Como criar um site profissional?

Quer conquistar mais oportunidades de negócios pela internet, mas ainda não tem uma página online da sua empresa? Então, é hora de aproveitar a oportunidade para aprender tudo sobre Como Criar um Site Profissional.

Aqui, você vai conhecer mais sobre essa poderosa ferramenta de marketing digital, para poder utilizá-la ao seu favor na divulgação do seu negócio, produto ou serviço. Aprenda agora como fazer um site profissional e dispare na frente da sua concorrência!

O que é um site profissional?

O site profissional ou empresarial é um recurso virtual que tem como principal objetivo mostrar ao público a marca e o trabalho desenvolvido por empresas e pessoas empreendedoras. Com ele, é possível fazer a divulgação de logos, textos, fotos, vídeos e outras mídias que traduzam a essência e a finalidade do seu negócio.

Com um site profissional, as suas possibilidades de sucesso comercial na internet aumentam exponencialmente. Afinal, quem não se encanta ao ver um site realmente bem feito em sua tela, concorda? Mas, além de se preocupar com a parte visual dele, também é importante ficar atento às questões técnicas, já que tudo isso contribui — positiva ou negativamente — para que o site da sua empresa ganhe destaque.

Agora que você já sabe o que é site profissional, conheça os tipos existentes.

Site profissional x site não profissional

Uma das principais diferenças entre um trabalho profissional e outro não profissional vem do fato de que a criação de sites profissionais se dá de maneira altamente elaborada, personalizada e baseada em estudos aprofundados. São avaliados vários quesitos específicos do seu negócio e mercado de atuação, para que a equipe responsável pelo seu desenvolvimento possa construí-lo sob medida.

Além disso, tanto a sua interface quanto a programação são realizadas seguindo o que há de mais avançado e apropriado no mercado. No mais, as possibilidades de personalização também costumam ser infinitamente maiores com as opções profissionais.

Já os sites não profissionais, como Webnode, por exemplo, são bem mais simples e genéricos, não oferecendo muitos recursos de customização. Ou seja, você utiliza um modelo já pronto, sendo possível apenas realizar ações básicas, como inserir sua logo, informações e imagens referentes ao seu negócio e mudar as cores do layout, por exemplo. Sendo assim, fica nítida a superioridade dos sites criados por uma equipe profissional, em detrimento de um daqueles já prontos.

Site institucional e site comercial

Há, basicamente, dois tipos de sites profissionais: o institucional e o comercial. O institucional é aquele destinado a apresentar sua empresa ou negócio, institucionalmente falando, para o público. As informações mais comuns que vemos em sites institucionais são: quem somos, serviços/produtos, portfólio, contato, etc. Já um site comercial (e-commerce), como o próprio nome diz, serve para divulgar comercialmente e realizar, de fato, as vendas de seus produtos e serviços, por meio dele.

Mas, independentemente de o seu propósito ser se expor de maneira institucional ou mercadológica, com um site profissional, é fato que você terá muito mais facilidade de alcançar seus clientes em potencial. Afinal, a quantidade de pessoas que acessam à internet buscando solucionar problemas só cresce, não é mesmo?

Então, seja encontrado na web com um site profissional e mostre ao seu futuro cliente que o seu produto ou serviço é exatamente o que ele precisa!

Por que ter um site?

Como você já deve saber, nos dias de hoje, um site não é mais artigo de luxo para quem quer saber como captar clientes pela internet — é um item OBRIGATÓRIO. Além de marcar sua presença no meio digital, criar um site para sua empresa também gera vários outros benefícios, como:

  • ser encontrado pelo público, por meio de pesquisas nos buscadores;
  • obter reconhecimento de mercado;
  • conquistar autoridade no seu segmento;
  • transmitir mais confiança ao público;
  • assegurar integridade, seriedade e idoneidade ao cliente;
  • fazer divulgação e expor informações sobre sua marca, produtos e serviços;
  • possibilitar um canal de comunicação entre seu público e sua empresa;
  • criar um ambiente de relacionamento com seus clientes;
  • potencializar suas vendas e criar novas oportunidades de negócios.

Interessantes as vantagens de se fazer um site profissional, né?! Com ele, você deixa de ser invisível na web e passa a poder desfrutar de chances exclusivas, que só a internet pode proporcionar.

O que é preciso para criar um site profissional?

Para criar site um site para empresa, será necessário:

  • pesquisar sobre as empresas de desenvolvimento de sites do mercado;
  • conversar com os profissionais para entender melhor sobre as soluções disponíveis;
  • fazer orçamentos e selecionar os que cabem no seu bolso;
  • definir qual empresa oferece o melhor custo-benefício para o seu projeto.

Além desses fatores, você também precisa se preocupar em cadastrar o seu site no registro.br e buscar uma empresa de hospedagem de sites.

Com essas informações à sua disposição, você já pode começar a pensar, de fato, no desenvolvimento do seu site. Porém, para isso, você provavelmente precisará de uma ajudinha a mais, certo? Então, continue a leitura e descubra os principais detalhes sobre como criar um site profissional.

Como criar um site profissional?

Para criar um site profissional, é necessário bastante conhecimento técnico e experiência na área de desenvolvimento web. Afinal, há várias etapas que precisam ser cumpridas, para que ele se torne uma ferramenta realmente eficiente e potente.

Como falamos, existem opções para se criar sites não profissionais, porém eles não são indicados, caso você queira algo mais exclusivo, personalizado, funcional e que traga resultados efetivamente satisfatórios ao seu negócio. Sendo assim, uma equipe especializada será capaz de entregar um trabalho de mais alta qualidade.

Além de botar a mão na massa, fazendo toda a parte da programação do seu site, esse time também estará à frente da sua estratégia como um todo — para fazer das suas páginas uma verdadeira máquina de vendas pela internet. E, já que tocamos nesse assunto, que tal aproveitar para saber como se tornar um recordista de vendas online? É só baixar o nosso e-book agora e aprender tudo sobre o assunto!

Agora, entenda os passos que uma equipe de desenvolvimento realiza para criar um site profissional.

1. Pesquisa de mercado e público

Ao criar site para empresa, será necessário, inicialmente, entender algumas informações básicas sobre o seu mercado de atuação. O intuito disso é compreender qual é o cenário mercadológico em que você se encontra, para traçar o melhor plano de criação para o seu site. Estudar os seus principais concorrentes também pode trazer vários insights e modelos — tanto para fazer diferente, quanto para seguir.

Ainda nessa etapa, é indicado fazer um estudo do público com o qual deseja se comunicar e atingir, por meio do seu site. Esse quesito o ajudará a desenhar a sua persona, na hora de criar uma estratégia de conteúdo. Será com base nela que você definirá qual será a “cara” do seu site, bem como a linguagem que você deverá adotar em todos os textos postados. Afinal, já sabendo mais sobre o seu mercado e seu público, será possível começar a traçar uma estratégia com as principais palavras-chaves para o seu negócio.

Com essa lista pronta, você já poderá também iniciar uma estratégia de produção de conteúdo para o seu site. Vale lembrar que, é por meio desses textos baseados em palavras-chaves bem escolhidas, que se torna possível aos usuários da internet encontrarem o seu site nos buscadores.

2. Definição do layout

Nessa etapa, você poderá definir características visuais do seu site, como as cores, os menus, as páginas que vão compor o site, etc. Tudo relacionado ao design será estipulado neste momento. Lembrando que, para que esse passo seja bem-sucedido, é importante que a empresa que você selecionou como sua parceira conte com o trabalho de um profissional de web design. Ele será capaz de traduzir visualmente a “personalidade” do seu negócio para as suas páginas na internet.

A definição do visual do site é uma etapa primordial, para que a próxima etapa do trabalho — programação — seja realizada com êxito. Afinal, essa atividade entrará para colocar em funcionamento o que foi definido por você aqui. Sendo assim, dedique bastante atenção a ela, ok?

3. Programação

Chegou o momento de o seu site começar a ganhar vida! É com a programação que as funcionalidades começarão a surgir e ele não será mais uma imagem estática, como na etapa anterior. Logo, como dissemos, o que foi estabelecido na definição de layout será o guia do trabalho desenvolvido aqui.

Essa também é outra fase que precisa contar com profissionais bastante capacitados, já que estamos falando do ponto alto do processo. Sendo assim, para que a programação seja realizada de forma efetiva, os desenvolvedores precisam ter um conhecimento aprofundado sobre linguagens de programação apropriadas, acompanhando as tendências tecnológicas.

4. Fase de testes

Com a programação concluída, a equipe já pode entregar o site, para que o cliente conheça o resultado final e faça um teste das funcionalidades. Estando tudo ok, é só correr para o abraço e ser feliz com sua nova ferramenta de vendas pela internet!

Quanto custa criar um site?

Um site profissional podem custar, em média, entre R$1.500 e R$6.000. Mas, claro, ele pode variar bastante de preço, dependendo da empresa, das funcionalidades oferecidas e da sua localidade. Esse valor também costuma variar, dependendo se o seu site será institucional ou comercial, e o número de páginas que ele terá também influencia nisso.

É comum encontrarmos sites com valores bastante baixos por aí no mercado, mas é interessante ficar bastante atento a ofertas muito discrepantes. Como sabemos, quando a esmola é muita, o santo desconfia!

E não seria para menos, afinal, criar um bom site profissional dá um trabalhinho considerável, e se o preço é baixo demais, provavelmente, algo não sairá exatamente como você imaginou. Logo, é importante pesquisar bastante sobre a idoneidade, o profissionalismo e a capacidade técnica da empresa que cria os sites.

Agora, ficou tudo mais claro sobre como criar um site profissional, certo? Esperamos ter conseguido ajudá-lo nisso! Aproveite a sua visita em nosso blog e conquiste mais clientes agora com um site para sua empresa!



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários