Bloco do SEO: dicas de marketing digital para o carnaval
Entenda como o marketing digital para o carnaval tem mudado a forma como os brasileiros entram na festa mais comemorada do país. Todo mundo já usou a famosa frase “ano só começa depois do carnaval”, né?! Porém, quando estamos falando de estratégias de marketing para sua empresa, tudo precisa entrar no eixo bem antes da folia.
A empresa que vai investir tanto em anúncios quanto em aparecer de maneira orgânica, ela procura por palavras-chaves que sejam condizentes com seu negócio. É através dessas palavras-chave que sua empresa recebe acesso ao site. Uma regra básica sobre isso é: quanto mais acessos elas trazem, mais valiosas elas são. Sabendo disso, com a ajuda do SEMRush podemos conferir algumas buscas lucrativas na internet quando o assunto é carnaval.Segundo o SEMRush, a palavra carnaval, junto com as sua variaveís, apresentava um volume de busca de 153.940 em 2017, já em 2018 o número bateu 481.000 e os dados de 2019 são assustadores, o volume de busca subiu para 3.658.380. Os dados de 2020 para as palavras relacionadas a carnaval ainda são crus, porém, já ultrapassam a casa dos 1.300.000.
Palavras com com termos regionais também ganham destaque na alegoria, por exemplo: carnaval Rio de Janeiro e carnaval Búzios. Além disso, outras palavras em destaque são: música do carnaval, atividades do carnaval, fantasia de carnaval, blusas e máscara de carnaval e várias outras.“O termo carnaval é um dos termos que quase dispensa pesquisa para saber o volume das buscas né?! Nós, brasileiros nos preocupamos e curtimos muito a data da folia. E isso aí é facilmente convertido em cliques e leads para todas as empresas que souberem aproveitar e traçar estratégias fortes tanto para o ambiente digital quanto para a mídia offline.”, explica Toni Campos, diretor e especialista em SEO aqui na Cia WebSites.
Samba na rede: o marketing digital mostra sua força no carnaval
O carnaval é uma das datas mais festivas do Brasil. Durante os dias de folia, todos aproveitam para entrar no clima, relaxar e acompanhar bloquinhos, mas se você pensa que para isso, sua empresa também precisa tirar folga das vendas, está enganado.Confira as dicas abaixo e use o carnaval ao seu favor e aproveite para vender ainda mais.Entre no clima e utilize o marketing a seu favor no carnaval
Faça uma reunião com sua equipe e crie estratégias de marketing para o carnaval. Independente do seu público, apostar em datas comemorativas, pode fazer sua marca ser notada.Mostre para seus prospects, leads e clientes como você entende deles. Esse é um ótimo momento para aproximar seu público da sua empresa, estreitar o relacionamento, humanizar ainda mais sua marca e garantir que eles se lembrem de você pós carnaval. Use e abuse do marketing digital para o carnaval e colha os frutos durante todos os meses do ano. Marketing para carnaval: conteúdo continua sendo reiQuando o assunto é conteúdo, as ações de marketing, não necessariamente, visam a venda imediata do produto em questão. As estratégias de marketing para o carnaval, fomentam o engajamento. O comportamento engajado natural durante a folia é uma ótima aposta para que sua marca, entre no clima no ambiente digital. Caso sua persona combine, faça o match perfeito entre conteúdo descontraído e conteúdo rico em informação, para que assim, aproveite também para finalidades comerciais. Para começar as interações com seu público, faça o uso de hashtags relacionadas ao carnaval. Pegue essa carona para sua empresa e promova hashtags temáticas que tenham relação com a folia e também com sua marca. É muito comum que as pessoas recorram ao Google para conseguir dicas sobre o carnaval e os mais diversos assuntos que tangem a data. O que fazer, onde ir, o que vestir, maquiagens para o carnaval… Você pode utilizar desses ou de outros tópicos para elaborar textos para o blog da sua empresa e enriquecer o conteúdo relacionando com o assunto. Se você ainda não tem site/blog, essa é a hora certa para a criação do seu site.Dicas de marketing digital para o carnaval
Dê mais atenção aos produtos relacionados a data. Além das festividades do carnaval, estamos em pleno verão, por isso, é possível apostar em acessórios, roupas, turismo e tudo mais…Esteja disponível nas redes sociais
Alguns produtos de vendem quase sozinhos no carnaval, principalmente na internet. Por exemplo, se sua empresa ou e-commerce é relacionado a turismo, é mais fácil ter um ganho alto durante a festa, pois é algo muito buscado nas datas.Contudo, se o seu negócio não é tão carnavalesco assim, não se preocupe, você ainda pode apostar no marketing dos foliões para ganhar de outra forma. Os usuários estão conectados e muito presentes nas redes sociais durante o carnaval, postando momentos, compartilhando notícias, fotos e vídeos. Então, por que não entrar no clima também? Sua empresa pode investir em diversos formatos de conteúdo, como registros da sua equipe, produtos e serviços que podem ser promovidos durante o verão e até mesmo cobertura da maior festa do Brasil. Dessa maneira, você pode aumentar sua visibilidade, busca orgânica no Google e claro, atrair novos clientes.Por isso, se suas estratégias de marketing digital não estiverem em dia, você pode perder vendas não só em fevereiro, mas também, no restante do ano.Faça promoções e mostre benefícios
Todo mundo está contendo gastos no começo de ano, por ser uma época em que o orçamento está mais enxuto devido aos impostos e gastos de final de ano. Com isso, é necessário criar motivos e estimular o seu potencial cliente.Descontos, ofertas, promoções e muito mais… Aplique um adicional para ajudar o cliente a comprar.Divulgue: use sua criatividade.
É carnaval! Durante a data, seus potenciais clientes estão online, porém, estarão distraídos com toda a folia, então, a melhor maneira de divulgar é se planejar com antecedência. Mas, se sua empresa não se planejou, ainda dá tempo de traçar uma estratégia e não ficar de fora.Existem muitas maneiras de divulgação e através do inbound marketing fica mais fácil conseguir sair da mesmice e aumentar as vendas através do marketing digital.Bloco do SEO: os termos mais lucrativos da internet
As empresas estão focando bastante em estratégias para atrair tráfego para seus sites. Quando se trata de estratégia online, a primeira coisa a se pensar é no SEO.
