Psicologia das Cores Marketing: entenda o que é e como usar

Mariana Por Mariana em 26 novembro, 2021 ~ 8 minutos de leitura
Psicologia das Cores Marketing: entenda o que é e como usar

Cada pessoa pensa de uma maneira única e diferente, porém existem processos mentais que são semelhantes na maioria das pessoas, como acontece com a Psicologia das Cores

A psicologia das cores é bastante usada no marketing e na publicidade, com o intuito de impactar e conquistar o consumidor. 

Cada cor pode incentivar ou inibir o desejo de compra das pessoas, sendo necessário ter uma análise mais profunda sobre a escolha das cores. 

Confira nosso conteúdo sobre a Psicologia das Cores e descubra como usar no marketing. 

O que é Psicologia das Cores

A Psicologia das Cores é um estudo que mostra como o cérebro humano reage de forma variada às cores, provocando sentimentos e reações diferentes para cada uma. 

Um dos estudos mais famosos sobre as cores foi feito pela psicóloga e socióloga alemã Eva Heller, que chegou a escrever o livro “A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão”. 

Em seu estudo, Eva entrevistou cerca de 2.000 pessoas, de 18 a 97 anos, analisando quais eram suas cores favoritas, as menos favoritas e como cada pessoa associava as palavras a uma cor diferente. 

Ao final da sua pesquisa, ela concluiu que existiam alguns padrões de respostas entre as diversas pessoas, que resultavam das construções sociais e das associações do dia a dia. 

O interessante do seu estudo, é que ele nos mostra que não apenas as cores são carregadas de significados, mas as suas combinações também. 

Como exemplo, nós temos a cor vermelha, que pode ser associada ao amor e o romantismo, porém se a cor for combinada com o preto, ela pode remeter ao sentimento de ódio e fúria. 

Por isso, veja como as cores funcionam no marketing e como você pode usá-las. 

Psicologia das Cores no Marketing

Com a revolução digital e a entrada de novas tecnologias na sociedade moderna, a atenção do ser humano caiu de 12 segundos para 8 segundos.

Por conta desse fator, o marketing vem buscando utilizar mais a comunicação visual, com a intenção de reter a atenção do consumidor

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Utilizando de técnicas e recursos visuais, o design é a área dentro do marketing responsável pela comunicação visual, criando estratégias de aproximação do cliente com a marca.

Um dos principais elementos do design é a utilização das cores, que vai muito além da preocupação estética, levando muito mais em conta as reações e emoções que são causadas pelos estímulos visuais. 

Abordando o tema das cores, alguns estudos mostram que:

  • 93% das pessoas escolhem um produto pela cor;
  • 84,7% dizem que a cor é mais relevantes do que outros fatores na hora de comprar;
  • 62% a 90% das pessoas julgam um produto pela sua cor.

Com essas informações, fica claro a importância das cores para a estratégia de marketing da sua empresa, podendo aumentar ou diminuir os seus resultados. 

Todas as cores são dotadas de sensações positivas e negativas, sendo necessário ter atenção ao escolher as cores para sua marca ou sua campanha

Abaixo você encontra o simbolismo de cada cor com em relação aos sentimentos humanos:

Vermelho

Psicologia das cores marketing

O vermelho é uma cor associada geralmente com: 

  • amor;
  • paixão;
  • sedução;
  • coragem;
  • calor;
  • perigo;
  • atenção;
  • ódio;
  • raiva. 

As rosas vermelhas são bastante usadas como presentes românticos, além do vermelho ser a cor que representa o coração. 

Quando ficamos com raiva, o sangue sobe para a cabeça, o que geralmente deixa o rosto de uma pessoa vermelho. 

Em placas de trânsito, como na placa pare, a cor vermelha é usada para chamar a atenção, assim como em placas que sinalizam perigo, mostrando que se deve tomar cuidado. 

A cor vermelha também está associada à ação, sendo uma cor estimulante e atrativa. 

Quando vemos um botão vermelho gigante, o primeiro pensamento que se passa na cabeça é a vontade de apertá-lo, apesar de associarmos essa cor a um botão de emergência. 

Você encontra o vermelho sendo usado por empresas de fast-food e alimentação. 

Azul

Psicologia das cores marketing

O azul é uma cor oposta ao vermelho, que é associado a:

  • tranquilidade;
  • harmonia;
  • confiança;
  • espiritualidade;
  • limpeza;
  • frio;
  • tristeza.

A cor azul é encontrada no céu e nas águas, que são elementos da natureza que transmitem calma e tranquilidade.

Porém, no gelo e na neve também se encontra essa cor, que pode simbolizar algo frio, apagado e desanimado. 

Por ser uma cor suave e passiva, está associada a calmaria e a lealdade, sendo usada geralmente por empresas que desejam transmitir confiança à primeira vista, como no ramo de tecnologia, saúde e finanças. 

Amarelo

Psicologia das cores marketing

A cor amarela possui possui características diversas, representando:

  • riqueza;
  • juventude;
  • energia;
  • conhecimento;
  • alegria;
  • ciúmes;
  • inveja; 
  • advertência; 

O amarelo costuma ser relacionado com emojis felizes, energia elétrica e estrelas como o Sol. 

Quando falamos de valores monetários, o amarelo é associado com moedas e barras de ouro. 

Porém, a cor amarela também é encontrada em placas de trânsito de advertência e em cartões amarelos de jogos de futebol. 

Por transmitir felicidade e energia, a cor amarela é usada por empresas de brinquedos, de imobiliárias e energia.  

Verde

Psicologia das cores marketing

Uma cor de significados opostos, o verde é associado com:

  • natureza;
  • vida;
  • fertilidade;
  • sorte;
  • positividade;
  • estilo de vida;
  • bem-estar;
  • sujeira;
  • doença.

O verde é encontrado com vastidão na natureza, nas folhas, árvores, gramas e plantas, sendo essa uma de suas principais associações.

A cor verde também representa coisas boas e positivas, como dinheiro na conta, sinal livre no trânsito e nota alta na escola.

Empresas voltadas para o meio-ambiente costumam usar a cor verde no seu design, além das empresas que desejam fortalecer sua marca, como na área de finanças, entretenimento e saúde. 

Laranja

Psicologia das cores marketing

Usado com menos frequência pelas marcas, o laranja é associado com:

  • calor;
  • vibração;
  • humor;
  • diversão;
  • entusiasmo;
  • extravagância.

Por estar entre a cor vermelha e amarela, o laranja consegue chamar atenção e estimular a alegria nas pessoas, sem despertar a sensação de perigo ou advertência.

O laranja também estimula o desejo e a ação do consumidor, então fica a dica na hora de criar um botão de CTA (chamada para a ação), usando a cor laranja no lugar do vermelho.

Empresas que desejam passar uma impressão amigável e divertida, utilizam da cor laranja, como no ramo de alimentação, tecnologia e entretenimento. 

Rosa

vários doces no fundo rosa

Sendo a mistura da cor branca com vermelho, confira as associações feitas com a cor rosa:

  • charme;
  • feminilidade;
  • sexualidade;
  • delicadeza;
  • empatia;
  • compaixão;
  • doçura.

O rosa é fortemente associado às mulheres e a sua feminilidade, mas se engana quem pensa que rosa é apenas cor de mulher, porque essa ideia é retrógrada e já está batida.

O rosa costuma ser encontrado em vários doces e guloseimas, além de existirem várias flores com essa tonalidade. 

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Empresas de artigos femininos e lojas de doces costumam usar a cor rosa, por conta da sua simbologia e da ideia que transmitem. 

Roxo

galaxia roxa

A cor roxa tem ganhado grande destaque no marketing após o sucesso da empresa Nubank, que inclusive apelida o seu produto de “roxinho”. 

Essa cor é associada com:

  • erotismo;
  • sabedoria;
  • riqueza;
  • diversidade;
  • criatividade;
  • imaginação;
  • espiritualidade;
  • sabedoria;
  • mistério;
  • dor.

A cor roxa é usada para passar a impressão de luxo e riqueza, demonstrando extravagância em seus tons.

A magia e o universo também são representados pelo roxo, fazendo ligação com o mistério e a espiritualidade.  

Por ser uma cor forte, o roxo também estimula a criatividade e a diversidade. 

Empresas de tecnologia, de artigos de luxo e lojas de brinquedos costumam utilizar a cor roxa em suas campanhas. 

Preto

tecido preto

O preto é uma cor que costuma possuir associações diferentes para cada faixa etária, representando por:

  • poder;
  • sofisticação;
  • elegância;
  • formalidade;
  • luxo;
  • luto;
  • escuridão;
  • magia.

O preto costuma ser uma cor neutra e simples, ao mesmo tempo que carrega bastante poder e valor. 

Pessoas jovens costumam associar o preto à moda, à tecnologia e ao poder. 

Já as pessoas mais velhas associam a cor ao luto, à morte e à escuridão. 

Por isso, o preto pode ser associado às roupas da moda, atribuindo a cor à elegância, à formalidade e à sofisticação. 

Mas também pode ser associada a coisas ruins, como magia negra, mercado negro, lista negra e ovelha negra. 

Por conta dos seus significados, as empresas do ramo vestuário e de tecnologia utilizam bastante o preto na psicologia das cores marketing. 

Branco

médico de uniforme

E por último, temos a cor branca, que pode ser associada aos sentimentos de:

  • equilíbrio;
  • calmaria;
  • paz;
  • pureza;
  • inocência;
  • proteção;
  • respeito;
  • igualdade;
  • justiça.

O branco é uma das poucas cores que quase não possui associações negativas . 

Usado em roupas de profissionais de saúde, a cor passa autoridade e respeito, além do sentimento de proteção. 

O branco também é usado para representar a alma, a luz no final do túnel e os anjos, o que remete a paz e a tranquilidade.

Geralmente, a cor branca é combinada com outras cores, para poder dar destaque a sua tonalidade, sendo usada por empresas de saúde, tecnologia, automobilísticas e de roupa.

Como vimos nesse post, as cores são bastante importantes para as empresas de todos os tipos. 

A cor certa pode fazer toda diferença para o seu negócio. 

E agora que você já sabe como funciona a Psicologia das Cores no Marketing, você pode estruturar melhor as suas campanhas, escolhendo as cores que mais combinam com o objetivo da sua estratégia. 

E se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar nosso post “Como a logo pode ajudar a aumentar suas vendas online?