O que é marketing orgânico e como funciona?

Toni Campos Por Toni Campos em 18 julho, 2021 ~ 6 minutos de leitura
O que é marketing orgânico e como funciona?

Bruno está curioso para saber qual marca de aspirador de pó é a melhor, então ele recorre ao Google. Lá, ele encontra uma postagem de blog em seu site com o título “Principais marcas de aspiradores de pó”.

Depois de ler, ele vê que precisa de um novo aspirador, o que o leva a comprar um de você.

No exemplo acima, Bruno deixou de ser um simples pesquisador do Google para se tornar um novo cliente para sua empresa em apenas alguns passos. O motivo disso foi que sua empresa usou o marketing de busca orgânica para captar o interesse de Bruno.

O marketing orgânico é um dos melhores métodos de marketing online que sua empresa pode usar. Ele ajuda você a alcançar novos usuários e, eventualmente, convertê-los em clientes.

Mas o que é marketing orgânico e como você pode usá-lo a seu favor? Responderemos a ambas as perguntas abaixo, então continue lendo para saber mais. Então assine nossa newsletter para mais dicas de marketing digital da agência com mais de 10 anos de experiência!

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O que é marketing orgânico?

O marketing de busca orgânica é um tipo de marketing digital que opera por meio de resultados de busca orgânica em plataformas como o Google. Ele pode assumir várias formas, desde listagens de resultados de pesquisa padrão até na lista do Google Meu Negócio.

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Um termo intimamente relacionado ao marketing orgânico é otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) , que se refere especificamente à prática de otimizar seu conteúdo para posicionamento no Google.

O SEO se concentra na integração de palavras-chave relevantes em seu conteúdo, para que seu artigo apareça nas pesquisas desses termos.

Embora o marketing orgânico e o SEO tecnicamente se refiram a coisas diferentes, eles estão totalmente interligados – você não terá um sem o outro.

Pesquisa orgânica vs. pesquisa paga

No termo “marketing de busca orgânico”, a palavra “orgânico” é a chave. Isso porque nem todo marketing de busca é orgânico. O marketing do motor de pesquisa (SEM) pode ser dividido em dois componentes –  pesquisa orgânica e pesquisa paga .

A publicidade de pesquisa paga é um tipo de marketing que envolve a exibição de anúncios pagos no topo dos resultados de pesquisa. Muitas vezes, parecem resultados orgânicos, mas com um rótulo “Anúncio” no canto superior.

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A pesquisa orgânica, por outro lado, é limitada apenas aos resultados do mecanismo de pesquisa que aparecem como uma resposta natural à consulta de pesquisa.

5 dicas eficazes para marketing de busca orgânica

Agora que você entende o que é marketing de busca orgânica, é hora de falar sobre como você pode colocá-lo em prática em seus negócios. O que você pode fazer para impulsionar seu SEO e colocar seu conteúdo em pesquisas relevantes do Google?

SEO engloba uma ampla variedade de práticas, mas listamos algumas das mais significativas a seguir. Aqui estão cinco maneiras de otimizar seu marketing orgânico!

1. Escreva conteúdo envolvente

A etapa mais crítica para o marketing de busca orgânica é criar conteúdo. Você pode ter muitos tipos diferentes de classificação de conteúdo nos resultados de pesquisa, de infográficos a vídeos . No entanto, as postagens do blog tendem a se classificar melhor em resultados orgânicos.

Quando você inicia um blog em seu site, ele permite que você escreva sobre tópicos úteis ou interessantes em sua área que atrairão usuários para seu site. Conforme os usuários vem ao seu site para aprender, muitos deles podem acabar comprando de você.

Para obter a classificação de suas postagens de blog no Google, certifique-se de incluir palavras-chave específicas para as quais deseja que suas postagens de blog sejam classificadas na pesquisa. Se você escrever uma postagem sobre como funcionam os secadores de cabelo, por exemplo, segmente palavras-chave como “como funcionam os secadores de cabelo”. 

2. Melhore as velocidades de carregamento da página

Você sabia que 83% dos usuários esperam que as páginas carreguem em três segundos ou menos? Se a sua página demorar mais do que isso para carregar, a maioria dos usuários clica no botão “voltar”, custando muito tráfego ao seu negócio. Você não quer que isso aconteça com você, portanto, certifique-se de otimizar a velocidade da página.

Existem várias maneiras de ajudar suas páginas a carregarem mais rápido, incluindo:

  • Compactando imagens
  • Código de redução
  • Limitando redirecionamentos
  • Cache de páginas da web

Quando suas páginas carregam rapidamente, mais usuários permanecem para se envolver com seu conteúdo e, potencialmente, converter.

3. Use um design responsivo

Uma das maneiras mais importantes de otimizar seu site é torná-lo compatível com dispositivos móveis. Além do fato de que mais de 50% do tráfego da Internet vem por meio de dispositivos móveis, o Google classifica os sites com base em seu formato móvel. Isso significa que você não pode negligenciar o design otimizado para celular.

A melhor maneira de tornar seu site compatível com dispositivos móveis é usar um design responsivo. O design responsivo reorganizará os elementos em seu site para caber na tela onde aparece. Seu site será estruturado de forma diferente em um telefone e em um computador, mas ainda mantendo os mesmos elementos.

Site desktop cia
Site mobile cia

Ao usar um design responsivo , você pode reter o tráfego de dispositivos móveis e desktops e pode ter uma classificação mais elevada no Google .

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4. Ganhe backlinks confiáveis

Outra forma de aumentar sua classificação no Google é ganhar backlinks para seu conteúdo. Backlinks são onde sites de terceiros vinculam seu conteúdo a partir de seus sites. Idealmente, você deseja obter backlinks de alguns sites confiáveis ​​em seu setor.

Quando o seu conteúdo obtém backlinks de sites confiáveis, ele informa ao Google que você também tem autoridade. Como resultado, você tem uma classificação mais elevada nos resultados da pesquisa.

Você pode ganhar backlinks encontrando links quebrados ou desatualizados em outros sites e recomendando que eles substituam os links quebrados por novos para o seu conteúdo. Tente ter como objetivo alguns backlinks de alta qualidade, em vez de um grande número de backlinks de baixa qualidade.

5. Configure o Google Meu Negócio

Nem todo marketing de mecanismo de pesquisa tem que se originar do seu site. Você também pode aproveitar o Google Meu Negócio para chegar aos resultados de pesquisa. Com uma conta do Google Meu Negócio, você pode exibir um perfil de sua empresa para os usuários encontrarem em pesquisas locais.

Seu perfil do Google Meu Negócio incluirá informações como endereço, número de telefone, horário de funcionamento e muito mais. Os usuários podem encontrar seu perfil na listagem do Google meu negócio.

Sua empresa pode já ter um perfil existente, que você pode reivindicar fornecendo um comprovante de residência.

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