O que é indexação do Google e como funciona?

Toni Campos Por Toni Campos em 13 julho, 2021 ~ 6 minutos de leitura
O que é indexação do Google e como funciona?

Todo mundo quer que o Google classifique seu site melhor na busca, e por um bom motivo – com 93% de todo o tráfego da Internet começando com um mecanismo de busca, a classificação no Google oferece uma excelente oportunidade de marketing digital para alcançar usuários e gerar conversões.

No entanto, nem todo site pode chegar às primeiras classificações. Por um lado, os algoritmos do Google priorizam as páginas que têm mais valor para os usuários.

Sem mencionar que, antes mesmo de se preocupar com a classificação, você precisa garantir que o Google saiba que seu site existe. É por isso que é tão importante colocar seu site no índice de pesquisa do Google .

Mas o que é a indexação do Google e o que isso significa para a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) ? Leia para saber mais e inscreva-se na nossa newsletter para obter mais dicas de marketing digital!

É hora de aumentar o nível de suas vendas

Nossa longa lista de serviços de marketing digital ajuda você a agitar seu setor e aumentar as métricas mais importantes, como as vendas.

É hora de aumentar o nível de suas vendas
Nos últimos 5 anos, gerenciamos mais de 5,5 milhões de transações em nossa base de clientes.
Solicitar uma proposta

O que é indexação do Google?

O índice de pesquisa do Google é essencialmente todo o seu inventário de sites dos quais extrai para fornecer resultados de pesquisa aos usuários. Embora possa parecer que o Google é imenso o suficiente para levá-lo a qualquer site na Internet, isso não é verdade. Apenas sites indexados podem aparecer nos resultados da pesquisa.

Claro, novos sites sempre podem ser adicionados ao índice, e é exatamente isso que a indexação do Google é – o processo de adicionar um site ao índice do Google. A indexação acontece quando os rastreadores da web do Google , também chamados de spiders, rastreiam os sites na Internet.

Por que a indexação do Google é importante?

Se você deseja alcançar usuários por meio do Google, a indexação é um processo crítico para o seu negócio. Se o Google não indexar o seu site, não apenas ele não terá uma classificação elevada, mas também não aparecerá nos resultados de pesquisa – nem na primeira página e nem na última.

Uma das melhores maneiras de seu público-alvo encontrar você é pesquisando termos relacionados ao que você vende. Se você vende cortadores de grama em BH, você deve aparecer nas pesquisas por “cortadores de grama BH”.

Mas se o seu site não estiver indexado no Google, você não aparecera nas pesquisas, o que significa que receberá muito pouco tráfego no site. A indexação do Google é a primeira etapa para aumentar o tráfego do site, a receita e as conversões de sua empresa.

Como funciona a indexação do Google?

O processo de aparecer nos resultados de pesquisa do Google ocorre em três estágios – rastreamento, indexação e classificação. Continue lendo para uma breve explicação de cada um!

Parte 1: Rastreamento

A primeira interação do Google com o seu site é quando o rastreia. Um rastreador do Google pode descobrir seu site de várias maneiras – talvez siga um link de outro site ou talvez você envie o mapa do site diretamente ao Google.

Em qualquer caso, assim que um rastreador do Google encontrar seu site, ele irá rastreá-lo, o que essencialmente significa que ele verifica todo o site para descobrir o que está nele. Ele lê o texto, avalia o layout e faz o possível para ler imagens e vídeos .

Parte 2: Indexação

Depois que o Google rastrear seu site, a próxima etapa é a indexação. Isso é fundamental – se o seu site não atender aos requisitos certos, o Google não o indexará e o site não terá nenhuma chance de classificação.

Verificar SEO

Verificador de SEO Cia

  • Verificador de SEOé abrangente.
  • Verificador de SEOé imediato.
  • Verificador de SEOé grátis.
Verifique o SEO do seu site agora! Botão Cia

Várias coisas podem fazer com que o Google não indexe um site . Aqui estão alguns dos fatores que afetam como o Google indexa:

  • Noindex: se um site usa uma tag “noindex” em seu HTML, ele diz ao Google para não indexar esse site.
  • Conteúdo: o Google não indexará uma página com conteúdo que pareça não ter valor para os usuários.
  • Conteúdo duplicado: páginas que consistem inteiramente de conteúdo duplicado têm menos probabilidade de serem indexadas.
  • Sitemaps: criar e enviar um sitemap permite que você notifique o Google sobre o seu site, tornando-o mais provável de rastreá-lo.
  • Canonização: quando há várias versões de uma página e você marca uma delas como não canônica – ou seja, não é a versão “real” o Google não indexará essa versão.

Se nada enviar sinais de alerta para o Google, o rastreador usará as informações encontradas em seu site para determinar do que se trata e, em seguida, adicionará ao índice de pesquisa.

Parte 3: Classificação

A terceira e última etapa do processo é a classificação. É aqui que seu site finalmente tem a chance de começar a aparecer em resultados de pesquisa relevantes e gerar tráfego.

Sempre que alguém pesquisa algo no Google, o Google varre seu índice de pesquisa para encontrar as páginas mais relevantes para essa consulta. Se o seu site estiver entre eles, o Google o classificará nos resultados.

Obviamente, otimizar para obter classificações mais altas e chegar à página um é um processo difícil. Mas uma vez que seu site é indexado, você chegou ao ponto em que pode começar a otimização.

Como você pode indexar seu site?

Se você esperar o suficiente, há uma boa chance do Google eventualmente rastrear e indexar seu site por conta própria. Porém, quanto antes você indexar seu site, mais cedo poderá começar a aumentar sua receita. Por esse motivo, é melhor adotar uma abordagem ativa.

Você pode fazer isso enviando o seu sitemap diretamente para o Google. Um mapa do site é uma lista de todos os URLs do seu site e enviá-lo ao Google ajuda o Google a encontrar e indexar rapidamente todas as suas páginas.

Depois de criar seu sitemap, você pode enviá-lo por meio do Google Search Console ou “ping” do Google com uma solicitação HTTP GET.

Além de enviar seu sitemap, existem algumas maneiras diferentes de otimizar seu site para dar a ele a melhor chance de ser indexado, incluindo:

  • Garantindo qualidade e originalidade: certifique-se de que todas as suas páginas agreguem valor aos usuários. Pratique boas táticas de design de web e evite qualquer conteúdo duplicado.
  • Verificando suas metatags: Procure em seu site por qualquer tag canônica ou noindex que não seja de propósito, tê-los em uma página por engano significa que a página não será indexada. Claro, em casos de conteúdo duplicado, você vai querer meta tags.
  • Limpando sua navegação: Certifique-se de que você não tenha nenhuma página “órfã” – isto é, páginas sem link de qualquer outro lugar no site. Todas as páginas indexadas em seu site devem estar conectadas umas às outras de alguma forma.

Com o seu site otimizado para indexação e o mapa do site enviado, não demorará muito para que o seu site esteja no índice de pesquisa do Google e a caminho de classificação nos resultados de pesquisa!

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

Formamos parcerias de longo prazo

Mais de 90% dos clientes da Cia Web Sites continuam sendo parceiros no segundo ano de sua campanha.

Fale com um especialista em marketing digital

A Cia Web Sites pode colocar seu site no índice de pesquisa do Google

Quer que seu site seja indexado e, em seguida, comece a aumentar suas classificações? Cia Web Sites pode fazer isso! Nossos resultados mostram que somos a agência de SEO em que as empresas confiam para gerar resultados e adoraríamos mostrar a você em primeira mão.

Com nossos serviços de SEO, você receberá ajuda para otimizar seu conteúdo para todos os fatores de indexação e classificação. Você também receberá um representante de conta para mantê-lo informado sobre tudo o que fazemos por você.

Para começar, ligue para 31 3564-2776 ou entre em contato conosco!