Google Posts: você conhece essa ferramenta?

O Google Posts é uma excelente ferramenta que o Google oferece aos negócios para informar aos usuários notícias, ofertas e eventos. Fornecendo uma melhor experiência.

Para entender melhor sobre o que é esta ferramenta, como utilizá-las e seus benefícios para o negócio, continue nesta leitura e aprenda como utilizar este recurso.

Google Post – O que é a  ferramenta ?

O Google Post é um espaço de postagens no Perfil da Empresa no Google, antigo Google Meu Negócio. E esta permite comunicar informações objetivas de forma rápida.

Deste modo, o recurso possibilita o compartilhamento de promoções, eventos, novas ofertas, ou reposição de estoque e novidades. Pode ser feito por programação ou ao vivo com a ação.

A ferramenta Post permite uso de texto, imagens, vídeos, e links dentro de algumas normas que citaremos abaixo. 

É uma ferramenta gratuita e com enorme potencial pois aparece nas primeiras colocações da SERP (Search Engine Results Page – página de resultados do mecanismo de busca).

Quer entender melhor este recurso e aplicar no seu negócio? Continue a leitura deste post.

Quem pode usar o Google Posts?

Google Posts é uma ferramenta gratuita e disponível a todas as empresas e instituições que têm cadastro no Perfil de Empresas Google . Para conhecer melhor leia este conteúdo completo Perfil da Empresa Google.

Deste modo, pode ser usada para transmitir notícias de maneira direta e oportuna aos seus clientes.

Com exceção dos hotéis que não é permitido criação de Post de ofertas. Mas, permite anunciar informações sobre funcionamento em tempos de pandemia, reformas e reabertura.

Por que usar a ferramenta Google Posts?

Google posts é um recurso com muito potencial de resultados, neste trecho será falado sobre alguns destes benefícios.

Primeiramente, o posicionamento do post nas primeiras colocações da Serp.   Fator que beneficia a entrega do conteúdo rápido e junto a informações essenciais como localização, horário de funcionamento.

No desktop, o Post vai aparecer na barra lateral à esquerda, e no mobile (smartphones e tablets), ficará na primeira colocação.

De igual modo, é muito interessante porque comunica diretamente com os clientes locais. Além de criar novas oportunidades de conversão de usuários que localizam pela busca.

Cria interação através de vídeos e imagens, melhorando a dinâmica com os clientes. Podendo gerar até mesmo mídia voluntária e engajamento dos clientes com a publicação.

Postagem no google post sobre setembro amarelo

Gera oportunidade de informar sobre as ações em tempo real, como ofertas, novidades, liquidação, lançamento.

Melhora a experiência do cliente com as oportunidades atuais do negócio local.

Essas são algumas das principais vantagens da ferramenta, e para aprender a realizar postagens será mostrado em algumas sessões abaixo.

Conteúdos e políticas de postagens do Google Posts

Antes de tudo, é essencial que o conteúdo postado tenha informações verdadeiras e claras. Os assuntos precisam ter vínculo com o negócio e serem relevantes para o nicho.

Os conteúdos podem utilizar linguagem informal mas devem ter atenção à ortografia e evitar os erros, de acordo com as diretrizes do suporte Perfil da Empresa no Google. Juntamente com a boa legibilidade, construindo trechos que facilitem a leitura e sejam organizados. Cuidado com os textos automatizados, é importante que tenha coerência.

Assim como no texto, o cuidado com o uso das imagens utilizadas. Precisam ter boa resolução, o mínimo de qualidade entre 250×250 e máxima de 750 x 750. Não utilizar imagens e vídeos de baixa qualidade. E utilizar somente imagens e vídeos os quais possua autorização do direito de imagem.

Do mesmo modo, se adicionar links, verifique se o mesmo é relacionado, e se direciona até palavras âncoras, e que seja relevante ao leitor. E que o mesmo não seja um malware (vírus). 

É importante que o conteúdo não seja ofensivo, nem contenha discursos de ódio ou profano. Tanto o texto, quanto as imagens é preciso que comunique os valores da empresa.

Tendo em vista, os princípios éticos que o negócio valoriza evite informações e imagens de violência, exploração infantil e sexo (explícito ou sugestivo).

A ferramenta Google Post possui a opção de adicionar um botão ligue agora ou saiba mais, que direciona para o número cadastrado no perfil ou link. Se adicionar número de telefone no texto a postagem pode ser recusada.

Postagem no google Perfil de empresas da Cia Web sites sobre Psicologia das cores no marketing

De igual valor, a adicionar o botão “ligue já” é importante não ser exaustivo repetindo a chamada para ligar.Não se esqueça que as postagens do Google Post tem duração de 7 dias. Visando que este recurso seja sempre para atualizar os clientes com novidades.

Google Posts  Aprenda o Passo a Passo Definitivo-

Passo 1 –

Acesse o Perfil da Empresa no Google, antigo Google meu negócio. Pode ser no desktop ou mobile. 

No menu à esquerda, escolha a opção “Postagens”. E clique na opção. 

Menu perfil de Empresas Google, com opção google posts selecionada
Menu do Perfil de Empresas Google

Passo 2 para criar seu Google Posts-

 Abriu uma janela para adicionar o conteúdo. 

Clique na caixa “escreva sua postagem”. 

A postagem deve conter entre 100 a 300 palavras.

Tendo uma boa qualidade de texto, com boa ortografia e boa legibilidade. 

Passo 3-

Adicione uma imagem ou vídeo com boa qualidade. Além disso, a mídia deve ser interessante ao nicho.

Lembre-se, imagem com qualidade de resolução 750×750. 

Adicione legenda a imagem.

Passo 4-

Não esqueça de programar um CTA claro. Como por exemplo: “Ligue Agora”, “Compre Já”.

Inclua a URL para onde deseja direcionar o tráfego.

Lembre-se que este conteúdo tem duração de 7 dias, e que precisa ser atraente e relevante. 

 Acompanhe o vídeo do passo a passo abaixo.

Check-list das postagens no Google Posts

  1. Verifique o uso de palavras chave, pesquise as palavras no Google Trends ou no Google Keywords.
  2. Análise o texto, verificando se há erros ortográficos.
  3. Adicione links internos.
  4. Verifique se o tom do texto é respeitoso.
  5. Reveja se a imagem ou vídeo subiram e se a legenda possui a palavra chave.
  6. Acompanhe o Status da postagem. Ela pode estar pendente (em verificação ou em estágio de upload). Ou ainda, não aprovada (quando possui alguma violação das políticas do Google Post). Mas, se seguir o passo a passo descrito aqui, estará no status aprovado.

Gostou deste post, compartilhe. E nos conte se já está utilizando esta ferramenta em seu negócio. 

Aline Rodrigues
Aline Rodrigues

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