O que é canibalização de palavras chave e porque ela impacta na classificação do seu site no Google?   31 maio

O que é canibalização de palavras chave e porque ela impacta na classificação do seu site no Google?  

A canibalização de palavras chave se dá pelo uso incorreto de estratégias de SEO com as keywords. E pode ser o motivo que as suas páginas não estão nas primeiras posições da SERP.

O uso de palavras chave é uma das principais estratégias de SEO, e o bom uso destas pode gerar bons resultados orgânicos na busca, através de conteúdos em páginas de blog. 

Mas, é preciso realizar a estruturação das palavras chave, conteúdos e a organização adequada dos temas para evitar a canibalização. E buscando informar mais sobre esta prática, este artigo traz um guia completo sobre o assunto.

Leia mais sobre: O que é SEO – Guia completo de SEO

Veja porque a canibalização pode prejudicar o SEO do seu site e aproveite a leitura! 

O que é canibalização de palavras chave?

A canibalização de palavras chave é quando o site ou blog, apresenta duas ou mais páginas que concorrem entre si com a mesma palavra chave ou semelhantes, competindo entre si por um posicionamento. E isto pode prejudicar o desempenho orgânico de ambas as páginas.

Quando duas páginas falam sobre um mesmo conteúdo e ambas podem ser combinadas em um único lugar, isso é um problema de canibalização. A existência dessas duas páginas está corroendo o desempenho orgânico.

Observe este exemplo abaixo:

canibalização de palavras chave no Google

Por exemplo, na imagem acima, existem três conteúdos da Cia Websites concorrendo com palavras similares.

Sendo que as duas primeiras páginas concorrem para a palavra “Estratégias de Marketing Digital” e apesar de ter mais palavras no título, a Keyword é a mesma.

E isto não traz autoridade, pelo contrário, isso é um problema de canibalização porque os dois conteúdos podem ser combinados em um só local, entregando um artigo completo.

Se pudéssemos obter mais tráfego orgânico geral combinando as duas páginas em uma, isso é um problema de canibalização. A existência dessas duas páginas está impedindo que uma seja encontrada como completa pela busca orgânica.

Enquanto, que o terceiro conteúdo está concorrendo com a palavra chave principal “A Estratégia Sanduíche”, que já é outro conteúdo, que é resultado para outra busca.

Apesar de ter uma chamada parecida,neste caso é uma palavra de cauda média diferente “Estratégias de Marketing” para Estratégias de Marketing Digital” .

E todo o conteúdo foi trabalhado e estruturado para levar tráfego para a palavra chave principal. 

E é importante ter esta clareza pois, como secundária haverá palavras repetidas, porém não deve ocorrer competição de palavras chave principal. Nem nos títulos (H1) e nem nos conteúdos.

Para saber melhor como escolher bons títulos ( H1), subtítulos (H2, H3 …) e estruturar o seu conteúdo com estratégias de atração e que desenvolva o seu lead na jornada de compra, leia este artigo completo sobre Inbound Marketing.

O impacto gerado pela canibalização de palavras chave na intenção de buscas dos usuários da web

canibalização de palavras chave: mulher segurando lupa

A canibalização de palavras chave traz uma má experiência para o usuário, além de prejudicar o trabalho dos robôs do Google.

Pois, cada conteúdo é posicionado na SERP (Página de resultados do Google) de acordo com perguntas reais de usuários com palavras chave que o robô do Google, o crawler  rastreia e apresenta ao internauta, de acordo com as palavras e outros fatores de ranqueamento. 

Para conhecer todos os possíveis modos de otimizar seu conteúdo, leia este artigo completo sobre SEO. Este artigo ensina todas as estratégias de otimização de sites e como aplicar, confira.

Quando dois conteúdos possuem a mesma keyword, o crawler busca a melhor página em domínios diferentes para apresentar. 

Ao encontrar, dois ou mais resultados em um mesmo domínio, o impacto pode ser muito prejudicial para o site, pois o spider não apresentará nenhuma como uma versão canônica.

Pois, além de não ser legal para experiência do usuário, a canibalização de palavras chave também faz com que o crawler fique confuso em relação a qual texto ranquear melhor. 

Provavelmente, pode apresentar o conteúdo mais antigo e se este não for o completo impacta a experiência do usuário, impede a indexação do conteúdo mais recente.

Podendo o crawler interpretar as páginas com duplicidade e isso resultar em perda de posições na SERP e consequentemente queda no tráfego orgânico.

Além do risco da penalização e as páginas sumirem dos resultados de pesquisa..

Como o algoritmo dos buscadores analisam várias páginas com as mesmas intenções?

algorítmos

Existem muitos conteúdos disponibilizados na internet, para ajustar a resposta mais aproximada para a busca real do usuário, o crawler utiliza vários algoritmos.

De acordo com o Google:

“Os sistemas de classificação do Google organizam centenas de bilhões de páginas da Web no índice da Pesquisa para fornecer os resultados mais úteis e relevantes em uma fração de segundo e apresentá-los de uma maneira que ajude você a encontrar o que está procurando.

Esses sistemas de classificação são compostos não por um, mas por uma série de algoritmos. Para fornecer as informações mais úteis, os algoritmos da Pesquisa analisam vários fatores, incluindo palavras da consulta, relevância e usabilidade das páginas, conhecimento das fontes, bem como seu local e configurações. O peso aplicado a cada fator varia de acordo com a natureza da consulta. Por exemplo, a atualização do conteúdo desempenha um papel mais importante na resposta a consultas sobre tópicos de notícias atuais do que sobre definições de dicionário.” Fonte Google.

Os algoritmos que realizam as pesquisas analisam não somente palavras chave, como também qualidade do conteúdo se o mesmo responde ao que propõe no título ( H1) e também nos subtítulos (H2, H3…). 

É analisada a relevância e os artigos que oferecem respostas mais completas sobre a keyword. Além, da correspondência exata da busca.

Verifique o que o Google sinaliza como fator de ranqueamento: 

fatores resultados de pesquisa

Além das informações citadas anteriormente, dentro do SEO aprendemos que cada busca possui uma intenção e esta fica clara através do tipo de palavra chave.

Tipos de keywords

Cada palavra chave apresenta um propósito, como por exemplo quem busca a palavra “smartphone”, provavelmente não está querendo uma informação sobre o que é este aparelho, mas deseja comprar.

Então, através das palavras é possível definir intenções de busca e as palavras chave podem ser do tipo:

  • Informacional

São trabalhadas geralmente em blogs, tanto em conteúdos sazonais – aqueles com notícias do momento. Por exemplo: O mundo pós COVID 19. Por um tempo será relevante, porém possui uma temporalidade marcada e encerrada.

pesquisa informacional

E há também, os conteúdos atemporais, conhecidos como Evergreen, ou seja, são informações que educam e agregam valor ao leitor.

Este conteúdo é atemporal, pode ser atualizado, mas o conhecimento contido permanece correto. Por exemplo, o nosso artigo sobre Marketing Digital, pode ser atualizado, mas permanece completo e com verdades que ensinam o leitor.

  • Navegacional

As palavras chave navegacionais são as pesquisas por nome, marca ou domínio que o usuário já pesquisa as palavras específicas.

Por exemplo, Instagram, Facebook, Whatsapp Web, Wikipedia ou ainda Youtube.

Quando mais conhecida for a marca, ou se tornar referência e autoridade em um assunto, esta se beneficia neste tipo de busca.

resultado de pesquisa no Google
  • Transacional

Quando a intenção é transacional, o usuário já sabe o que quer comprar ou converter. 

canibalização de palavras chave: pesquisa comercial

Já pesquisou bastante sobre o produto ou serviço, e agora deseja somente adquirir e somada a sua pesquisa de palavras, pode acrescentar palavras como preço, frete grátis ou desconto.

Por exemplo, neste caso, o usuário  pesquisa: sandália de couro marca amo calçados, ou fazer um site em BH na cia websites. 

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  • Comercial
pesquisa comercial

Na pesquisa comercial, a intenção é de compra ou investigação de preço e outros benefícios.

São pesquisas que direcionam para páginas de lojas virtuais, os e-commerces. Direcionando tráfego para páginas de categorias de produtos ou provadores do produto que realizam resenha sobre o mesmo.

Por exemplo, tênis under armour charged Skyline, já é um produto para comprar. Então, quando a palavra é buscada, surgem como resposta, várias opções de compra.

resultado pesquisa comercial Google

Como não cair em canibalização de palavras chave?

A canibalização de palavras chave geralmente, ocorre sem intencionalidade. Pois, quando se produz novos conteúdos sem verificar o acervo que já tem postado pode acontecer.

Ou ainda, quando acredita que pode criar vários conteúdos sobre um mesmo serviço para mostrar autoridade, ocorre também a canibalização.

Para não cometer este erro, o ideal é realizar um bom planejamento e que pode ser feito em uma planilha de excel.

Escolha promover conteúdos completos e fortes. E antes de desenvolvê-los, verifique todos os conteúdos que já tem.

Se caso, já tiver um conteúdo com a palavra chave, atualize o mesmo e otimize com boas práticas de SEO. Se possui um artigo bom e completo, torne-o completo, atualizado e excelente.

“Apenas ranqueamos o conteúdo à medida que o obtemos. Se você tem um monte de páginas com aproximadamente o mesmo conteúdo, elas competem umas com as outras, como um grupo de crianças querendo ser primeiras na fila e, finalmente, alguém entra na frente delas. Pessoalmente, prefiro menos páginas mais fortes do que muitas mais fracas – não reduza o valor do seu site.” John Mueller, Google.

Como descobrir ocorrências de canibalização de palavras chave

Para verificar se o seu domínio tem canibalização de palavras chave, pode ser feito uma busca avançada em seu site para identificar.

Para realizar a mesma digite na barra de pesquisa, site:domínio a ser pesquisado “keywords”. Por exemplo:

pesquisa avançada Google

Como a palavra chave é uma short tail (palavra de cauda curta) apareceram mais de 598 resultados. 

Agora é analisar se há canibalização ou se a palavra marketing é acompanhada de outras palavras formando uma palavra de cauda média ou cauda longa.

Dicas para evitar canibalização

Selecionamos algumas dicas para serem adicionadas em seu planejamento de conteúdo, para evitar esta prática de canibalização. Acompanhe:

Crie conteúdos com palavras de cauda longa

Cada conteúdo é entregue ao usuário de acordo com a palavra real de busca.

canibalização de palavras chave: pesquisa de calda longa

E consultando algumas ferramentas como o search console, e outras ferramentas de otimização é possível verificar palavras reais de cauda longa que são pesquisadas pelo usuário.

E quando é utilizado palavra de cauda longa, a chance de ser encontrado pela persona correta, e esta provavelmente já estará entre o meio ao fundo do funil.

Tendo maiores chances de conversão. Além de evitar a repetição de termos em seu acervo.

Otimize conteúdos e agregue

Após realizar a busca avançada, identificou ítens repetidos, mais de um texto com a mesma palavra chave principal.

Avalie o conteúdo, são parecidos? O ideal é que una os dois conteúdos e ofereça uma postagem Top Class, um material rico e que entrega uma excelente experiência ao usuário.

Contendo todas as respostas que remetem ao termo principal. Afinal de contas, os algoritmos avaliam também a relevância do conteúdo e o quanto eles respondem ao que se propõe.

E finalmente, concertando essa questão da canibalização de palavras chave e oferecendo um material completo, alcançar um bom posicionamento será uma consequência. 

Faça redirecionamento

Após analisar que possui dois conteúdos semelhantes, é preciso verificar qual tem melhor posicionamento, é mais completo e possui mais engajamento. 

E assim que decidir qual conteúdo irá ficar, é importante fazer o redirecionamento 301, para direcionar o usuário para a página que está ativa.

Deste modo, o crawler irá perceber a boa prática e o tráfego irá aumentar, a autoridade e os cliques também.

Reestruture os links internos

Outra dica muito importante, é mostrar ao crawler páginas relevantes em seu acervo, realizando linkagem interna.

Por exemplo, quando um conteúdo possui um tópico relacionado a outro conteúdo, é importante que sejam assuntos relacionados e que isto ocorra de forma natural. Pois, os algoritmos avaliam.

E deste modo, o Google encontrará a página apontada com mais facilidade e irá verificar que esta é relevante. Deste modo, indexando a página e melhorando seu posicionamento no ranking.

Além de permitir, que os conteúdos com palavra chave de cauda longa apontem para os de cauda curta, fortalecendo o domínio com o link juice.

Como ter resultados fazendo SEO da forma correta?

seo

Para ser encontrado de forma orgânica é preciso realizar um bom trabalho de SEO, investindo em boas práticas.

Utilizando palavras chave adequadas e com conteúdo relevante, utilizando as ferramentas corretas. E aplicando as estratégias adequadas, links internos e externos, oferecendo conteúdos com imagens personalizadas.

Realize um bom trabalho e tenha excelentes resultados com seus conteúdos. 

Se deseja ajuda de especialistas para que sua marca seja encontrada e bem posicionada na SERP, fale conosco.

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Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
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Categoria(s)
SEO
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