Experiência do usuário (UX): O que é e como usar na sua plataforma

A Experiência do Usuário ou User Experience (UX) é um processo muito importante dentro do marketing, que busca proporcionar a melhor experiência para o consumidor a fim de satisfazê-lo. 

A experiência do usuário se refere à interação do cliente com um elemento, seja ele no meio digital ou físico. 

Para poder aplicar esse processo no seu negócio, é preciso se atentar às estratégias de interação e performance existentes nessa área. 

Portanto, confira mais sobre a experiência do usuário e as formas de usar.

O que é experiência do usuário (UX)?

A experiência do usuário é o conjunto de estratégias e técnicas usadas para oferecer a melhor interação possível do usuário com um produto, serviço ou plataforma. 

Por conta do seu desenvolvimento na era digital, a experiência do usuário acabou focando mais nas interações virtuais em plataformas, visando os seguintes aspectos:

Esses elementos costumam ser trabalhados por um profissional de Design Ux, que cuida de cada uma dessas interações. 

Mas apesar da experiência do usuário ser mais voltada para o Design Ux, existem outras áreas que também estão dentro do Ux, como por exemplo o Ux Writer.

Com isso, podemos dizer que é importante saber que existem vários elementos que influenciam na experiência de uma pessoa com uma marca, sendo essencial conhecer como cada uma funciona. 

5 elementos da experiência do usuário 

O UX possui alguns elementos que são indispensáveis para o desenvolvimento de uma boa experiência do usuário, veja só: 

1. Atratividade

A aparência é um dos principais elementos do UX, pois a interação visual é o primeiro contato que o usuário tem com sua marca. 

Para performar bem, a estética da sua plataforma precisa ser agradável, compreensível e atrativa, de uma forma que estimule o consumidor a permanecer interagindo com ela. 

2. Acessibilidade

A acessibilidade se refere a dois pontos importantes para a experiência do usuário. 

O primeiro deles é a acessibilidade em diferentes dispositivos, como por exemplo um site, que precisa ser otimizado para abrir no computador, tablet ou celular. 

Já o segundo ponto, é sobre a necessidade de levar a experiência do usuário para pessoas com deficiências e limitações.  

Como exemplo, temos o recurso de leitura de tela, que permite a acessibilidade aos conteúdos na internet por usuários com restrições visuais. 

3. Confiabilidade

Com o progresso das tecnologias, a segurança nas plataformas passou a ser uma preocupação dos usuários. 

Manter os dados seguros, ter um sistema de segurança para senhas e outras questões são necessárias para passar confiabilidade através do UX. 

4. Intuitividade 

A interface de qualquer plataforma precisa ser intuitiva, de uma forma que o usuário saiba automaticamente como utilizar a ferramenta. 

A Intuitividade necessita ser precisa, para que o usuário consiga aproveitar o máximo a plataforma, sem precisar de ajuda do seu suporte. 

5. Funcionalidade

A funcionalidade trata das funções da sua plataforma, sendo observado o desempenho da mesma. 

Todas as ferramentas devem funcionar perfeitamente, o carregamento deve ser rápido e problemas de uso devem ser corrigidos imediatamente. 

Qualquer contratempo que o usuário possa ter deve ser evitado, para que toda a sua experiência seja positiva. 

Como usar a experiência do usuário para site

A experiência do usuário pode ser usada em diversas plataformas, principalmente no seu site, sendo um dos nossos princípios aqui na Cia Web Sites

Trabalhando bem o UX no seu site, você pode ter ótimos resultados de desempenho. 

Descubra como fazer a experiência do usuário para site:

1. SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é o conjunto de técnicas que visam posicionar um site nos primeiros resultados de pesquisa do Google, assim como em outros buscadores. 

Usando as palavras-chave certas para o seu negócio, é possível ranquear seu site quando uma pesquisa for feita, o que acaba gerando tráfego orgânico para sua página e atraindo mais clientes. 

2. Carregamento do site

Como falado anteriormente, a funcionalidade é um elemento importante para a experiência do usuário, por isso mesmo o seu site precisa ter um rápido carregamento de abertura. 

Se seu site demorar demais para carregar ou apresentar páginas com erro, o seu cliente vai desistir de acessar a página, indo até o site de um concorrente. 

3. Otimização para dispositivos 

A otimização do site para vários dispositivos é essencial para o bom desempenho do seu site. 

O número de acessos em sites através do celular cresceu bastante, sendo extremamente relevante que o site tenha otimização para esse dispositivo. 

4. Blogposts

A produção de blogposts é usada para informar o usuário sobre aquilo que ele deseja, passando confiabilidade e gerando conexão. 

Crie conteúdos que sejam relevantes para a sua área, tirando as dúvidas mais comuns e dando dicas importantes para o usuário. 

E ainda é possível fazer o inbound marketing com os blogposts, aumentando assim as oportunidades de venda do seu negócio.  

5. Design 

A apresentação do seu site é um dos elementos que mais impacta na interação do usuário com a plataforma. 

Para compor o visual do seu site, é importante analisar as cores, o tamanho das letras, a fonte e o layout do mesmo, mantendo sempre a harmonia entre eles. 

Com um site atrativo e bem planejado, você vai conseguir reter mais os usuários. 

Conclusão

Abordamos neste conteúdo o que é a experiência do usuário (UX) e como usar na sua plataforma. 

Foi mostrada a importância de fazer um bom UX e como cada elemento do mesmo compõe todo o conjunto de estratégias para experiência do usuário. 

Se você gostou do post e quer aplicar o UX no seu site, solicite uma proposta conosco e melhore os seus resultados com marketing digital

Mariana
Mariana
ciaweb

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