Saiba melhorar o posicionamento orgânico da sua plataforma

O posicionamento orgânico é utilizado nas ações de Marketing Digital para se referir à quantidade de visitantes de um site que não são atraídos por publicidade, mas acessam as plataformas espontaneamente.

 

De uma maneira geral, ele tem mais chances de fidelizar o usuário, porque nesses casos as pessoas são atraídas por um interesse genuíno na mensagem que a empresa tem para oferecer.

 

Para exemplificar, o acesso orgânico acontece quando uma pessoa interessada no serviço de aluguel de caçamba estacionária para entulho, por exemplo, pesquisa sobre o assunto no principal mecanismo de buscas atual e acessa determinado site sem a influência de um link patrocinado ou propaganda.

 

É válido ressaltar as três principais maneiras de aumentar o posicionamento orgânico do site ou rede social da empresa. São elas: marketing de conteúdo, SEO e redes sociais.

Marketing de Conteúdo

O conjunto de visitas conquistadas de maneira espontânea pode ser potencializado com o Marketing de Conteúdo, que é uma das bases do Marketing Digital.

 

Nesse sentido, é a geração de materiais relevantes para o público que mais impulsiona os acessos.

 

Os conteúdos precisam ser autênticos, de alta qualidade e voltados para atender às principais dúvidas e problemas da audiência.

 

Assim, os visitantes qualificados, realmente interessados em conhecer as soluções que a empresa tem a oferecer, têm boas experiências com o conteúdo e podem até voltar ao site no futuro.

Otimização SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de buscas, do inglês) é a principal maneira de atrair tráfego orgânico para blogs, sites e páginas na web, por meio das pesquisas que os usuários realizam no Google.

Em outras palavras, a usabilidade das estratégias de SEO fazem com que os sites sejam bem posicionados nos rankings de resultados, justamente no momento em que as pessoas mais precisam ou querem uma informação, que é o momento da pesquisa.

 

Para se ter uma ideia, a pesquisa por “sistema de exaustão de pó”, por exemplo, gera uma lista de resultados.

 

Então, a maioria das pessoas costuma acessar, justamente, os sites que ficam entre as primeiras posições.

 

Nesse caso, a empresa que conseguir conquistar e manter a primeira posição na listagem de resultados tem algumas vantagens, como:

 

  • Mais visibilidade para a empresa;
  • Aumento da autoridade no mercado de atuação;
  • Geração de tráfego orgânico;
  • Mais oportunidades de negócios.

 

De uma maneira geral, um site que é bem visto pelos mecanismos de buscas gera tráfego orgânico naturalmente, o que torna o investimento de tempo e recursos em otimização SEO, essencial para os negócios.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas chave para aumentar o alcance das mensagens de uma empresa, sejam elas de publicidade ou campanhas de Marketing de Conteúdo.

 

Para garantir que uma postagem sobre a utilidade de contator para banco de capacitor ou outros produtos terá o máximo de alcance e tráfego orgânico, a ideia é compartilhar o conteúdo nos perfis que a empresa tiver nas redes sociais.

 

Uma dica com potencial para ótimos resultados é o compartilhamento da mesma postagem em dias e horários diferentes nas duas semanas que se seguem à publicação.

 

Para atrair diferentes perfis de leitores, é válido o uso de variações no título, uso de declarações curtas ou de estatísticas que podem estar sendo apresentadas no artigo.

 

Nos casos em que os artigos têm um resultado positivo em acessos e engajamento, com comentários e compartilhamentos, é ainda mais importante manter a consistência nas postagens, sempre intercalando o conteúdo de sucesso com novos.

 

A conclusão é que o esforço para atrair visitantes espontâneos para as plataformas das empresas deve ser considerado, com planejamento e organização, para garantir a qualidade das ações.

Por outro lado, o investimento em Marketing de Conteúdo, otimização em SEO e estratégias de divulgação nas redes sociais contribui para atingir o objetivo de aumentar o tráfego orgânico, com todas as vantagens que isso inclui.

 

Desta forma, as empresas se tornam mais presentes no dia a dia do seu público-alvo, seja pela entrega de materiais valiosos, pela facilidade de acesso à informação no momento de necessidade, ou possibilidade de interação das redes sociais.

 

Com um posicionamento orgânico mais efetivo, as empresas de diversos segmentos de atuação e dimensões conseguem aumentar a visibilidade e conquistar mais espaço no mercado.

 

O resultado são mais oportunidades de negócios, resultando em aumento no faturamento e uma marca mais relevante para o seu público.



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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