Links internos, o que são e como utilizar?

Embora extremamente importantes para a escalabilidade de um conteúdo e para uma estratégia de SEO assertiva, o uso de links internos em artigos ainda é muito negligenciado. 

Se você é do tipo que subestima o uso dessa estratégia tão valiosa, separamos, a seguir, alguns argumentos que, certamente, farão você mudar de ideia.

O que são links internos?

Links internos são aqueles que levam de uma página para a outra dentro do mesmo site. 

Normalmente, levam para outros artigos que possam complementar o tema abordado ou para a página de detalhamento do serviço citado. 

Isso permite uma melhor experiência do usuário, tornando a navegação mais fluida, já que o leitor não precisa sair de seu site e buscar outras fontes para se aprofundar no assunto. 

links internos e SEO

É natural que, se o uso de links internos melhora a experiência do usuário, isso impacta diretamente no SEO. Existe, inclusive, páginas que o Google só descobre ao escanear uma página conhecida que linka para ela, passando, a partir daí, a escanear e anexá-la também. 

Essa é uma estratégia muito benéfica para quem quer que o Google encontre conteúdos relevantes em seu site, além de deixar claro que há contexto e coesão entre o material que é publicado em seu domínio. 

Além disso, links internos aumentam seu nível de autoridade para com o Google. Essa reputação impacta diretamente seu posicionamento nos mecanismos de busca, que passam a favorecê-lo. 

Tipos de links internos

Links internos navegacionais 

Os links navegacionais servem para que o usuário encontre mais rápido a página que procura. 

Por exemplo: Estamos falando sobre um evento que irá acontecer sobre SEO para empresas, sendo assim, orientamos ao leitor que faça sua inscrição e adicionamos o link para o cadastro aqui. 

Esse é um exemplo de link navegacional. Levará o usuário até o direcionamento. 

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Links internos contextuais 

Os links internos contextuais são os que citamos anteriormente, que complementam e aprofundam um assunto que já está sendo abordado. 

Por exemplo: já que estamos falando de SEO, posso acrescentar um link contextual, aqui, que te levará para um artigo em que explicamos melhor os mecanismos de avaliação do Google.

Dicas para criar bons links internos

Dicas para criar bons links internos
links internos

Quantidade de links internos no texto

Não há uma orientação específica quanto a quantidade de links internos. Isso vai variar de acordo com a densidade e tamanho de seu artigo, porém, é aconselhado uma média de 5 links a cada artigo. 

Atualize artigos antigos

Atualizar artigos antigos é fundamental para manter seu site com links internos funcionais. Além de corrigir links que não existem mais, é possível linkar para páginas que foram adicionadas posteriormente.

Adicionar atualizações a esses artigos mais antigos também é essencial, já que seus textos mais recentes irão apontar para essas páginas, elas devem estar com informações confiáveis e verídicas.

Insira links para páginas relevantes

Outra excelente estratégia é gerar links para páginas que têm maior volume de conversão. Isso pode acelerar o percurso do lead pelo funil de vendas, transformando rapidamente esse visitante em um cliente potencial. 

Topic Clusters

Os Topic Clusters é uma forma de estruturar o conteúdo, favorecendo muito o uso de links internos de forma otimizada. Basicamente, essa estrutura leva em consideração a forma que as pessoas pesquisam no Google, ou seja, cria-se um “Conteúdo mãe” sobre um tema mais genérico e , no decorrer desse material, abordar e linkar temas relacionados. 

Dessa forma, você melhora muito a experiência do usuário, facilitando sua navegação e permitindo que ele se aprofunde em um assunto específico sem sair de seu site.

Os Topic Clusters são a afirmação do quanto a linkagem interna favorece o ganho de autoridade e relevância de seu site para os mecanismos de busca. 

Link juice

Link juice

O Link Juice nada mais é do que a parcela de otimização de rankeamento que cada link transmite para a página de destino

Conforme você linka para outras páginas, sua relevância passa a ser distribuída entre os links que estão sendo gerados ali. O mesmo acontece quando um outro site gera um link para o seu, parte de sua autoridade é transferida para você.

Resumindo, links internos são tão importantes quanto os backlinks e merecem atenção e manutenção constante para obter bons resultados em relação aos mecanismos de busca. 
Além disso, são essenciais para conquistar autoridade e fornecer ao visitante uma experiência melhor e mais completa navegando em seu site.

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