Gerenciar um e-commerce: 12 dicas preciosas 29 set

 Gerenciar um e-commerce: 12 dicas preciosas

Gerenciar um e-commerce é matéria essencial para empreendedores que estão iniciando no ambiente web.

Afinal esse é um recurso eficiente e que tem possibilita aos empresários encontrar pessoas que querem ou que precisam dos seus produtos e/ou serviços.

Sendo assim, este artigo é rico em 12 dicas preciosas para gerenciar um e-commerce e auxiliar no crescimento do seu negócio.

Boa leitura!

Entenda o porque é importante aprender gerenciar um
e-commerce

Quem quer empreender ou já está nesta rota precisa entender como gerenciar um e-commerce com conhecimento de marketing digital.

Pois, são esses conhecimentos que destacam sua empresa das demais no ambiente virtual.

Muitas lojas estão na web, mas aprender a criar loja virtual e gerenciar capacita a aprender analisar e compreender o comportamento do consumidor. O Brasil tem crescido e se destacado no mercado de vendas eletrônicas, no ranking dos top 10 dos países mundiais, conforme gráfico abaixo:

Além de compreender e aprimorar como está a experiência (UX) do cliente em seu site.

Entender as movimentações financeiras e logísticas, para oferecer o melhor resultado ao seu cliente e também permanecer crescendo com seu negócio.

Gerenciar gera otimização de vendas

A previsão do e-commerce no Brasil tem previsão de crescimentos enormes de acordo com Statista conforme gráfico abaixo.

Para acompanhar o crescimento de mercado do comércio eletrônico, o ato de gerenciar loja virtual é fundamental!

E para a loja virtual crescer, é essencial monitorar o dasboard, trabalhar com planejamento e técnicas de inbound marketing, criar conteúdo para cada categoria e produto.

Além de boas técnicas de SEO off page, para criar menções on line fortalecendo o seu domínio e aprimorando.

Deste modo, os algoritmos entreguem seu conteúdo a sua persona e alcança otimização de vendas.

Dicas para gerenciar um e-commerce

Com o objetivo de te ajudar, vamos nos próximos tópicos listar algumas dicas para gerenciar um e-commerce.

Dica 1 para gerenciar um e-commerce: Planejamento

O planejamento é fundamental para quem deseja gerenciar um e-commerce, pois é aqui que estará toda a estratégia definida para que sua empresa funcione.

Para prosseguir, o desenvolvimento de um plano de negócios requer informações como:

  • público (persona);
  • custos;
  • concorrência;
  • os investimentos que serão necessários;
  • o tempo para implantação da loja;
  • quais serão os canais usados para venda;
  • qual será o retorno em si do que foi investido;
  • estratégias definidas para mostrar o seu diferencial de mercado;
  • comunicação que será utilizada.
gerenciar um e-commerce com planejamento

O ato de planejar é imprescindível, pois de acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae:

A falta de planejamento é um dos vilões da mortalidade das empresas no Brasil

Com isso, é fundamental planejar para estar sempre à frente da concorrência e o resultado será o tão almejado sucesso.

Dica 2 para gerenciar: Saiba escolher as ferramentas adequadas e parceiros de qualidade

Quem está querendo gerenciar um e-commerce também precisa prestar muita atenção quanto a escolha dos parceiros e as ferramentas adequadas.

Tal cuidado se faz necessário, porque vai resultar desde a parte que envolve o desenvolvimento do seu e-commerce como também o resultado que a conversão será obtida.

Ferramentas adequadas

Preste atenção quando a necessidade de personalizar ou não customizar, pois isso vai basear o valor do investimento.

Uma dica é recorrer a uma plataforma que possui uma estrutura já pré-definida, pois isso vai diminuir tanto o tempo de execução como o valor a ser investido.

Parceiros

Fazer uso de um parceiro que faça o gerenciamento dos pagamentos é indicado, porque ele é que impacta nos valores recebidos e pode refletir na taxa de conversão.

Sendo assim, o mais indicado é que quem está dando início a gestão de e-commerce considere várias formas de pagamento, mas sem deixar de lado a segurança.

Dica 3 para gerenciar um e-commerce: Mantenha o estoque organizado

As pessoas que optam pela compra pela internet fazem isso com o objetivo de receberem o quanto antes o produto. Para evitar o não envio ou o atraso, é fundamental que o estoque fique sempre organizado.

Além disso, a organização do estoque passa ainda pela localização do estoque, dos fornecedores e do capital de giro. Por isso, muita atenção quanto a isso.

Outro ponto que envolve a organização do estoque é: integrar o estoque se a venda acontecer em canais diferentes.

Ao fazer isso, a sua empresa evita problemas, porque ninguém quer vender o mesmo produto em dois canais diferentes e deixar um cliente sem receber, não é mesmo? Então, muita atenção!

Dica 4 para gerenciar um e-commerce: Cuide dos seus canais de venda!

É comum as pessoas ficarem em dúvida sobre quais serão os seus canais de venda.

Sendo assim, ao gerenciar um e-commerce é fundamental que o profissional faça uso de diferentes plataformas.

Essa medida é mais do que necessária, pois o objetivo é chegar a diferentes públicos e como consequência, vender mais!

vários canais

Por isso, além de saber fazer a gestão de e-commerce é necessário ainda contar com a ajuda dos marketplaces, de pontos físicos e, ainda, marcar presença nas redes sociais.

Quem está começando, precisa estar nas redes sociais, porque pesquisas têm apontado que o segundo canal mais usado para vendas online são as redes sociais.

Lembre-se ainda do Whatsapp, porque essa é uma ferramenta muito vantajosa!

Dica 5 para gerenciar um e-commerce: Marketing, invista!

O seu produto precisa ser exposto da maneira adequada ao público.

De nada adianta ficar esperando que as pessoas acessem a sua página.

Por isso, quem quer gerenciar um e-commerce precisa atuar com boas estratégias de marketing digital para saber que o público vai te encontrar. E o investimento é garantia de resultado.

1ª Ação de marketing digital para gerenciar e-commerce: calendário

Uma dica é começar a montar um calendário de publicações para que sua empresa esteja sempre aparecendo para os seus seguidores.

Além disso, pense que é preciso apostar em um conteúdo que atraia as pessoas, o uso de publicidade paga também é uma alternativa.

2ª Ação de marketing digital para gerenciar e-commerce: parceria com influenciadores

Uma ação que está em alta é recorrer ao influenciadores, as parcerias e os conteúdos voltados para SEO também devem ser usados.

3ª Ação de marketing digital para gerenciar e-commerce: faça testes

Antes de definir como agir, pesquisa, teste e veja o que funciona de acordo com o segmento em que sua empresa atua.

4ª Ação de marketing digital para gerenciar e-commerce: não despreze o valor do e-mail marketing

Fazer uso do e-mail marketing também é uma estratégia efetiva, porque essa ferramenta é responsável por estabelecer um relacionamento da sua empresa com os seus leads.

O uso do e-mail marketing faz com que as suas taxas de conversão permaneçam altas mesmo em meio a dificuldade que é estar em contato com o seu público.

Acima, falamos sobre a importância do marketing nas redes sociais e, sim, ele precisa ser feito, mas o e-mail marketing é uma ferramenta que deve ser usada.

Dica 6 : Segurança precisa ser priorizada

Gerenciar um e-commerce também passa pela priorização da segurança, afinal a experiência do usuário deve ser sempre a prioridade.

Todo esse cuidado é necessário ainda, porque apesar de tudo, tem muita gente que resiste a fazer compras na internet, por medo.

Para tornar a aquisição do produto mais segura para o seu consumidor, a dica é ser transparente. Coloque de forma evidente em sua página todas as informações a respeito da empresa como: CNPJ, endereço, razão social e, ainda, todas as formas para entrar em contato.

Selos que demonstram segurança também são bem avaliados.

As transações também devem ser avaliadas a fim de que o processo seja seguro para o empreendedor também.

Para isso, verifique se o parceiro escolhido oferece todas as proteções necessárias e se conta com o PCI Compliance devidamente atualizado.

Dica 7 para gerenciar um e-commerce: Transações devem constar em relatório

Manter os dados obtidos por meio de sua loja virtual para fazer análises é mais do que preciso, pois são eles que farão com que seja possível estratégias para melhor e sempre evoluir.

Sendo assim, é preciso que a gestão financeira seja desenvolvida de maneira eficiente e isso passa pela constante atualização do relatório.

Ao fazer esse controle, as movimentações podem ser gerenciadas e o empreendedor tem domínio sobre os lucros e, principalmente, sobre os gastos.

Um constante controle disso é algo que impacta a vida da empresa, porque é ele que vai nortear a tomada de decisões do gestor.

Com isso, o relatório precisa ser feito!

Dica 8 para e-commerce: Loja virtual precisa ser compatível com os diferentes dispositivos móveis

Hoje as pessoas fazem praticamente tudo pelo smartphone.

Por isso, sua loja virtual também precisa ser compatível com os diferentes dispositivos móveis existentes.

Cuidar da velocidade de carregamento da página e do visual dela é fundamental a fim de fazer com que os visitantes permaneçam nela em busca de informações.

Para que os seus esforços investidos nas diferentes estratégias de marketing não sejam perdidos, é fundamental antes de colocar sua loja no ar pensar em uma empresa que te inspira.

É preciso que seu site seja responsivo, pois isso fará com que as pessoas tenham uma boa experiência ao visitar seu e-commerce.

E independentemente do dispositivo seja móvel ou desktop, que o desempenho esteja perfeito para converter seu cliente.

Dica 9 para gerenciar um e-commerce: Cuidado com os textos

O ato de gerenciar um e-commerce passa ainda pela criação dos textos que serão usados nas listas de produtos. Quem está escrevendo precisa pensar em conteúdos que sejam claros e concisos.

Isso passa pela atenção e pelo conhecimento de não ficar usando as palavras-chaves sem nenhum sentido lógico.

Isso também traz impacto no seu posicionamento ao ser buscado pelo Google.

Quando alguém lê um texto sem qualidade, automaticamente a pessoa associa que essa empresa não é de confiança. Para evitar isso, tenha consistência nos textos que serão escritos e responda as dúvidas dos seus clientes, pois assim o relacionamento será eficaz.

Dica 10 para gerenciar : Experiência do cliente

Já falamos que a experiência do cliente é fundamental, porque quanto melhor for o seu atendimento, melhor será para sua empresa. Uma marca que está em busca de conquistar respeito dos clientes precisa estabelecer uma relação com o seu público-alvo e não focar apenas em vender.

A experiência do cliente é o que vai fazer com que sua taxa de retenção de clientes aumente. Por isso, entre as dicas para gerenciar um e-commerce está a necessidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer.

Pergunte diretamente para os seus compradores, porque eles vão ver se sua empresa está atenta às necessidades apresentadas e também as preocupações.

Dica 11 para gerenciar : Utilize o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, atual Meu perfil de empresas Google, que é uma ferramenta gratuita que deve ser utilizada pelos empreendedores.

Com ela, fica fácil disponibilizar as informações que são relevantes relacionadas a sua empresa como o seu site, as formas de entrar em contato, o endereço de quem tem loja física e muito mais.

Sem contar que, pensando em otimização, essa plataforma também ajuda e muito, pois ao fazer uma busca do Google, a sua empresa vai sempre aparecer no topo.

Oportunidade

Tendo ainda a oportunidade de publicar gratuitamente ofertas, novidades e atualizações na ferramenta google post.

Ferramenta também gratuita, dentro do Meu perfil de empresas Google.

Sendo assim, é preciso usar, porque não tem custo e faz com que a visibilidade da sua empresa melhore.

Dica 12 para gerenciar um e-commerce: Mostre que seus clientes estão satisfeitos

Sabe o famoso “boca a boca”? Pois é, ele está se transformando! Este ano, o novo “boca a boca” passou a ser a recomendação que as pessoas fazem nas redes sociais.

Por isso, ao gerenciar um e-commerce pense que é fundamental fazer com que as pessoas falem da sua empresa, por que? Dados apontam que 23% de pessoas que compram negócios fecham com uma empresa a partir do depoimento de outra. Além disso, 20% ainda vão atrás de referência confiável para comprar ou contratar.

O indicado então é eu sua empresa se esforce para dar provas para os futuros clientes de que os atuais já estão satisfeitos com o seu negócio.

Sem contar que, é possível ainda ouvir o que os atuais tem a falar para melhorar ainda mais e isso vai resultar em uma experiência positiva de usuário.

Você que está atrás de dicas para gerenciar um e-commerce deve colocá-las em prática, pois elas vão ajudar a sua empresa a obter uma posição de sucesso no mercado.

Conclusão

Quem está começando, pode ser que não tenha condições de tirar tudo do papel!

Enfim, se colocar pra funcionar aos poucos, e com metas. As boas práticas serão implementadas.

E deste modo, vão fazer com que seu negócio não seja apenas lucrativo como também conquiste novos espaços.

Com essas informações sobre gerenciar um e-commerce sua loja virtual pode se destacar!

Surpreenda-se e tenha o tão almejado negócio on line.

No começo pode até não ser fácil, mas a internet é uma ferramenta capaz de dar poder aos que permanecem.

Conte com a Cia Web Sites, uma agência profissional com expertise para te oferecer toda a ajuda necessária e sucesso!

Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
ciaweb

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