O que é omnichannel? Entenda o potencial dessa estratégia

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 4 dezembro, 2020 ~ 3 minutos de leitura
O que é omnichannel? Entenda o potencial dessa estratégia

Omnichannel é uma estratégia na qual os canais de venda são interligados, com o objetivo de oferecer uma experiência de compra unificada, aproximando mais o online do offline. Nesse contexto, os canais de comunicação são complementares e a experiência do cliente tende a ser mais fluida.

Você já observou exemplos de empresas que tem lojas virtuais oferecem a opção de retirada na loja física? Esse é um exemplo de estratégia omnichannel. 

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Nesse post, você vai entender o que é omnichannel, quais são os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio e os desafios de implementá-lo. Leia até o final para ficar por dentro do potencial de alavancar vendas que esse tipo de estratégia oferece quando bem aplicada. 

O que é o omnichannel?

Em um mundo cada vez mais conectado, não é de se espantar que os clientes busquem uma integração do mundo físico com o digital. O omnichannel é justamente a junção do online e do offline em uma única experiência. 

É importante ressaltar que as estratégias omnichannel não se resumem a contar com vários canais de vendas, como presencial, online e por telefone. É fundamental que os canais estejam conectados em todos os sentidos. Desde o layout do site e da loja e do aplicativo, à todo o processo de compra do cliente.

Essa tem sido uma tarefa difícil para as empresas, pois os clientes estão cada vez mais exigentes, em busca da maior comodidade possível na hora de fazer uma compra. Ainda assim, já existem empresas que se destacam, como a Centauro. Hoje, a empresa já oferece a opção de escolher uma loja física para trocar um calçado que tenha sido comprado online, por exemplo. 

Porque adotar uma estratégia omnichannel?

Depois de entender o que é omnichannel, você pode estar se perguntando porque investir em uma estratégia que parece tão complexa. A principal resposta é que os consumidores já são omnichannel. Essa demanda parte dos clientes, e as empresas que não se adequarem, ficarão para trás.

Cliente satisfeito é sinônimo de cliente que compra novamente e indica sua empresa. Uma experiência omnichannel bem executada tem o poder de encantar os consumidores, quebrando qualquer barreira que possa existir no processo de compra.

Desafios na implementação do omnichannel

Uma vez que o principal objetivo do omnichannel é que o cliente não sinta diferença entre comprar no site, no aplicativo ou na loja física, por exemplo, um dos grandes desafios é estabelecer a unidade entre esses canais. É preciso que todas as plataformas falem a mesma língua e, para isso, é fundamental entender o processo como um todo e priorizar a experiência do cliente.

A integração entre os canais envolvidos é um dos principais pontos de atenção. Essas integrações, grande parte das vezes, são relacionadas à tecnologia, e a estratégia omnichannel precisa de soluções que possibilitem o gerenciamento do processo como um todo. Isso, porque, como os canais são interligados, os resultados também são. 

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Considerando isso, fica clara a necessidade de analisar as métricas de maneira conjunta. Para isso, é importante que softwares de CRM e BI, por exemplo, estejam integrados. Além disso, é fundamental ter dados de analytics sempre a mão para analisar os cenários envolvidos e tomar as melhores decisões.

Conclusão

Agora você já está por dentro do que é o omnichannel e das vantagens e desafios de implantar essa estratégia, que representa uma transformação digital para vários negócios. 

Se você ainda não tem um site, saiba que esse é um dos primeiros passos para iniciar a implementação dessa estratégia. Para isso, é importante contar com uma agência que seja referência em criação de sites, como a Cia Websites. 

Aqui, além da criação de sites, você conta com soluções como a otimização para os mecanismos de busca e o inbound marketing, que farão com que sua estratégia omnichannel seja ainda mais completa. 

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