Cia News

Live no Facebook: Como turbinar a sua fanpage com transmissões ao vivo

Live no Facebook: Como turbinar a sua fanpage com transmissões ao vivo

Postado em: 11 de setembro de 2017
Compartilhe

Aprenda agora como fazer Live no Facebook

Provavelmente, você já se deparou com uma live no Facebook (transmissão ao vivo) em alguma página que você acompanha. E, provavelmente, já se perguntou como a pessoa fez aquilo, né?! Bom, não é nenhuma mágica ou plataforma exclusiva (não mais! rsrs). Agora, é um recurso que está disponível, basicamente, para todos.

Além de ser uma ferramenta bem interessante, o Facebook tem dado cada vez mais importância para vídeos e, ainda mais, para as lives. Ou seja: usando este tipo de vídeo, a sua página terá muito mais visibilidade, e o edge rank (sistema que mede o grau de interação e de importância dos conteúdos) irá perceber que aquele é um conteúdo relevante e que deve ser entregue ao grande público da rede social.

Como a Live no Facebook pode me ajudar?

O algoritmo do Facebook que define o que vai aparecer ou não nos feeds de notícias dos usuários está mudando constantemente. Portanto, precisamos nos esforçar ainda mais para produzir bons conteúdos e anúncios eficientes, para que este material seja sempre entregue ao seu público.

De uns tempos para cá, esta rede social tem priorizado cada vez mais os conteúdos de interação, como os vídeos e os gifs. Por isto, a live é um recurso perfeito para gerar mais engajamento e dar ênfase à interação com o seu público. Além disto, a live é um conteúdo exclusivo, produzido diretamente no Facebook.

Passo-a-passo de como fazer uma Live no Facebook

Agora, vamos te ensinar o passo-a-passo sobre como fazer live no Facebook. Você pode usar tanto o aplicativo no celular quanto no desktop. Basta ter tempo, uma câmera disponível e, claro, uma boa conexão de internet para não ficar travando nem cair no meio da transmissão.

Passo 1: Abra a sua fanpage no Facebook

Independentemente de qual dispositivo você irá utilizar para fazer uma live (celular ou computador), acesse a sua página no Facebook e encontre, na área de compartilhamento de status, o botão “Iniciar um Vídeo ao Vivo”. No celular, você clica em “Publicar” e depois na opção “Transmitir ao Vivo”.

Live no Facebook - 01

Passo 2: Faça os ajustes na sua transmissão

Depois de clicar na opção, você será direcionado a uma área de “testes”, onde você poderá fazer alguns ajustes na sua transmissão antes de entrar no ar. Você poderá configurar o nome da sua transmissão, verificar a qualidade do som e da imagem, entre outros. Ao finalizar os ajustes, basta clicar no botão “Transmitir ao Vivo” e pronto! Sua live começou.

Live no Facebook - 02

Passo 3: Transmita a sua Live no Facebook

Agora que você já está online e ao vivo, faça a sua live no Facebook. A nossa dica é que você tenha um roteiro de transmissão, ou seja, determine previamente quais caminhos serão seguidos, quais tópicos serão abordados, etc.

Assim, você não ficará perdido e parando sempre pra linkar um assunto ao outro, ou fugindo do seu assunto principal. Mas, nada de seguir um script engessado, ok? Ah, e não se esqueça de que o diferencial deste tipo de vídeo é que você e seu público podem interagir. Então, faça com que tudo pareça o mais natural possível: converse, leia os comentários, interaja com eles, responda às perguntas, agradeça as curtidas, etc.

Live no Facebook - 03

Passo 4: Encerre a sua Live

Quando você finalizar o assunto e estiver satisfeito com a interação, se despeça da sua audiência e clique em “Encerrar Transmissão”. Ao fazer isto, o vídeo será encerrado e você receberá um alerta indicando o tempo de transmissão, bem como os resultados de interação e outros detalhes. Se você fez a transmissão através de um celular, ele te dará a opção de salvar o vídeo no seu aparelho para compartilhá-lo depois.

Live no Facebook - 04

Lembrete: o vídeo ficará disponível na sua timeline mesmo depois de encerrada a transmissão, para que as pessoas possam revê-lo em replay.

Pronto! Sua primeira live foi concluída com sucesso. Agora, é só você avaliar como foi o resultado e o que pode melhorar para a próxima. Mesmo que suas primeiras transmissões ao vivo não deem o resultado que você deseja, é importante não desistir e aprender com cada um dos vídeos, analisando as interações, os assuntos comentados e as pessoas que participaram. Assim, você poderá se preparar mais ainda para as próximas lives e ir atingindo o público certo, com assuntos cada vez mais relevantes e uma interação ainda mais legal.

Como fazer tutoriais e outros vídeos específicos com a Live do Facebook

Você também pode fazer uma live no Facebook um pouco diferente, mostrando a tela do seu computador para ensinar as pessoas a fazerem algo, ou mesmo exibir um material previamente elaborado. Para isto, você terá que fazer a live através de algum servidor de streaming, como o Open Broadcaster Software (OBS), que é gratuito e até bem simples de usar.

Veja os passos abaixo para aprender a fazer esse tipo de transmissão:

Passo 1: Abra sua fanpage no Facebook

Antes de começar a live, acesse sua fanpage no Facebook (tanto no celular quanto no computador) e clique em “Ferramentas de Publicação” no menu superior. Depois, clique em “Biblioteca de Vídeos” no menu lateral esquerdo e, em seguida, clique em “+Ao Vivo” no menu superior da lateral direita.

Live no Facebook - 05

Live no Facebook - 06

Passo 2: Faça o link entre o sistema de streaming e o Facebook

Quando você clicar em “+Ao Vivo”, vai aparecer uma página com alguns códigos e URL’s. Copie o código que vai aparecer na parte “Chave de Stream” e cole no seu sistema de streaming. Mas, atenção: esta chave tem data de validade. Você tem que começar a sua transmissão em até 5 horas depois da prévia inicial e ela é válida por sete dias.

Depois disto, você poderá fazer alguns ajustes no software escolhido, como mudar o título, inserir as palavras-chaves, redigir a descrição, etc. Além disto, vai poder pré-visualizar a sua imagem para conferir se está tudo certinho e com qualidade OK. Mas, o vídeo só vai começar mesmo quando você clicar em “Transmitir ao Vivo” NO FACEBOOK e não no software de streaming.

Live no Facebook - 07

A partir daí, você pode seguir normalmente com sua live no Facebook, conforme explicamos no tópico anterior.

Conclusão

Nossa dica final é: seja consistente no que você vai transmitir através da sua live no Facebook e tenha perseverança. Analise os resultados no final de cada vídeo, reflita, pesquise, aprenda e aperfeiçoe seus conhecimentos para o próximo vídeo. Continue fazendo isto até que você consiga ter mais domínio sobre o assunto e atinja de forma cada vez mais eficiente o seu público.

Preparado para fazer sua primeira live no Facebook? Então vamos lá. Mão na massa!

Fale com a Cia Web Sites

Ainda tem dúvidas sobre a live no Facebook e outros recursos desta incrível rede social? Entre em contato com a gente! Nossa equipe especializada em Facebook terá o maior prazer em atendê-lo:

+55 (31) 3564-2776 | contato@ciawebsites.com.br | Fale com a Cia Web Sites

E aí, curtiu o texto sobre Live no Facebook?

Então, leia também outros artigos relacionados:

Truques e Dicas para Facebook – Perfil e Fan Page
Tamanhos de Capas e Imagens para Facebook
Como Testar a Quantidade de Texto Permitida nos Anúncios do Facebook

Publicitário, designer, social media, apaixonado por novidades e curiosidades aleatórias. Viciado em literatura, signos, (des)construção social e doces, é bem tranquilo, aberto e prestativo. Edredom com Netflix é seu habitat natural.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!