Modelo AIDA – O que é e como aplicar essa técnica

Mariana Por Mariana em 22 novembro, 2021 ~ 4 minutos de leitura
Modelo AIDA – O que é e como aplicar essa técnica

Quem trabalha com marketing digital já ouviu falar sobre o modelo AIDA e como essa técnica pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. 

Esse modelo representa as etapas que o cliente deve percorrer, além do método de abordagem necessário para cada uma. 

Se você quer aprender mais sobre o modelo AIDA e como colocar em prática, continue lendo esse post. 

O que é modelo AIDA

AIDA é um acrônimo que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, sendo cada palavra uma etapa. 

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Esse método é bastante usado no marketing digital, com o intuito de desvendar o comportamento do consumidor e fazê-lo passar por todas as etapas, chegando até a conversão. 

Para construir cada etapa do modelo AIDA, é preciso saber primeiro quais são as dores e desejos do seu público-alvo. 

Por isso, é essencial que você já tenha a sua persona bem definida antes de começar.

Com todas as informações em mãos, você consegue estruturar a sua estratégia e utilizar o modelo AIDA da melhor forma possível, obtendo ótimos resultados. 

Etapas do modelo AIDA

Agora que você já sabe o que é AIDA, está na hora de saber como cada etapa funciona e a estratégia por trás de cada uma:

Atenção

A Atenção é a primeira etapa do AIDA, e assim como o próprio nome diz, consiste em chamar a atenção da pessoa para a sua oferta.

Com o crescente número de propagandas e comerciais, para se destacar da concorrência e conseguir vender, é preciso ter criatividade ao chamar a atenção do consumidor. 

A atenção pode ser usada de várias maneiras, por meio de elementos visuais, de imagens atraentes, vídeos inovadores e design criativo.

Além disso, a parte da atenção também pode ser feita através do próprio texto ou roteiro de vídeo.  

Para isso, aposte em frases impactantes e que contrariam o senso comum.

Não tenha medo de usar a imaginação, todas as ideias são válidas. 

Interesse

Agora que você chamou a atenção do seu cliente, você deve despertar o seu interesse,  mostrando que a sua empresa tem o produto ou serviço que ele tanto almeja. 

Na etapa do Interesse, a pessoa quer descobrir quais soluções você tem para o problema dela. 

Para isso, é importante ter foco e evitar enrolação, porque se a sua persona não manter o interesse em continuar vendo a sua proposta, ela vai pular o anúncio ou sair da sua página. 

Então não se esqueça de mostrar que você sabe do que ela precisa e vá direto ao ponto.

Desejo

Chegando na etapa do Desejo, este é o momento de fazer com que seu cliente tenha certeza que precisa do que a sua empresa tem a oferecer. 

Na etapa anterior, você despertou o “eu tenho interesse nisso” no cliente, mas agora é a vez de despertar o “eu preciso muito disso”. 

Então mostre todos os benefícios e vantagens da sua empresa e não poupe palavras para deixar seu produto/serviço ainda mais atraente. 

Na etapa do Desejo, também é importante mostrar que a sua empresa é confiável, sendo interessante usar depoimentos de outros clientes, notícias que tenham o nome do seu negócio e outros dados que você achar válido. 

Ação

E por último, a etapa Ação, que vai fazer a persona converter e se tornar um cliente de vez. 

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Nessa parte, você já conquistou a pessoa, sendo preciso apenas dar as instruções da ação que vai levá-lo ao seu produto ou serviço. 

“Toque em saiba mais”, “Arrasta para cima” ou “Vá até a loja mais próxima” são alguns exemplos de CTAs (chamadas para a ação). 

Também é interessante causar o senso de urgência nesta etapa, deixando claro que a pessoa precisa tomar uma atitude naquele momento. 

Mostre que se ela não adquirir o seu produto rápido, não terá a mesma oportunidade, porque “o desconto é válido apenas hoje”.

Outro jeito simples de também causar urgência é colocar o número de produtos que estão disponíveis no estoque, fazendo com que a pessoa compre antes que acabe a mercadoria. 

A verdade é que existem diversas formas de causar urgência e você pode explorar a que mais combina com a sua oferta. 

Conclusão

O modelo AIDA é um grande aliado quando falamos em aumentar as vendas. 

Para ter o melhor desempenho do modelo AIDA é importante conhecer bem o seu público-alvo e o que ele quer. 

O AIDA é um método bem útil e pode ser usado em várias plataformas, como: 

  • anúncios;
  • redes sociais;
  • sites;
  • blogs;
  • landing pages. 

Agora que você já sabe todas as etapas do modelo AIDA, já pode começar a implementar no seu negócio e ver os resultados crescerem.  

E se você também quer descobrir como aumentar a conversão das suas páginas, veja nosso post sobre 20 dicas matadoras de otimização de landing pages que geram resultados de verdade.