Saiba melhorar o posicionamento orgânico da sua plataforma
O posicionamento orgânico é utilizado nas ações de Marketing Digital para se referir à quantidade de visitantes de um site que não são atraídos por publicidade, mas acessam as plataformas espontaneamente. De uma maneira geral, ele tem mais chances de fidelizar o usuário, porque nesses casos as pessoas são atraídas por um interesse genuíno na mensagem que a empresa tem para oferecer. Para exemplificar, o acesso orgânico acontece quando uma pessoa interessada no serviço de aluguel de caçamba estacionária para entulho, por exemplo, pesquisa sobre o assunto no principal mecanismo de buscas atual e acessa determinado site sem a influência de um link patrocinado ou propaganda. É válido ressaltar as três principais maneiras de aumentar o posicionamento orgânico do site ou rede social da empresa. São elas: marketing de conteúdo, SEO e redes sociais.
Marketing de Conteúdo
O conjunto de visitas conquistadas de maneira espontânea pode ser potencializado com o Marketing de Conteúdo, que é uma das bases do Marketing Digital. Nesse sentido, é a geração de materiais relevantes para o público que mais impulsiona os acessos. Os conteúdos precisam ser autênticos, de alta qualidade e voltados para atender às principais dúvidas e problemas da audiência. Assim, os visitantes qualificados, realmente interessados em conhecer as soluções que a empresa tem a oferecer, têm boas experiências com o conteúdo e podem até voltar ao site no futuro.Otimização SEO
O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de buscas, do inglês) é a principal maneira de atrair tráfego orgânico para blogs, sites e páginas na web, por meio das pesquisas que os usuários realizam no Google.Em outras palavras, a usabilidade das estratégias de SEO fazem com que os sites sejam bem posicionados nos rankings de resultados, justamente no momento em que as pessoas mais precisam ou querem uma informação, que é o momento da pesquisa. Para se ter uma ideia, a pesquisa por “sistema de exaustão de pó”, por exemplo, gera uma lista de resultados. Então, a maioria das pessoas costuma acessar, justamente, os sites que ficam entre as primeiras posições. Nesse caso, a empresa que conseguir conquistar e manter a primeira posição na listagem de resultados tem algumas vantagens, como:- Mais visibilidade para a empresa;
- Aumento da autoridade no mercado de atuação;
- Geração de tráfego orgânico;
- Mais oportunidades de negócios.