Já ouviu falar da ferramenta Google Meu Negócio? Se sim, sinto lhe informar que essa ferramenta não existe mais. Mas fique tranquilo: a Google não abandonou os empresários locais e nós explicaremos direitinho a importância de aproveitar esses recursos para aparecer nas buscas quando procuram por seu segmento.
Acompanhe o artigo para saber mais sobre:
- Google meu negócio
- SEO local
- O que muda com o fim do Google Meu Negócio?
- Google Posts
Descubra os motivos pelos quais sua empresa – independentemente do tamanho ou segmento – precisa apostar nessa alternativa que vem trazendo resultados cada vez melhores.
O maior buscador do mundo
Sabemos que o Google dispensa apresentações, porém, caso você ainda não saiba o quão necessário estar bem posicionado no maior buscador do mundo, trouxemos alguns número que, certamente, irão te convencer.
92.51% das buscas da internet são feitas no Google
O Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia
São pelo menos 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo
Com este dado alarmante, você, empreendedor, já parou para pensar em quão grave pode ser o seu cliente digitar um serviço ou produto do seu segmento não encontrar sua empresa no Google?
Para evitar que seu negócio caia no esquecimento ou seja massacrado pela concorrência, conheça agora o Google Meu Negócio, aumente suas vendas e desfrute as vantagens do universo online!
O que é Google Meu Negócio?
Lançado em 2014, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que foi criada no intuito de ajudar seus clientes em potencial a obter o maior número de informações da sua empresa.
Basicamente, seu objetivo primordial é facilitar a vida das pessoas que querem encontrar produtos ou serviços rapidamente e de forma prática.
Contudo, talvez são os empresários e comerciantes os mais beneficiados, visto que a ferramenta se tornou imprescindível para gerar maior engajamento, procura, solicitação de orçamento, contanto, etc.
Engajamento Decisivo
O engajamento refere-se ao fato das pessoas avaliarem sua empresa, escreverem sobre produtos e compartilharem os comentários. De acordo com o Google, os estabelecimentos que recebem a chancela do buscador dobram as probabilidades de obterem uma consideração respeitável das pessoas.
Essa funcionalidade é ainda mais benéfica quando falamos de comércios locais. No entanto, para isso, sua empresa precisa informar o horário de funcionamento, sua localização, postar fotos, o número de telefone e seu endereço na web.
Antigamente, existiam as listas telefônicas para encontrar um prestador de serviço, mas isso já ficou esquecido há muito tempo assim. Da mesma forma, os quase extintos imãs de geladeira que continuam caindo em desuso, justamente porque as pessoas vão para o Google procurar o que precisam.
Considere este exemplo: se você é dono de um restaurante e alguém com fome digita a palavra “restaurante” no Google, seu empreendimento será encontrado? É aí que entra o Perfil da Empresa Google, antigamente chamado de Google Meu Negócio.
SEO local
O Perfil da Empresa Google é uma excelente ferramenta de SEO local, se trata de um cadastro extremamente essencial para o posicionamento orgânico da sua empresa.
Semelhante ao SEO tradicional , os serviços locais de SEO consistem em impulsionar suas listagens de negócios nos resultados de pesquisa online. Quando clientes em potencial pesquisam empresas como a sua em sua área, você deseja aparecer no topo dos resultados.
Em última análise, o SEO local ajuda a alcançar as melhores classificações para que mais pessoas possam encontrá-lo e contatá-lo, e visitar sua empresa local.
O que muda com o fim do Google Meu Negócio?
O fim do nome Google meu Negócio como produto, aconteceu em 2021 e, é previsto que ainda no ano de 2022 o aplicativo seja descontinuado. O Google porém, iniciou a divulgação de uma ferramenta de função semelhante, chamada de Perfil da Empresa no Google (nome orginal: Google Business Profile).
É hora de aumentar o nível de suas vendas
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Faça uma proposta!Antes que o aplicativo seja desativado de vez, o Google está incentivando os empresários a gerenciarem seu “Perfil da Empresa” usando o Google ou o Maps, ao invés de usar a plataforma Google Meu Negócio.
Ainda em fase de adaptação, acreditamos que muitos outros benefícios estão por vir com a mudança, porém, listamos os principais benefícios das alterações até o momento:
- Tornar mais fácil a reivindicação e verificação de um perfil diretamente na pesquisa do Google ou através do Google Maps;
- Facilitar o gerenciamento de perfil de empresas com mais de um endereço através do “Gerenciador de Perfis de Empresas”;
- Possibilidade de enviar mensagens aos clientes diretamente da pesquisa no Google.
Google Post
O Google Post é uma excelente ferramenta que o Google oferece aos negócios para informar aos usuários notícias, ofertas e eventos. Fornecendo uma melhor experiência.
Para entender melhor sobre o que é esta ferramenta, como utilizá-las e seus benefícios para o negócio, continue nesta leitura e aprenda como utilizar este recurso.
Google Post – O que é a ferramenta ?
O Google Post é um espaço de postagens no Perfil da Empresa no Google, antigo Google Meu Negócio. E esta permite comunicar informações objetivas de forma rápida.
Deste modo, o recurso possibilita o compartilhamento de promoções, eventos, novas ofertas, ou reposição de estoque e novidades. Pode ser feito por programação ou ao vivo com a ação.
A ferramenta Post permite uso de texto, imagens, vídeos, e links dentro de algumas normas que citaremos abaixo.
É uma ferramenta gratuita e com enorme potencial pois aparece nas primeiras colocações da SERP (Search Engine Results Page – página de resultados do mecanismo de busca).
Quer entender melhor este recurso e aplicar no seu negócio? Continue a leitura deste post.
Quem pode usar o Google Post?
Google Post é uma ferramenta gratuita e disponível a todas as empresas e instituições que têm cadastro no Perfil de Empresas Google .
Deste modo, pode ser usada para transmitir notícias de maneira direta e oportuna aos seus clientes.
Com exceção dos hotéis que não é permitido criação de Post de ofertas. Mas, permite anunciar informações sobre funcionamento em tempos de pandemia, reformas e reabertura.
Por que usar a ferramenta Google Post?
Google post é um recurso com muito potencial de resultados, neste trecho será falado sobre alguns destes benefícios.
Primeiramente, o posicionamento do post nas primeiras colocações da Serp. Fator que beneficia a entrega do conteúdo rápido e junto a informações essenciais como localização, horário de funcionamento.
No desktop, o Post vai aparecer na barra lateral à esquerda, e no mobile (smartphones e tablets), ficará na primeira colocação.
De igual modo, é muito interessante porque comunica diretamente com os clientes locais. Além de criar novas oportunidades de conversão de usuários que localizam pela busca.
Cria interação através de vídeos e imagens, melhorando a dinâmica com os clientes. Podendo gerar até mesmo mídia voluntária e engajamento dos clientes com a publicação.
Gera oportunidade de informar sobre as ações em tempo real, como ofertas, novidades, liquidação, lançamento.
Melhora a experiência do cliente com as oportunidades atuais do negócio local.
Essas são algumas das principais vantagens da ferramenta, e para aprender a realizar postagens será mostrado em algumas sessões abaixo.
Conteúdos e políticas de postagens do Google Post
Antes de tudo, é essencial que o conteúdo postado tenha informações verdadeiras e claras. Os assuntos precisam ter vínculo com o negócio e serem relevantes para o nicho.
Os conteúdos podem utilizar linguagem informal mas devem ter atenção à ortografia e evitar os erros. Juntamente com a boa legibilidade, construindo trechos que facilitem a leitura e sejam organizados. Cuidado com os textos automatizados, é importante que tenha coerência.
Assim como no texto, o cuidado com o uso das imagens utilizadas. Precisam ter boa resolução, o mínimo de qualidade entre 250×250 e máxima de 750 x 750. Não utilizar imagens e vídeos de baixa qualidade. E utilizar somente imagens e vídeos os quais possua autorização do direito de imagem.
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Peça uma propostaDo mesmo modo, se adicionar links, verifique se o mesmo é relacionado, e se direciona até palavras âncoras, e que seja relevante ao leitor. E que o mesmo não seja um malware (vírus).
É importante que o conteúdo não seja ofensivo, nem contenha discursos de ódio ou profano. Tanto o texto, quanto as imagens é preciso que comunique os valores da empresa.
Tendo em vista, os princípios éticos que o negócio valoriza evite informações e imagens de violência, exploração infantil e sexo (explícito ou sugestivo).
A ferramenta Google Post possui a opção de adicionar um botão ligue agora, que direciona para o número cadastrado no perfil. Se adicionar número de telefone no texto a postagem pode ser recusada.
De igual valor, a adicionar o botão “ligue já” é importante não ser exaustivo repetindo a chamada para ligar.Não se esqueça que as postagens do Google Post tem duração de 7 dias. Visando que este recurso seja sempre para atualizar os clientes com novidades.
Acompanhe o vídeo do passo a passo abaixo.
Check-list das postagens no Google Post
- Verifique o uso de palavras chave, pesquise as palavras no Google Trends ou no Google Keywords.
- Análise o texto, verificando se há erros ortográficos.
- Adicione links internos.
- Verifique se o tom do texto é respeitoso.
- Reveja se a imagem ou vídeo subiram e se a legenda possui a palavra chave.
- Acompanhe o Status da postagem. Ela pode estar pendente (em verificação ou em estágio de upload). Ou ainda, não aprovada (quando possui alguma violação das políticas do Google Post). Mas, se seguir o passo a passo descrito aqui, estará no status aprovado.
Gostou deste post, compartilhe. E nos conte se já está utilizando esta ferramenta em seu negócio.