Análise de concorrentes: dicas para sair na frente!

A análise de concorrentes é uma parte essencial de qualquer estratégia de SEO bem estruturada e que vise resultados satisfatórios. É através dela que você obtém respostas tanto sobre o mercado, quanto sobre o público.

Observe o que seus concorrentes oferecem de bom e trabalhe para oferecer de forma ainda melhor.

E da mesma forma, analise o que eles não oferecem ou o que eles fazem de forma falha e invista pesado nisso. Assim, o Google e o público conseguem ver que seu site e seu conteúdo são mais fortes que os de seus concorrentes. 

É importante deixar bem claro que o foco da análise de concorrentes não deve ser feita para copiar o conteúdo e postura. Ela é muito mais sobre inspiração e insights. Quer saber como fazer isso? É só acompanhar este post que a Cia Web Sites te mostra! Vamos lá!

Análise de concorrentes para criação de sites

Geralmente é neste momento de criação de sites em que é feita a identificação dos seus principais concorrentes. O ideal é tentar apontar no mínimo 4 para acompanhar e fazer essa análise. 

Entre esses 4, encontre os que são concorrentes diretos, ou seja, aqueles que atuam oferecendo o mesmo produto ou solução que você, trabalhando no mesmo mercado e buscando o mesmo público-alvo. 

Encontre também os concorrentes indiretos, aqueles que atuam no mesmo mercado e para o mesmo público-alvo, mas com um produto ou solução diferente. Vamos a um exemplo pra ficar um pouco mais claro:

Vamos supor que você trabalhe produzindo e vendendo bolos no pote na faculdade. Seus concorrentes diretos seriam as outras pessoas que vendem esse mesmo produtos e os indiretos seriam as que vendem outras opções de lanche, como sanduíches naturais e bombons.

Aqui nessa parte também entra um procedimento que pode ser um pouco chatinho para alguns, que é a de registrar a parte perceptível da estratégia dos concorrentes. Para isso você pode criar uma planilha. 

Nela você anota os principais dados que conseguir captar e que acha que são importantes de serem analisados e acompanhados, tais como o tipo de conteúdo que produzem, a frequência das publicações, onde eles publicam (site, blog, redes sociais, etc), formato (texto, áudio, vídeo, infográficos, listas, etc), quais palavras-chave eles usam, etc.

Se tratando da análise de concorrentes para a criação de sites, não se esqueça de observar  as características dos sites dos rivais. Eles possuem um site responsivo, ou seja, um site que se adapta à qualquer tamanho de tela, seja ela de celular, desktop, tablet, etc?

Se a resposta para essa pergunta for não, certifique-se que o seu seja, e assim você já estará na frente! Isso porque o Google leva a experiência do usuário muito a sério, dando “pontos” para os sites que contam com essa função.  

Análise de concorrentes para criação de conteúdo

Uma vez que seu site foi criado, ainda é necessário fazer a análise de concorrentes para a criação de conteúdo

Além da definição das personas, figuras ilustrativas do seus clientes ideais, a definição das palavras-chave também pode ser feita a partir da observação da estratégias dos adversários. 

Antes de mais nada, saiba o que são palavras-chave e como elas são importantes para a estratégia de SEO. 

Uma vez que você tem a noção do que são as keywords e como você deve usá-las, já é possível fazer a análise das palavras-chave dos seus concorrentes. 

Se as palavras-chave que seus concorrentes usam são realmente relevantes para suas personas e você ainda não as usa, provavelmente é interessantes criar conteúdo a partir delas. 

Descubra quais são elas, se vocês usam as mesmas, qual o seu posicionamento e o de seu adversário em relação às mesmas palavras, etc. 

Mas como saber isso tudo? Bom, algumas ferramentas fornecem essas informações, uma delas é a o SemRush. 

Utilise o SemRush

O SemRush é uma ferramenta paga bastante conhecida entre as pessoas que trabalham com marketing. Isso porque ela é extremamente útil para quem precisa analisar as palavras-chave dos concorrentes. 

Com o SemRush é possível obter informações sobre o tráfego orgânico e o ranqueamento no Google de determinadas páginas dos concorrentes e muito mais. 

Além disso, você também pode pesquisar qual é volume de buscas e a competitividade das palavras-chave que seus rivais estão usando. Com esses dados é possível ter uma boa se você e seus concorrentes estão no mesmo nível ou não. 

Análise de concorrentes para otimização de sites

Esse tópico diz respeito à análise de concorrentes num momento em que um site está sendo otimizado, quando se busca melhorar o posicionamento do site. 

Isso porque uma estratégia de SEO se preocupa em trabalhar a longo prazo e não apenas em produzir conteúdo e “lançá-lo” na internet, é sempre possível e necessário trabalhar para melhorar o posicionamento. 

Nesse passo, mais uma vez ferramentas como o SemRush podem ser úteis, uma vez que com elas é possível medir a performance tanto das suas páginas quanto as dos concorrentes. 

Saiba mais sobre a otimização de sites.. 

Análise de concorrentes para inbound marketing

O inbound marketing diz respeito à todas as estratégias que visam atrair, converter e encantar clientes. Por esse motivo também é conhecido como marketing de atração. 

Essa atração se dá pela produção e compartilhamento de conteúdos relevantes e valiosos para o público alvo.

Aqui, mais uma vez caímos sobre as personas e a pesquisa de palavras-chave. Nesse momento, a análise de concorrentes pode dar todo o “gás”para deixar seus conteúdos mais competitivos e atrativos.

Você pode observar em quais conteúdos seus adversários são falhos, obsoletos, incompletos ou apenas não atuantes. Essas são grandes oportunidades de produzir conteúdo de excelente qualidade e desbancar os concorrentes.

Da mesma forma, use os conteúdos sensacionais dos seus competidores como inspiração para sempre produzir e melhorar os seus. 

Análise de concorrentes para redes sociais

Fato é que as empresas que estão ligadas nas tendências do marketing digital hoje em dia estão todas preocupadas com as mídias sociais, o que faz da análise de concorrentes para redes sociais uma parte muito grande da estratégia. 

Isso porque dados de 2018 revelam que 62% da população brasileira é ativa nas redes. Um relatório divulgados pelas empresas We are Social e Hootsuite revelou também que 58% das pessoas já buscaram por um serviço ou produto pela internet.

Seja o Facebook, o Instagram, o Linkedin, etc., é necessário acompanhar as atividades e a postura do seus concorrentes nessas plataforma, algo que por sua vez vai guiar as atividades atividades e postura nos seus perfis. 

Como já falamos mais acima, na análise de concorrente para redes sociais também é importante decidir quais serão os dados que são relevantes de serem acompanhados. 

Pode ser os números de engajamento, números de seguidores, curtidas, frequência das publicações, conteúdo e formato dos posts, comentários, se e como a empresa responde às mensagens que recebe, etc. 

Observe também qual é a linguagem que os concorrentes adotam em cada rede social, se é algo mais despojado e coloquial ou se eles mantêm a formalidade. 

Isso tudo deve contribuir para suas estratégias nas redes sociais e os resultados que você almeja com o uso desses canais. 

No post de hoje falamos sobre a importância da análise de concorrentes e mostramos algumas estratégias que você pode adotar para essa pesquisa ser mais eficiente e render bons insights e orientações para seu trabalho.

Ainda ficou com dúvidas sobre o que falamos aqui? Entre em contato que podemos te ajudar!

A Cia Web Sites é uma agência de marketing digital especializada na criação de sites e já levamos vários clientes às primeiras posições do Google, ajudando com o aumento das vendas e no ganho de autoridade em seus nichos. 

Peça um orçamento e se prepare para alcançar os melhores números. Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

Comentários