Tamanhos de Capas e Imagens para Facebook

Tamanhos de Capas e Imagens para Facebook

Postado em: 31 de janeiro de 2017
Compartilhe

Descubra os Tamanhos Ideais de Imagem e Capa para o Facebook

Você sabia que existem tamanhos específicos para as imagens do Facebook? Pois é, e quem usa esta rede social com certa frequência já deve ter notado que os anos 2015 e 2016 foram de grandes mudanças. Principalmente, se você tiver uma fan page, nas quais foram alterados: o tamanho das imagens, a posição dos boxes e dos botões, a visualização da página na versão mobile, etc.

Mudanças nas Fan Pages

Sem dúvidas, uma das maiores mudanças foi no layout das fan pages, com destaque ao que diz respeito à posição dos elementos. Quem já estava acostumado a criar certas interações entre imagem e botões da fan page, deve ter tomado um susto ao ver essa mudança. E não é para menos, já que grande parte destas interações não é mais possível de ser realizada. Um bom exemplo seria a possibilidade de “encaixar” o avatar à capa da página. Isto criava um efeito bem legal, em que a foto do avatar poderia ser parte da capa, formando interações divertidas e agradáveis. Como, atualmente, a imagem do avatar já não fica mais sobreposta à capa, esse tipo de interação não é possível hoje em dia.

Mas, calma… Nem tudo está perdido! Não é mais possível este tipo de interação, mas agora a capa pode ser usada mais facilmente para outras coisas. Sem a foto de perfil “atrapalhando” o layout da capa, agora ficou mais fácil usar este espaço para fazer ações como:

  • Fazer alguma propaganda;
  • Anunciar uma novidade;
  • Divulgar algum produto ou serviço específico;
  • Outros.

Tamanho das Imagens

As postagens também mudaram um pouco. Foram alterados certos padrões de visualização para evitar que as informações sejam perdidas ou dificulte a leitura do usuário. Então, vamos agora comentar um pouco mais sobre estes tamanhos que a rede social do Mark Zuckerberg utiliza.

Imagem de Perfil do Facebook

Sim, a gente as visualiza como 170 x 170 pixels. Mas, como sabemos, o Facebook tem a mania de reduzir a qualidade das imagens. Por isto, se você subir a foto do seu perfil com o tamanho de 170 x 170, o Facebook poderá reclamar de baixa nitidez. O mais indicado então é colocar a imagem nesta mesma proporção, mas um pouco maior. Indicamos o tamanho de 320 x 320 pixels, pois, assim, você poderá fazer uma imagem de perfil bem bacana e não corre tanto o risco de ter baixa qualidade.

Imagem de Capa do Facebook

Para a capa do Facebook, você vai precisar ter criatividade e um pouco de cuidado. Ela possui 820 x 315 pixels, mas ocorre a sua redução quando vai para o mobile. Com este corte, podem ser perdidas algumas informações importantes dela. Então, faça uma capa bem criativa nestas dimensões, mas mantenha o essencial somente em 554 x 312 pixels, localizados mais para o centro da imagem.

Tamanho de Post para Mobile

Ele possui o tamanho base de 800 x 800 pixels, mas este não é nenhum padrão recomendado pelo Facebook. Trata-se de um post quadrado, ou seja, um “curinga”, muito usado por social medias para que a imagem seja visualizada de forma completa tanto no celular quanto no desktop.

Tamanho de Post com Link

Quando você posta um link no Facebook, a rede social carrega automaticamente as imagens que estão naquele link. Mas, você pode tanto selecionar aquela que você quer usar como também enviar uma nova imagem. O formato recomendado pelo Facebook é 1200 x 628 pixels, ou outro tamanho proporcional a este, como 476 x 249 pixels.

Tamanho de Post 2017

Agora, o Facebook está trabalhando com um novo formato que se ajusta melhor quando é visualizado em um celular. A proporção para este post é de 1 x 1.3. Então, é indicado fazer imagens com 1000 x 1300 pixels ou qualquer outro tamanho que não fuja desta proporção, como 500 x 650 pixels, por exemplo. Este novo tamanho se ajusta melhor à timeline quando o post é visualizado pelo celular.

Dica Extra

Sempre salve as suas imagens em PNG-24. Como falamos antes, o Facebook acaba reduzindo a qualidade das fotos, mas neste formato você não perde quase nada da qualidade original da imagem. 😉

Publicitário, designer, social media, apaixonado por novidades e curiosidades aleatórias. Viciado em literatura, signos, (des)construção social e doces, é bem tranquilo, aberto e prestativo. Edredom com Netflix é seu habitat natural.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!