca dependendo da pesquisa feita pelo usuário. Nesse sentido, as estratégias e técnicas de SEO são utilizadas por empresas para que a imagem das marcas seja mais vista dentro da internet

Os cinco passos principais para aprimorar o SEO de um blog são:

  1. Desenvolvimento de um HTML de qualidade
  2. Criação de um layout agradável para o site
  3. Utilização de uma hospedagem adequada
  4. Otimizar conteúdos
  5. Veiculação de conteúdos interessantes

Como desenvolver um HTML bem feito

O nome HTML significa “Hypertext Markup Language”, o qual, em português, equivale à “Linguagem de Marcação de Hipertexto”. Com isso, depreende-se que o HTML é o nome dado para a linguagem de computador utilizada para o desenvolvimento de websites, possibilitando que um navegador interprete as informações colocadas em tais códigos e apresente o conteúdo requisitado na página da internet. 

Portanto, um bom HTML é aquele em que a ordem dos códigos digitados constrói uma organização textual adequada, contando com significados coerentes. É por essa razão que essa linguagem computacional se assemelha bastante com a língua que se utiliza na sociedade.

Além disso, um HTML feito com qualidade possui elementos principais, tais como:

  • Cabeçalhos;
  • Quebras de linha;
  • Blocos;
  • Ênfase em trechos dos textos;
  • Links;
  • Imagens.

O ato de criar um layout agradável ao website

Antes de tudo, é preciso saber que o layout trata-se do projeto visual e funcional de um website, bem como o arranjo de elementos importantes dentro do espaço disponível pelo site. Assim, um layout adequado e que traga uma sensação agradável ao visitante é constituído por um bom espaçamento entre os elementos, imagens com boa qualidade e personalizadas, itens criativos e interativos para o usuário e ferramentas úteis para a busca interna do site.

Utilizando uma hospedagem adequada

A hospedagem é o nome dado ao local onde o website ficará, de certa forma, armazenado. Por isso, é bom investir em uma hospedagem de qualidade, visto que, caso contrário, o website corre riscos de ficar fora do ar durante certos períodos do dia, dificultando a tarefa de gerar um usuário fiel ser fidelizado. Além disso, o tempo de carregamento de uma página também atua como um fator de descontentamento do usuário, pois longas esperas pode acabar afastando as pessoas de um website.

Como otimizar os conteúdos

Possuir um conteúdo otimizado é um passo primordial para que a visitação de um website seja maior. Nesse sentido, a primeira atitude principal é que a empresa entregue ao usuário um conteúdo honesto capaz de satisfazer todas as necessidades de alguém que busca por uma informação. 

E, quando se diz honesto, também se fala de um conteúdo original, sem plágios, visto que tal ação pode acarretar em punições por parte dos sites de buscadores.

Em segundo lugar, a otimização de conteúdos requer que estes sejam feitos pensando nos perfis dos clientes de uma marca. Portanto, a empresa precisa compreender como os seus potenciais consumidores agem e como eles costumam consumir conteúdos.

O que é veicular conteúdos interessantes

Refere-se, em outras palavras, à criação de uma estratégia de marketing de conteúdo, o qual, como o nome já indica, nada mais é do que a produção de conteúdos interessantes com o intuito de fornecer ao seu público-alvo uma imagem positiva da marca, e atrair as pessoas para um e-commerce específico. Com isso, uma empresa que pratica o marketing de conteúdo possui a capacidade de ampliar a sua rede de clientes.

Isso decorre do fato de que, na era digital, o consumidor vem, cada vez mais, ganhando autonomia para escolher quais modalidades de conteúdos ele quer consumir. Por essa razão, uma empresa precisa atrair a atenção das pessoas para colocar o seu e-commerce em evidência. 

Entre os exemplos de conteúdos desenvolvidos para negócios, destacam-se os sites de aluguel de equipamentos e bens de trabalho, onde se encontram conteúdos mais técnicos, como é o caso de artigos sobre quadro elétrico industrial, que é algo que toda e qualquer empresa que tenha uma instalação elétrica precisa para garantir a segurança e o funcionamento elétrico. 

Assessoria em segurança do trabalho trata-se de um serviço essencial para orientação e apoio às empresas para leis trabalhistas. Aluguel de máquina de café expresso, serviço muito procurado por diversas empresas, com intuito de agradar tanto os clientes como colaboradores e impressora de código de barras, que também trata-se de um equipamento indispensável pois a automação do ambiente comercial é primordial para que o cliente seja bem atendido e de maneira organizada. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

Comentários