Google Trends: o que é a ferramenta e como usá-la?
O Google Trends é uma ferramenta gratuita essencial para quem trabalha com diversos segmentos dentro do marketing digital.
Isso pois auxilia a encontrar tendências, comparar termos para escolher palavras-chave mais assertivas, além de auxiliar muito na produção de conteúdo.
A seguir, traremos algumas funcionalidades da ferramenta e como utilizá-la para gerar resultados. Acompanhe:
Sobre o Google
Fundado em 1998, a empresa surgiu com a seguinte missão:
“Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”
Atualmente entre as 3 maiores empresas do mundo, o Google possui outros produtos incríveis que vão além da busca web. Além disso, a companhia possui hoje um grande repertório de produtos que vão muito além da Busca na web, entretanto, esse segue sendo o carro-chefe da companhia.
Segundo o Internet Live Stats, hoje, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo. Sendo o Brasil o segundo lugar entre os países que mais utilizam o buscador, perdendo apenas para a Índia, país que possui mais que o dobro de internautas tupiniquins.
A popularidade do Google permite o acesso a informações valiosíssimas dos usuários. Com base nos termos buscados, é possível entender os costumes de cada comunidade, seus interesses, preferências e seu comportamento no geral.
É aí que entra o Google Trends, ferramenta em que o Google disponibiliza os termos mais buscados de acordo com a data e localização de seu interesse.
Como usar o Google Trends?
Para aproveitar ao máximo as funcionalidades que o Google Trends oferece, é necessário utilizar adequadamente os filtros que são disponibilizados. Confira algumas formas de alcançar informações referentes à sua persona:
Já em sua página inicial, o Google Trends oferece uma aba de busca onde qualquer termo pode ser acessado. Ao descer a página, encontramos também as principais notícias e estatísticas recentes, seguido das pesquisas em alta e os termos mais populares dos últimos anos.
Essas opções na página inicial já nos ajudam a saber quais as principais tendências no mundo porém, se busca saber o que está sendo buscado por um público mais específico, é possível utilizar os filtros abaixo:
Segmentação no Google Trends
Como visto acima, é possível filtrar com base na localização dos usuários, podendo utilizar o país e também o estado. No segundo filtro, é possível definir o período relevante. No terceiro, é possível definir uma categoria específica entre as seguintes:
- Animais de estimação
- Artes e entretenimento
- Automóveis
- Casa e jardim
- Ciência
- Comercial e industrial
- Comida e bebida
- Compras
- Computadores e aparelhos eletrônicos
- Comunidades On-line
- Condicionamento físico e beleza
- Empregos e educação
- Esportes
- Finanças
- Hobbies e lazer
- Imóveis
- Internet e telecomunicações
- Jogos
- Lei e governo
- Livros e literatura
- Notícias
- Pessoas e sociedade
- Referência
- Saúde
- Viagens
O último filtro permite selecionar a fonte dos dados, que pode ser:
- Pesquisa Google
- Google Notícias
- Google Imagens
- Youtube
- Google Shopping
Também é possível comparar diversos termos. Essa função é ideal para comparar palavras-chave semelhantes, concluindo qual apresenta maior relevância no momento, poupando, até mesmo, o investimento financeiro em palavras pouco buscadas.
Abaixo, comparamos a busca mundial, nos últimos 12 meses, de três termos semelhantes.
Notificações Google Trends
Outra função muito bacana que pode te ajudar a criar boas pautas para seu nicho, é o alerta de busca. Para ativá-lo, basta ir até o Google Alertas, buscar pelo termo em questão, categoria, ou assunto e clicar em “criar alerta”.
Ao clicar em “Mostrar opções” é possível definir a periodicidade dos alertas, a fonte e a região que você deseja acompanhar.
Dessa forma, você irá sempre receber conteúdo novo e interessante sobre o nicho escolhido. É possível criar inúmeros alertas, possibilitando acompanhar temas diversos e distintos.
Benefícios do Google Trends
Conforme citamos, utilizar o Google Trends para acompanhar as principais tendências do seu nicho pode ser de grande valia para elaborar uma estratégia de marketing assertiva. A seguir, citamos mais alguns benefícios que podemos obter com o uso da ferramenta.
Timing post
De que adianta elaborar o texto mais informativo, a arte mais atrativa e a segmentação perfeita para aquele conjunto de anúncios, se o tema abordado estava em alta semana passada, mas que hoje ninguém mais está interessado?
Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe que, o timing errado pode jogar um planejamento inteiro no lixo. Usando o Google Trends você tem tudo que precisa para lançar uma campanha no momento exato em que o tema está em evidência.
Melhor investimento financeiro
Elaborar estratégias com base em palavras-chaves que estiveram em alta e estão em queda, pode gerar um baita prejuízo financeiro.
Ao criar estratégias de SEO é possível avaliar o comportamento de busca dos termos a longo prazo, evitando o trabalho em palavras-chave que só são buscadas em épocas sazonais.
No caso das estratégias de tráfego pago, o Google Trends ajudará a entender o momento ideal para anunciar em cada categoria sem perder o já citado é importantíssimo “timing”.
Vídeo anual Google Trends
Uma vez no ano, o Google Trends disponibiliza um vídeo produzido com base em um balanço geral dos termos mais buscados naquele ano. O resultado é uma leitura completa da sociedade atual com aflições, emoções e indagações mais comuns, confira o vídeo de 2021:
Se você precisa de ajuda para criar uma estratégia de marketing digital, entre em contato conosco e fale com um especialista ou acompanhe a Cia Websites na rede social.