Você cria um site e isto é o primeiro passo para os negócios bombarem! Agora tudo o que você precisa fazer é atrair pessoas, pensando nisso trouxemos aqui 5 dicas fáceis de SEO para deixar seu site no topo do Google.

Para que seu site apareça como um dos principais resultados em mecanismos de busca como Google e Bing, você precisa entender um pouco sobre o mundo da Otimização de Mecanismos de Busca ou SEO.

Então, o que é SEO e como você pode implementá-lo? Embora muitos evitem esse tópico, na verdade ele não um monstro assustador que alguns fazem parecer. O primeiro passo na direção certa é utilizar estratégias de otimização para colocar seu site no topo.

Com tantos sites na web hoje, não há garantia de que seu site ocupará o primeiro lugar no Google. No entanto, existem muitas coisas simples que você pode fazer para aumentar as chances de seu site ter uma boa classificação, veja nossas 5 dicas fáceis de SEO a seguir.

Como melhorar o SEO do seu site em 5 etapas:

 5 dicas fáceis de SEO: Mãos contando
  • Escolha a URL certa;
  • Crie títulos e descrições para cada página;
  •  Utilize texto âncora;
  • Adicione texto alternativo a todas as suas imagens;
  • Forneça a estrutura do seu site com os cabeçalhos certos.

Dicas fáceis de SEO

01. Escolha a URL certa

urls

Antes de seu site entrar no ar, você precisa dar um nome a ele. Também conhecido como nome de domínio, é o endereço que os visitantes digitarão para encontrar o seu site.

Como a placa gigante acima da vitrine de uma loja, é uma das primeiras coisas que os visitantes veem quando acessam seu site. É por isso que também é o primeiro lugar que o Google procura para entender do que se trata seu site e para decidir como classificá-lo.

Com isso em mente, é importante garantir que todos os URLs de suas páginas estejam limpos, bonitos e amigáveis. Isso significa nenhum caractere especial ou nenhuma ID de página.

O domínio ideal incluirá o nome da sua empresa e talvez uma ou duas palavras-chave relevantes para a sua empresa. Por exemplo, se você for um empreiteiro, pode optar por comprar um nome de domínio como www.servicosdeentregasdodaniel.com.br

Quer saber mais? Confira esta postagem se precisar de mais conselhos sobre como escolher o nome de domínio correto.

02. Crie títulos e descrições para cada página

títulos e descrições

Você sabia que pode escrever um título e uma descrição exclusivos para cada página do seu site? São textos breves que descrevem de forma precisa e clara o que sua empresa faz. O ideal é que eles venham com algumas palavras-chave e frases misturadas.

Já passou o mouse sobre uma guia do seu navegador? Essa frase curta que aparece sob o seu mouse é o título da página.

Embora a descrição não esteja visível em sua página, é muito importante para os mecanismos de pesquisa. Na verdade, o título e a descrição estão entre os primeiros elementos rastreados pelos mecanismos de pesquisa para determinar a classificação do seu site.

Além disso, uma vez que seu site apareça em uma página de resultados de pesquisa, os internautas lerão seu título e descrição para saber do que se trata o seu site e decidir se querem ou não o verificar.

Procurando conselhos de especialistas sobre como escrever um título e uma descrição matadores? Confira este guia sobre otimização na página.

03. Utilize o texto âncora

5 dicas fáceis de SEO: texto âncoras

Ao escrever o texto para o seu site, considere onde você pode usar o texto âncora.

O texto âncora é o texto clicável em um hiperlink que os visitantes podem usar para serem direcionados diretamente para outra página da web, seja em seu site ou em qualquer lugar na Internet.

Um texto âncora eficaz deve ser usado para ajudar os usuários a navegar em seu site e encontrar o que procuram.

Ele também deve incluir palavras-chave e frases relacionadas ao que você faz. Se você possui uma loja de calçados, por exemplo, as palavras “Confira nossa seleção de calçados infantis” em sua página inicial podem conter um link via texto âncora para sua loja online que está repleta de – você adivinhou – calçados infantis.

O texto âncora é uma ótima maneira de impulsionar seu SEO, mas lembre-se de que links excessivos ou âncoras que realmente não ajudam seus leitores podem levantar algumas bandeiras vermelhas com o Google.

04. Adicione texto alternativo a todas as suas imagens

Os mecanismos de pesquisa são ótimos para ler textos em seu site, mas ainda não descobriram como ler as imagens. Para entender o que é exibido em uma foto ou gráfico, os mecanismos de pesquisa procuram “texto alternativo”, uma descrição escrita concisa (não mais do que apenas algumas palavras) sobre cada imagem em um site.

Ao escrever um texto alternativo, certifique-se de descrever com precisão o que é mostrado na imagem, mas também tente incluir o nome da sua empresa ou algumas palavras-chave relacionadas ao que você faz.

Dica profissional: você não precisa escrever texto alternativo para imagens que são puramente funcionais ou relacionadas ao design, como uma imagem de plano de fundo que é apenas formas. Se a imagem não tiver nada a ver com o tópico do seu site, você pode pular o texto alternativo.

05. Dê estrutura ao seu site com os cabeçalhos certos

cabeçalhos de sites

Cada página do seu site deve ter um título, um subtítulo e assim por diante. Quando os mecanismos de pesquisa examinam seu site, eles entenderão melhor seu conteúdo se você estiver usando a hierarquia de texto correta.

A parte mais relevante é o título de sua página, e você deve defini-lo como H1 (no Editor de Texto).

O H1 deve ser descritivo do conteúdo da página e você não deve ter mais de um H1 por página. Escolha seu título com cuidado e não se esqueça de incluir suas principais palavras-chave.

Seguindo seu H1 na hierarquia de cabeçalhos está H2, H3, etc. Enquanto H1 corresponde ao seu título, H2 e H3 correspondem aos seus títulos e subtítulos, respectivamente. Quanto mais clara for a estrutura do texto, mais fácil os mecanismos de pesquisa digerirão o conteúdo do seu site.

Dicas fáceis de SEO: conclusão

gráficos e métricas

Se você realmente leva seu SEO a sério, o que provavelmente está acontecendo desde o início deste artigo, nós da Cia Web Sites temos o que você precisa. Vá além das dicas fáceis de SEO e experimente fazer a otimização de todo o seu site com profissionais qualificados.

Que ser encontrado pelos seus possíveis clientes? Esteja no Google, e em outros buscadores, pois as pessoas estão lá, então se você não estiver, você jogou dinheiro fora.

Veja como levamos milhares de acessos aos sites de nossos clientes todos os dias usando o marketing digital.