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Marketing digital para salão de beleza: como fazer

Marketing digital para salão de beleza: como fazer

Muito se engana quem pensa que o marketing digital para salão de beleza se resume a uma conta nas redes sociais. Não que elas não sejam importantes, muito pelo contrário, elas têm um grande valor, mas uma estratégia de sucesso precisa ir além delas.  

Organizar agenda, funcionários e fornecedores fazem parte da rotina de quem tem um salão de beleza. E, como todas essas tarefas, o marketing digital também exige planejamento e atenção para se alcançar os resultados desejados.

Além disso, a concorrência é altíssima nesse ramo, afinal, em cada esquina é possível encontrar um salão de beleza ou clínica de estética. Por isso, é necessário contar com as melhores ferramentas e técnicas de marketing digital para se destacar diante dos concorrentes.

Pensando nisso, preparamos dicas para que você entenda como fazer marketing para salão de beleza e aumente sua clientela. Ah, nós preparamos uma dica bônus no final que vai aumentar ainda mais seus resultados, confira! 

Antes de tudo, defina a sua persona

É comum achar que o público de salões de beleza é sempre o mesmo, mas isso é um equívoco. Hoje, existem uma série de salões especializados em técnicas e serviços diversos. Como exemplo temos os salões para beleza afro, salões focados em pintura de cabelos, micropigmentação, salões exclusivamente femininos, salões exclusivamente masculinos, dentre outros. 

Por isso, para traçar uma estratégia de marketing digital para salão de beleza é fundamental identificar a sua persona. Apenas assim você vai atingir uma comunicação assertiva, que irá gerar mais resultados.

Quer entender melhor sobre a criação de personas? Leia nosso artigo: Buyers Personas no Marketing Digital

Escolha redes sociais estratégicas

Cada mercado tem suas particularidades e com o ramo da estética não seria diferente. Sendo assim, é preciso escolher as redes sociais mais adequadas para o salão de beleza. Mas como assim?

Conta para a gente, como deveríamos te chamar?

Antes de tudo é preciso ter em mente que quando o assunto é estética, beleza, as fotos e vídeos são os elementos mais fortes de propaganda. A partir disso e da definição de persona, onde você entendeu as redes sociais em que seus possíveis clientes estão, é que você vai escolher as redes sociais às quais vale a pena se dedicar.

As principais redes sociais com foco em fotos e vídeos são o Instagram, o Tik Tok e o Pinterest. Entretanto, nada impede de criar uma página no Facebook ou um canal no Youtube, caso você tenha identificado que a sua persona está nessas redes.

Leia também: Redes Sociais para empresas: let’s go!

É essencial ter um site

Pois bem, considerando que você já tem um perfil do seu salão de beleza nas redes sociais, você precisa ter um site profissional para alavancar a presença digital do seu salão. Mas porque? 

O principal motivo é que, tendo um site, você tem muito mais chances de ser encontrado em pesquisas do Google, comparado a quem tem apenas perfis em redes sociais. Com isso, uma vez que você tenha um site bem otimizado, quando alguém pesquisar por salões de beleza próximos, o seu site vai aparecer!

Além disso, quando você tem um site próprio, pode produzir os conteúdos que desejar, no formato que desejar, sem ficar preso aos padrões das redes sociais. Pode anunciar campanhas, fazer propaganda de serviços que você oferece, enfim, você é livre para criar!

Para entender como criar o seu site, leia também: Como criar um site profissional?

Produza conteúdo próprio

Seja no seu site ou nas redes sociais, a qualidade dos conteúdos será a principal responsável pelo sucesso online do seu salão de beleza. Por isso, é preciso dedicar tempo para produzir conteúdos autorais, relevantes, que gerem interesse no seu público. 

Busque os assuntos de maior interesse da sua persona e vá além de fotos de antes e depois. Uma boa estratégia pode ser criar conteúdos com dicas de cuidado com o cabelo, com as unhas, com a pele… Esse tipo de conteúdo, onde você ensina algo, faz com que você seja reconhecido como quem entende do assunto.

Mas vale lembrar que existem técnicas de produção de conteúdo que vão fazer com que você alcance mais pessoas. Se tratando de redes sociais, é preciso estar antenado a cada nova funcionalidade, usar hashtags estratégicas, além de produzir conteúdos interessantes e com um design profissional. 

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

Já quando o assunto é site, é fundamental ter um blog no qual você deve publicar artigos periodicamente. Os conteúdos precisam ser escritos em uma linguagem que comunique bem com seu público, precisam ensinar algo para que as pessoas tenham vontade de ler.

Além disso, existem aspectos técnicos que devem ser aplicados na estrutura do conteúdo para que ele alcance as melhores posições nos resultados de busca do Google. 

Quer mais dicas sobre produção de conteúdo? Leia: 6 dicas de produção de conteúdo para web

Planejamento é a palavra de ordem

Além de produzir bons conteúdos, a melhor estratégia de marketing digital para salão de beleza precisa contar com um bom planejamento de conteúdos.

Quais dias da semana serão publicados novos artigos no blog? Quais serão as palavras chaves abordadas nos conteúdos? Quais vão ser os temas das publicações do Instagram de cada dia da semana? 

Pois é, existem muitos detalhes que precisam estar bem planejados para que as suas ações de marketing digital gerem resultados. O ideal é ter um cronograma no qual o próximo mês sempre esteja planejado previamente. Com isso, você evita produzir conteúdos de última hora, que podem acabar fugindo do objetivo principal.

Planejar é uma tarefa que exige tempo e dedicação. Por isso, muitas donas e donos de salão de beleza recorrem a uma agência de marketing digital. 

Ao contratar uma agência você tem mais segurança de que conseguirá resultados com o marketing digital. Isso porque se tratam de profissionais especializados, que entendem das melhores práticas online. Além disso, não precisa se preocupar com a produção dos conteúdos e pode se dedicar a outras coisas do dia a dia do salão que já exigem a sua atenção.

Crie uma estratégia de inbound marketing

Você sabe o que é inbound marketing? Essa é uma estratégia na qual você atrai as pessoas para o seu site com conteúdos relevantes e as trabalha com uma comunicação e conteúdos estratégicos até que elas estejam prontas para se tornarem clientes. 

No marketing digital, essa tem sido uma ferramenta com potencial imenso de trazer novos clientes a um custo baixo, se comparada a outras estratégias. Isso porque você precisa, basicamente, de conteúdos relevantes e uma estratégia de comunicação para que seu lead avance de forma natural na intenção de se tornar seu cliente. 

Apesar disso, essa não é uma estratégia simples. É preciso muito planejamento e testes constantes para encontrar as formas de se comunicar que vão trazer os melhores resultados. 

Por isso, as melhores agências de marketing digital contam com profissionais específicos para essa função, que são especialistas em inbound marketing e conhecem as melhores práticas. 

Bônus: faça cadastro no Google Meu Negócio

Como prometido, preparamos uma dica bônus sobre algo que passa despercebido por muitas pessoas, que é o cadastro no Google Meu Negócio. Essa ferramenta funciona como um card, no qual você inclui dados sobre a sua empresa, que serão exibidos quando alguém procurar por termos semelhantes próximos a você.

Certamente você já pesquisou por algum estabelecimento e percebeu que no canto direito apareceram informações sobre a empresa. Esse é o Google Meu Negócio. No cadastro você pode incluir dados de contato, fotos do seu salão de beleza, seu site, horário de funcionamento e as pessoas podem avaliar e deixar comentários sobre o seu salão.

Entretanto, existem alguns detalhes na hora do cadastro que podem fazer com que o seu salão se sobressaia quando pesquisarem por salões de beleza na sua cidade, por exemplo. 

Por isso, por mais que pareça simples, pode fazer toda diferença contar com a ajuda de pessoas experientes na hora de se cadastrar no Google Meu Negócio. 


Agora você já sabe como fazer marketing digital para salão de beleza e, seguindo essas dicas, certamente seu negócio terá um grande potencial de atingir resultados incríveis. 

A Cia Websites é uma agência de marketing digital que atende clientes de diversos setores e está preparada para te ajudar a estruturar o marketing digital do seu salão de beleza de forma profissional!

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre as nossas soluções! 

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