Aumente suas vendas online com essas 7 dicas matadoras

Empreendimentos que querem ou já realizam vendas pela internet estão sempre pensando em maneiras de melhorar seus números.

A internet já faz parte da vida de grande parte das pessoas e muitas delas, inclusive, preferem fazer compras de vários artigos, produtos e serviços online devido à praticidade. 

Quem disponibiliza seu trabalho na web sabe que é necessário pensar em estratégias para manter os negócios saudáveis. E nós podemos te ajudar com isso!

Separamos 7 dicas matadoras para quem quer aumentar suas vendas online! Confira todas elas é se surpreenda com o “boom” que seus negócios irão tomar! 

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1 – Invista no Marketing digital

A nossa principal dica, e que de certa forma vai guiar o restante de todas as próximas, é fazer um investimento pesado em marketing digital.

Qualquer empreendimento que está presente na internet hoje em dia, deve estabelecer uma estratégia de marketing digital para solidificar e dar sentido à essa presença. 

Basicamente, estas táticas devem ser pensadas por duas frentes que são interligadas e dependentes: o SEO e o Inbound Marketing. 

SEO

SEO nada mais é que um conjuntos de práticas e técnicas que visam levar um site e suas páginas até as primeiras posições do Google e de outros buscadores. É um trabalho de otimização que tem como objetivo fazer com que uma marca, empresa, etc., ganhe mais relevância e visibilidade através da internet. 

Modéstia a parte, nós da Cia Web Site temos autoridade para falar sobre SEO, afinal de contas somos referência no assunto. Se quiser saber mais, contamos com muito mais conteúdo sobre o tema. Confira em nosso blog!

Inbound Marketing

Quando se fala em inbound marketing estamos falando em uma nova forma de alcançar os clientes e o público em geral. O inbound se diferencia do marketing tradicional pela sua abordagem menos agressiva e mais segmentada.

Isso significa que as medidas e ações tomadas neste tipo de marketing são mais sutis, menos invasivas e muito mais direcionadas para quem realmente pode ser um cliente em potencial.

O inbound tem como um dos principais motivadores a construção de conteúdo de qualidade que seja relevante e educador o suficiente (entre outras qualidades) para que as pessoas cheguem até à sua empresa ou marca, e não o contrário.

Assim, constrói-se um fluxo de conteúdos a fim de levar o cliente em potencial desde a descoberta do problema, que é a necessidade ou interesse por consumir o que você oferece, até a apresentação do seu produto e serviço como a opção mais certa. 

2 – Defina a sua persona

Bom, falamos sobre o inbound marketing e a importância de produzir conteúdo para o seu público alvo. Mas como é possível saber que tipo de conteúdo será relevante para eles?

A partir de um profundo estudo feito com base nos clientes que você já tem, nos clientes de seus concorrentes e em outros fatores, você consegue chegar em perfis de consumidores ideais, são as chamadas buyer personas. 

É essencial que as estratégias de inbound sejam traçadas a partir delas, pois só assim é possível entender as dores e necessidades do seu público e construir seu conteúdo com base nisso, usando as palavras-chave (essenciais para o SEO) que seriam usadas para te encontrar. 

3 – Esteja nas primeiras posições do Google.

Hoje em dia, é praticamente impossível que um empreendimentos não esteja na internet. Mas como já dissemos várias vezes aqui no nosso site, não basta apenas estar na internet, é preciso ganhar visibilidade de alguma forma.

A melhor maneira de fazer isso é figurando nas primeiras posições do Google, afinal de contas, é pra lá que a grande maioria do tráfego vai. Estima-se que 75% dos usuários do Google abram apenas os 10 resultados que aparecem na primeira página.

Os 5 primeiros recebem 67.60% dos clicks e os que estão na primeiríssima posição recebem cerca de 30% de todo o tráfego. Quanto mais próximo da primeira posição, mais relevância um site ganha, o que aumenta a sua autoridade no nicho, aumentando as chances de vendas.

4 – Crie uma relação próxima com seu futuro cliente

Outra dica muito importante para quem quer aumentar as vendas online, é investir num relacionamento com os clientes e oportunidades. 

E para isso também existe um conjunto de estratégias e ações conhecidos como marketing de relacionamento, que também ajuda a construir e garantir uma imagem positiva da marca.

O relacionamento deve ser iniciado muito antes da compra, desde a atração e a prospecção e, quando feito de forma correta, é um diferencial em relação ao concorrentes, além de ser um grande motivador de fidelização. 

5 – Monitore as principais métricas e atue nelas.

Umas das principais vantagens das vendas online e do marketing digital, é a possibilidade de mensurar os dados com muito mais facilidade. E isso, além de ótimo, pois permite que você saiba se suas estratégias estão dando certo, é extremamente necessário!

Acompanhar algumas métricas faz com que você tenha um controle do desempenho de suas ações na internet e possa alterar o que não está tendo bons resultados. Entre as principais métricas, é possível analisar:

  • Tráfego orgânico;
  • Taxa de rejeição;
  • Páginas por sessão,
  • CTR orgânico;
  • Autoridade do domínio e autoridade da página, etc.

6 – Trabalhe na conversão do seu site, na experiência do usuário.

Você sabia que o Google é extremamente preocupado com a experiência dos usuários? Pois é, e essa também deve ser uma das preocupações de quem vende pela internet. 

Se o seu site não é pensado de acordo com a experiência do usuário, dificilmente ele será lido com bons olhos pelas ferramentas de busca e terá qualquer visibilidade, impossibilitando que o seu público alvo te encontre.

O conteúdo, como já dissemos, é muito muito importante, mas não é só isso.

Também é essencial levar em consideração a responsividade de um site, ou seja, se ele se adapta à telas de qualquer tamanho, pois cada vez mais as pessoas estão acessando a internet através de smartphones.   

Se você quer aumentar as suas vendas online, definitivamente precisa pensar na experiência do usuário. 

7 – Veja o que seus concorrentes estão fazendo

Mais acima mencionamos a importância de conhecer bem e definir suas persona. Um dos caminhos para que isso seja feito é através da a análise de concorrência, empreendimentos com o mesmo público alvo que o seu.

Além disso, estudar os concorrentes fornece várias informações sobre o que eles estão fazendo de bom e poder fazer ainda e melhor, suas falhas, etc., além de conseguir vários insights sobre o seu mercado.

Concluindo

Bom, nosso post com dicas para quem quer aumentar suas vendas online vai chegando ao fim. Esperamos que ele tenha sido bem útil para você, que coloque as dicas em prática e que elas realmente façam a diferença para o seu negócio. 

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo como este e até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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