Como fazer meu site vender mais? 03 jul

Como fazer meu site vender mais?

Como fazer meu site vender mais?

Depois de muito esforço, estudos e investimento, você finalmente coloca o seu site no ar. Mas aí, fica a dúvida: será que ele vai conseguir cumprir seu papel de vendedor? Caso não, você então se pergunta: como fazer meu site vender mais?Não importa se o seu site é um e-commerce que trabalha diretamente com a venda do produto, ou um site institucional, cujo “produto” vendido é a imagem da sua empresa. Se ele não traz resultados positivos para você, não serve para nada.

A Realidade Atual do Comércio Eletrônico

Vamos analisar alguns pontos:O trabalho desenvolvido em e-commerce no Brasil é um dos mais poderosos do mundo, com crescimento que supera a marca de 15% anual. Em compensação, o número de entrantes no mercado é alto, sendo que eles utilizam técnicas cada vez mais sofisticadas. Isto torna a briga pelas primeiras colocações nos buscadores um embate digno de gladiadores romanos.Ou seja, a arte de atrair os usuários está cada vez mais complexa. Não basta só colocar um site na web, é preciso fazê-lo vender para você. Também não adianta ter o melhor produto, o menor preço ou as formas de pagamento mais convenientes. Isto ficou para trás! Você precisa ter uma oferta de produto mais atrativa, ou uma imagem, no caso de um site institucional.Como Fazer Meu Site Vender Mais - E-commerce

Como Fazer uma Oferta de Produto Mais Atrativa

Não existe uma solução padrão para isto, nem mesmo uma resposta instantânea. Como fazer meu site vender mais é uma pergunta que é respondida diariamente, num processo de análise, de tomada de decisões baseadas em dados e nunca em achismos ou “chutes”.Existem algumas ramificações do marketing digital que, ao serem trabalhadas de maneira mais efetiva, podem melhorar, e muito, as vendas de seu site. Sendo assim, a Cia Web Sites separou 8 dicas especiais para você aumentar vendas pela internet e superar as próprias expectativas!

8 Dicas para Aumentar suas Vendas na Internet

1) Conheça o seu Público

Este é o ponto central para se conseguir vender qualquer coisa:
  • Quem é seu público?
  • O que ele quer?
  • Quando ele quer?
  • Onde ele quer?
  • Como ele quer?
  • Quanto ele quer pagar?
Pode parecer balela, mas é incrível a quantidade de empresas que simplesmente ignora seu público na hora de criar um site ou confeccionar alguma campanha.Uma grande vantagem que a internet nos dá é a precisão na análise de dados. Por exemplo, pelo Google Analytics (ferramenta gratuita de monitoramento de sites do Google), é possível levantar inúmeras informações úteis; só precisamos saber aplicá-las!

Identificando as Necessidades do seu Público

Conhecer o seu público não significa estritamente montar um público alvo (classe A, moradores da região norte de BH, com idades entre…). É entender todas as etapas do processo de compra de seu consumidor. Uma vez mapeado o seu comportamento, podemos identificar gargalos e oportunidades que podem ser aproveitadas em seu site. Podemos separar este processo em 3 etapas:
– Estado Antecedente
Estado que antecede o momento da compra. São situações que levam a pessoa a querer consumir o seu produto. Elas podem ser divididas em fatores situacionais, pelo contexto de uso, pela pressão do tempo, pelo humor, orientação, influenciadores, etc.
– Ambiente de Compra
Estratégias feitas no momento da venda para influenciar seu usuário a efetivar a compra. Algumas delas são: experiência de compra, estímulo no ponto de venda, interação na venda, etc.
– Processo Pós-vendas
São estratégias montadas na pós-venda para criar a fidelização do cliente. Podem ser criadas através da satisfação do consumidor, do descarte do produto, dos mercados alternativos, de friend sell, etc.Ao definir todas as etapas deste processo de compra, você irá conseguir modelar seu site de acordo com o seu público, no momento de compra específico em que ele se encontra.Além destas orientações sobre o seu público, damos ainda algumas dicas sobre O QUE NÃO FAZER em seu site. Há algumas ações que, caso você as adote, podem acabar prejudicando ao invés de ajudar na obtenção de bons resultados comerciais.

Como o seu Site Pode Acabar Indo Contra o seu Público

  • Um site de produtos direcionados para pessoas de terceira idade, que utiliza fontes pequenas, cores fortes e uma grande quantidade de botões, vídeos, imagens, etc.
  • Uma empresa com produtos focados num público com menor poder aquisitivo, feito com um layout muito sofisticado. O contrário também é muito prejudicial, ou seja: um site direcionado a públicos de classe A, com design extremamente simples e que não transparece a proposta de valor da marca.
  • Sites que oferecem serviços, mas não possuem os cases de sucesso, imagens de trabalhos realizados, da equipe, etc.

2) Aplique Técnicas de SEO

O SEO é o conjunto de estratégias e diretrizes implementadas em seu site para que ele suba de posições no rankeamento dos mecanismos de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo.Os mecanismos de busca são a principal porta de entrada na web para o seu negócio. Isto é, se você estiver bem posicionado neles, seu site contará com uma quantidade significativa de visitantes.Como Fazer Meu Site Vender Mais - SEOEsta parte necessita de uma análise mais técnica, mas existem algumas frentes com as quais você já pode ir trabalhando para obter melhores resultados. São elas:

Pesquisa de Palavra-chave

Ao fazer um estudo de palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você consegue identificar, entre outras informações, termos que possuem menos concorrência, por exemplo.Com estas palavras-chave, você poderá obter um resultado mais rápido e com menos esforço. Você pode conferir as palavras-chave através de ferramentas como o Google Adwords ou o SEMrush.

Conteúdo Relevante e Único

A criação de conteúdo é um dos pontos principais para se atrair, de forma mais natural, usuários que realmente estão interessados no seu negócio. Os textos não precisam ser somente sobre a sua empresa, mas sim sobre o seu segmento de mercado.Como Fazer Meu Site Vender Mais - Conteúdo

Link Building

Os mecanismos de buscam enxergam o link building ou backlink como uma boa prática, e assim beneficiam a sua posição nos resultados de busca. O link building é a troca de links entre sites.Se você tem, por exemplo, um site que vende cursos de redação, pode citar em seu conteúdo um curso de outra escola parceira, direcionando o seu público a este site através de seu link.Para que o backlink seja bem feito, o contrário também deve acontecer, ou seja, os sites, de preferência, relacionados ao seu negócio devem também criar links em conteúdos apontando para a sua URL.Estas são apenas algumas das inúmeras técnicas para se fazer o SEO. Caso você queira utilizar a estratégia em seu site, o ideal é que você se aprofunde mais no assunto ou fale com uma empresa especializada em SEO.

3) Realize a Conversão

A conversão vem logo após o SEO. Não adianta nada atrair muitos visitantes ao seu site se eles não efetuam a compra ou, no mínimo, deixam seus contatos para uma abordagem futura. Fazer um site focado em conversão é uma arte. Você tem que conseguir “ler” muito bem os sinais de seus usuários e entender como funciona a mente dos clientes.Aqui, muita coisa pode ser feita através de testes A/B. Vamos ver algumas dicas mais simples, que você pode começar a implementar agora em seu site:

Cores dos Botões

Por incrível que pareça, o simples ato de trocar a cor do botão, muitas vezes, já influencia no aumento da taxa de conversão. A cor em si não importa muito; o mais importante é o contraste com o resto do seu site.Por exemplo, o botão de compra, que é o mais importante precisa ser de uma cor que não tenha sido utilizada em nenhum outro lugar do site. Isto faz com que ele ganhe destaque.Há cases em que apenas alterar a cor do botão resultou em um aumento de quase 20% na taxa de conversão da página.

Texto dos Botões

Aqui está outro ponto importante, e que pode gerar resultados positivos sem muito esforço!Utilizar simples estratégias temporais de senso de urgência, como colocar na descrição da conversão a frase “Comece a Implementar Agora”, ou fazer chamadas na primeira pessoa, como “Quero Testar” ou “Quero Comprar”, já podem melhorar seu resultado de conversão. Esta é a conhecida técnica de Call to Action.Saiba mais sobre o que é CTA.É importante, ao fazer estas alterações, comparar os dados de antes e de depois. Geralmente, são necessárias algumas tentativas em vão, até que se consiga chegar em um resultado efetivamente positivo.

4) Melhore a Usabilidade do Seu Site

A usabilidade do seu site é extremamente importante para que você possa vender mais pela internet. Uma página de internet tem que ser fácil de se mexer, com as etapas muito bem delimitadas e expostas que indiquem facilmente o caminho que o usuário deve seguir.Sites complexos, que colocam à disposição muitas opções para o usuário, e que o deixam na dúvida, simplesmente não vendem. Estudos mostram também que, se um site demora mais do que 3 segundos para carregar, a taxa de usuários que o abandonam é gigante.Por isto, temos que tornar o processo de compras o mais simples e prazeroso possível, e não complexo e estressante.Como Fazer Meu Site Vender Mais - Usabilidade

5) Faça Garantias

Apesar do grande crescimento do e-commerce e do fortalecimento do comércio virtual, muita gente ainda tem receio de fazer compras pela internet. Portanto, para aumentar a sua taxa de vendas, ofereça garantias do seu produto.Assim, você estimula seus visitantes a confiarem em suas ofertas. E o melhor: você demonstra confiança no seu produto ou serviço, o que, em um meio tão concorrido como a internet, pode ser um diferencial e tanto! Você pode fazer isso de algumas maneiras, veja:
  • Você trabalha com preços? Aumente a agressividade de sua campanha e dê garantias de preço, cobrindo as ofertas dos concorrentes.
  • Seu produto é extremamente útil e as pessoas que o utilizam por alguns dias não conseguem mais viver sem? Ofereça, como garantia, alguns dias de experimentação grátis.
  • Seu serviço possui qualidade acima da média e a taxa de satisfação é altíssima? Dê a garantia do serviço. Se, no período de 30 dias, o usuário não gostar, você devolve o dinheiro.

6) Aumente as Vendas pelo Mobile

Neste ano de 2017, vivemos um “boom” de acessos à web através do celular. Hoje, não basta ter um site responsivo… é necessário fazer um site específico para otimizar a usabilidade no mobile.No mundo, temos uma quantidade de acessos superior a 50% em browser. Mas, se focarmos somente em acessos através das redes sociais em dispositivos móveis, por exemplo, os números já chegam aos 75%.Portanto, vale apena fazer uma análise detalhada do seu site utilizando o celular e simulando o processo de compras. Assim, você poderá identificar gargalos por onde seus usuários podem estar escapando.Como Fazer Meu Site Vender Mais - Mobile

7) Dedique-se ao CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é uma ferramenta poderosa, que reúne todos os dados de seus clientes, dando informações valiosas sobre os seus hábitos de compra.Ok, mas como fazer meu site vender mais através deste recurso?
  • Você pode criar campanhas segmentadas para cada público, aumentando muito sua assertividade.
  • Pode também conhecer a região demográfica em que seu público está, para poder modelar suas ofertas.
  • Pode identificar padrões de compra para destacar um produto ou outro, e fazer ofertas combinadas.

8) Faça a Análise de Dados

Por fim, chegamos a um dos grandes trunfos do marketing digital, que é a análise dos dados!Realize constantemente o levantamento de dados, avaliando o que está dando certo ou não, bem como o número de visitantes, a taxa de abandono de carrinho, as páginas mais visitadas, entre outros. Com isto, você irá conseguir constatar, em TEMPO REAL, tudo o que está acontecendo no seu site.Assim, você terá melhores condições de tomar decisões mais acertadas e de forma proativa. É só “ler os sinais” que o mercado está de dando, antecipando ameaças e identificando oportunidades.

Conclusão

Para conseguir responder, de forma satisfatória, à pergunta “como fazer meu site vender mais” é necessário realizar um processo constante de trabalho e análises, que exige dedicação e esforço. Mas, como vimos, a internet oferece um mar de possibilidades, que compensa tal dedicação. Muitas vezes, os administradores de uma empresa perdem o foco frente a inúmeras ações que trazem baixos resultados. E é exatamente nesta hora que é preciso enxergar mais longe!É importante ressaltar que nenhuma destas técnicas isoladas irá transformar o seu site da noite para o dia, mas sim o conjunto delas. Os resultados somados é que irão possibilitar o sucesso que você sempre quis. Quer vender mais pela internet?Esperamos que o nosso artigo sobre como fazer meu site vender mais tenha te ajudado a melhorar as suas vendas pela internet. E, se mesmo assim ficaram dúvidas, deixe seu comentário aí pra gente! 😉

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Toni Campos
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