Como aliar Marketing digital ao e-commerce?

O objetivo do Marketing Digital é promover marcas ou produtos por meio de mídias digitais. Atualmente é a principal forma de comunicação das empresas online com seu público.

O Marketing Digital pode até parecer algo simples, como postar fotos e hashtags nas redes sociais. Porém, para executá-lo com eficiência, é importante ter um amplo conhecimento, pois vai muito além disso.

Estratégias de Marketing

As compras online não oferecem a mesma experiência das compras em lojas físicas, visto que não é possível ter a mesma interação com o produto antes de finalizar a compra. Mas é aí que entra o marketing digital, na valorização desse produto. É importante produzir fotos, vídeos e uma descrição completa das características e dos benefícios. Quanto mais informações forem oferecidas, mais a imaginação do cliente chegará perto da realidade que o produto é.

Nas compras online, o cliente adia ou desiste com muita facilidade, por isso é importante dar a ele todas as informações para que ele se sinta seguro em concluir a compra.

Possuir um canal de comunicação, com acesso fácil para o cliente, tal como um chat ou e-mail, ajudará muito nessa questão, pois ele terá oportunidade de perguntar e assim sanar todas as dúvidas antes de desistir facilmente da compra.

Um dos aliados do ecommerce, sem dúvidas, é  o marketing de conteúdo. Através de produção de conteúdo é possível que a marca mostre para o cliente que entende e tem autoridade no assunto. Isso pode ser feito desde artigos em blog e produção de ebooks até conteúdos relevantes para as redes sociais

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar o público-alvo e crescer a rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. O marketing atrai, envolve e gera valor para as pessoas, de modo a criar uma percepção positiva da marca e, assim, gerar mais negócios.

Geralmente, utiliza-se blog ou até mesmo as redes sociais para gerar esse conteúdo. Quando o cliente se “alimenta” dessas pequenas dicas, elle se aproxima mais do produto, se sente seguro e sente que necessita tê-lo

O marketing de conteúdo conduz até a compra, ele não empurra. Como exemplo desse “empurrão” temos o telemarketing. Quem gosta de receber essas ligações? Ninguém. Visto o número de reclamações que se tem no Procon e na Justiça.

SEO

Search Engine Optimization – otimização em mecanismos de buscas.

Sempre que alguém necessita buscar alguma informação, ela costuma ir ao site mais famoso de buscas – Google. Já repararam que ao digitar uma palavra, iPhone, por exemplo, aparecerão vários sites de lojas? Aparecerão dezenas de páginas, mas geralmente as pessoas não saem da primeira, ou seja, estas terão mais visitantes que as demais e assim maiores oportunidades de conversão. Mas porque isso acontece? Por que algumas páginas são as primeiras a aparecerem? Aí que entra o SEO.

SEO é o processo de melhoria do site para que ele apareça no topo dos sites de busca. Uma dessas técnicas importantes é chamada de Palavra-chave. Por exemplo, ao vender um iPhone, a palavra chave não pode ser celular, pois a maioria, ou todas, as pessoas que procuram por iPhone escrevem iPhone e não celular. Ou seja, o segredo do ranqueamento está na escolha correta das palavras chaves do texto.

E é importante pensar não só no Google, mas no possível cliente e em quais palavras que ele utilizaria para buscar eese serviço ou produto.

Eis aqui alguns mecanismos importantes que o Google leva em consideração:

• Título;

• URL – curtas, funcionais e de preferência domínio único;

• Palavra-chave;

• Heading Tag – códigos HTML utilizados na construção de textos e páginas

(separam em títulos e subtítulos);

• Qualidade do texto.

Rede Social

Antes de qualquer coisa é preciso entender qual a rede ou as redes sociais que o público utiliza. Por exemplo, se um empreendedor percebe que o seu público, em sua maioria, não possui Instagram. Logo, não há porque perder tempo e dinheiro com esta ferramenta. Agora se o público utiliza Facebook e Instagram, vale a pena investir nas duas redes.

Não faça da plataforma digital apenas um balcão de vendas, não a utilize somente para realizar propagandas, agregue mais com conteúdo de valor.

E-mail Marketing

Envio de mensagens para um grupo de contato com fins comerciais. Podem ser e-mails de vendas, informações, nutrição (influenciam a tomar decisões), transacionais ou educacionais.

É importante que esses emails tenham conteúdo interessante e não somente propagandas. Envie material informativo e até pequenos e-books ou pequenos vídeos. Isso serve para manter a comunicação com esses clientes em potencial.

Premiação e fidelização

Fidelizar ao cliente é fazer com que ele procure sempre uma loja em vez de qualquer outra.

Uma forma de fidelizar o cliente, além da qualidade do produto ou serviço, é através da premiação. Por meio de cupons de descontos e promoções, por exemplo.

Existem sites de descontos dedicados a oferecer esse tipo de bonificação, exclusivos para cupons de descontos, por exemplo. Os cupons de descontos são incentivos que tem por objetivo alavancar as vendas e influenciar os clientes na decisão da compra. Ele tem por finalidade causar no cliente um sentimento de vantagem na compra daquele produto. Uma excelente bonificação é oferecer cupons de desconto para clientes que desistiram da compra e deixaram as mercadorias no carrinho.

Para isso é importante ter uma lista de email marketing e utiliza-la como um dos canais de envio dessas bonificações.

Uma excelente estratégia é oferecer cupons em datas comemorativas, como dia das crianças ou dos namorados. Datas comemorativas para seu próprio estabelecimento também são muito atrativas, o aniversário da loja virtual é um bom exemplo. Os clientes certamente se sentirão presenteados

Parcerias

Uma forma bastante utilizada e que poderá trazer mais visibilidade para seu ecommerce é a parceria. Ela pode ser feita com influencers digitais, blogueiros ou Youtubers. Essas pessoas possuem bastante influência sobre seus seguidores.

É possível oferecer descontos para os clientes que venham por meio dessas divulgações.

Mídias Pagas: Facebook Ads e Google Ads

São ferramentas de marketing utilizadas como canais de anúncios pagos. Afinal, anunciar ainda continua sendo uma excelente estratégia de marketing.

O Facebook ads é o veículo de anúncio com o maior retorno, devido a grande quantidade de usuários.

O Google Ads é o veículo de busca paga. O usuário paga um valor financeiro para que seu negócio apareça numa posição superior na hora da busca.

A escolha por um ou outro deve ser avaliada de acordo com as necessidades de cada negócio. Deve ser levada em consideração se o seu objetivo é a consolidação da marca (Facebook) ou se é o aumento das vendas (Google). E nada impede que os dois sejam utilizados como estratégias complementares.

Com as estratégias aplicadas de forma correta será possível aumentar as vendas e fortalecer a marca, fazendo com que ela apareça cada vez mais.

Lembrando que cada uma dessas estratégias e ferramentas deve ser adequada conforme o momento e a necessidade de cada negócio. E esses resultados também aparecem aos poucos, dia após dia, e assim será possível construir uma reputação e autoridade no mercado.

CIA Websites
CIA Websites
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
Marketing Digital
Como aliar Marketing digital ao e-commerce?

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>