Descubra quais são os 4 Ps do Marketing

Mariana Por Mariana em 25 novembro, 2021 ~ 7 minutos de leitura
Descubra quais são os 4 Ps do Marketing

O marketing é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa, sendo um dos seus principais pilares o Mix de Marketing, ou como é mais conhecido, os 4 Ps do Marketing. 

Os 4 Ps do Marketing são responsáveis por guiar todas as estratégias de marketing de sucesso, sendo um conceito criado em 1960, mas que é bastante usado ainda hoje. 

Neste post, nós trazemos todos os detalhes de quais são os 4 Ps do Marketing. Então se você tem interesse, continue lendo. 

O que são os 4 ps do Marketing

Os 4 Ps do Marketing são os quatro pilares básicos das estratégias de marketing, sendo respectivamente: Produto, Preço, Praça e Promoção. 

O conjunto dessas estratégias tem o objetivo de divulgar a marca e aumentar os resultados de vendas dos produtos. 

O termo foi criado originalmente em 1960, pelo professor Jerome McCarthy, mas a sua popularidade teve início após a divulgação do mesmo pelo professor Philip Kotler.

Muitas outras estratégias de marketing surgiram desde então, porém os 4 Ps do Marketing se mantiveram em alta, passando a ser um método completo e de ótimos resultados. 

Se você deseja implementar a estratégia do Mix de Marketing na sua empresa, confira quais são os 4 ps do Marketing: 

Produto

Quais são os 4 Ps do Marketing

Antes de tudo, é preciso explicar que o P de Produto também engloba os serviços que uma empresa presta. 

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Neste pilar, devemos olhar todas as esferas que compõem o produto ou o serviço, como:

  • Nome; 
  • Design (embalagem, cores e tamanho);
  • Objetivo do produto/serviço;
  • Diferencial; 
  • Qualidade;
  • Garantia;
  • Assistência. 

Para ajudar nesse tópico, separamos algumas perguntas que podem ser feitas para definir o seu produto:

  • Este produto atende quais desejos ou necessidades do cliente? 
  • É um produto físico ou digital? Quais são as suas características? 
  • Quem é o público alvo deste produto?
  • Qual a forma de usar esse produto?
  • O que diferencia ele do produto dos seus concorrentes?

Ao responder essas perguntas, você terá mais conhecimento sobre o seu produto e em como ele se relaciona com o seu cliente.  

A estratégia de criação do seu produto precisa ser bem definida, tendo cada esfera bem trabalhada e analisada, buscando sempre atrair a atenção do seu público-alvo.

O seu produto precisa se tornar algo que desperte o interesse das pessoas, solucionando seus problemas ou realizando seus desejos.  

Preço

Quais são os 4 Ps do Marketing

Você já deve ter se questionado porque os mesmos produtos possuem preços diferentes, sendo muitas vezes preços bem distintos. 

Isso acontece porque, para precificar um produto, você terá que levar em conta outros fatores além do preço de custo e divulgação. 

Quando falamos de Preço nos 4 Ps do Marketing, na verdade estamos falando de quanto valor o seu produto agrega para o seu cliente. 

Por isso, não adianta colocar um preço elevado se o seu cliente não enxergar o valor por trás do seu produto, sendo importante entender primeiro quem é o seu público-alvo e o que ele espera da sua empresa. 

Um exemplo que podemos usar é da empresa Apple, que atualmente vende os seus celulares no Brasil com preços acima de R$10.000,00. 

Por mais que os seus preços sejam motivos de discussão entre as pessoas, os usuários da Apple continuam a comprar o celular, tornando esse preço algo normal para seus produtos. 

Toda construção da marca foi feita para se diferenciar da concorrência e agregar bastante valor nos produtos, fazendo com que seus preços elevados fossem aceitáveis pelo seu público-alvo. 

Praça

pessoas planejando

O pilar da Praça se refere ao local onde o produto é divulgado, em como ele é distribuído e a forma como ele chega até o cliente. A escolha da praça deve ser estratégica e compatível com o produto e os hábitos de consumo dos seus clientes. 

Um produto pode ser distribuído das seguintes formas:

  • Pontos de venda;
  • Localização;
  • Logística;
  • Transporte;
  • Regiões de venda;
  • Armazenamento.

Além disso, com o crescente número de vendas através dos e-commerce, a praça também passou a incluir redes sociais e sites

Por isso, você deve analisar a forma com a qual deseja atingir os seus clientes e em como vai entregar seu produto, escolhendo a melhor praça para o seu negócio. 

Promoção

Quais são os 4 Ps do Marketing

E para finalizar quais são os 4 Ps do Marketing, chegamos ao P de Promoção. 

A promoção que estamos falando aqui não se refere aos descontos e ofertas, mas sim a forma de promover o seu produto e estimular o aumento da demanda de busca do seu público-alvo. 

Você deve atingir o seu cliente em todas as plataformas e espaços que ele está habituado a interagir. 

Nesta etapa do Mix de Marketing, a promoção contempla:

A promoção envolve tanto as plataformas de comunicação entre você e os seus clientes, quanto também a própria linguagem a ser utilizada.

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Dependendo da estratégia de comunicação, a utilização de linguagem informal, gírias e memes acaba sendo uma alternativa. 

Assim como o contrário também, com uma linguagem mais formal e rebuscada. 

Analise bem a sua persona e escolha a forma que você deseja manter o diálogo. 

Exemplo de 4 Ps do Marketing: Apple

logo da apple

Para deixar mais claro como funcionam os 4 Ps do Marketing, nós fizemos a análise do Mix de Marketing da Apple. Confira só:

Produto

Pegando um dos seus produtos mais famosos, o Iphone, podemos verificar que o mesmo possui alta tecnologia e se destaca dos concorrentes, sendo reconhecido pela sua câmera de qualidade e o seu sistema operacional de alta performance. 

Todo ano, a Apple faz o lançamento de um novo Iphone, com novos recursos e tecnologias inovadoras, levando a filas de clientes em suas lojas. 

O design dos produtos da Apple também são bem trabalhados, desde a sua embalagem até o produto final.

Utilizando técnicas de Ux Design, a empresa se preocupa em oferecer a melhor experiência para o usuário.

Com isso, fica bem nítido que todos os aspectos dos produtos da Apple são criados com o objetivo de se destacarem da concorrência. 

Praça

A Apple utiliza de suas próprias lojas físicas e online para disponibilizar os seus produtos, porém ela também trabalha com vendedores autorizados, como a Casas Bahia, Magazine Luiza e entre outros.

Da mesma forma, as empresas de telecomunicações entram em sua praça, como a Tim, a Claro, a Oi e a Vivo, que possuem permissão para vender os smartphones da linha Apple. 

A empresa de tecnologia também possui outras outras praças dentro de seus produtos eletrônicos, como a própria Apple Store, o iTunes Store e a Apple TV, que disponibilizam aplicativos, músicas, filmes e demais conteúdos online para compra.      

Promoção

O pilar da promoção na Apple é bastante amplo, abrangendo quase todas as estratégias de divulgação de marketing que existem. 

O marketing de divulgação da Apple é bastante forte, sendo bem difícil encontrar alguém que não conheça a empresa ou um de seus produtos. 

Você mesmo já deve ter visto um de seus vários anúncios na internet ou na televisão. 

Os seus eventos de lançamento também são um grande ponto forte de sua promoção. 

Transmitidos pelo mundo todo, seus eventos são bastante famosos e comentados, por sempre trazerem tecnologias inovadoras e jamais vistas antes. 

Preço

Com o grande valor atribuído aos seus produtos, por conta principalmente da sua tecnologia inovadora e de ponta, a Apple costuma cobrar preços altos, bem acima dos preços de seus concorrentes. 

Essa é uma estratégia feita para aumentar exponencialmente a margem de lucros da empresa. 

Mas apesar do valor alto de seus produtos, que acaba restringindo os smartphones a uma classe econômica com maior poder de compra, o Iphone 12 ainda assim chegou a ser o celular mais vendido no mundo todo em 2021.

Nem mesmo os altos preços da Apple foram um impedimento para conquistar novos clientes. 

E com a análise do Mix de Marketing da Apple, podemos concluir que uma boa estratégia de 4 Ps do Marketing faz toda diferença nos resultados. 

E agora que você já sabe quais são os 4 Ps do Marketing, que tal começar a ter resultados com o marketing digital? Faça uma consulta gratuita conosco e melhore a divulgação da sua empresa: