Como faço para criar uma loja virtual?

O ambiente online se tornou destino certo de quem realiza vendas, seja de produtos ou até mesmo de serviços e experiências. “Mas como faço para criar uma loja virtual, especialmente se eu não tenho muita intimidade com o meio online?”

Essa pode ser a sua dúvida. E certamente é a de muitas outras pessoas. 

Observamos o crescimento e o impacto que a internet exerce sobre as nossas vidas e negócios, mas muitas vezes não sabemos quais são os primeiros passos para pode fazer com que ela seja nossa aliada na hora de ganhar dinheiro.

Realizar vendas pela internet é essencial! Não deixe o seu empreendimento fora dessa jogada. Saiba como criar uma loja virtual com as dicas da Cia Web Sites e ganhe dinheiro com o seu comércio eletrônico.

O que é uma loja virtual

Uma loja virtual ou e-commerce é um site que permite a venda de produtos através da internet e no qual o consumidor recebe suas compras em casa ou ou então as retire em outro ponto.

Numa loja virtual, o comerciante cadastra os produtos e seus preços e também pode viabilizar as formas de pagamento e entrega, entre outras funções. 

Para o cliente, geralmente é possível adicionar itens a um carrinho de compras online, algo bem parecido como o que fazemos em uma loja física.

É importante entender bem o conceito se você realmente deseja montar uma. Além disso, o interessado precisa oferecer para os clientes uma série de vantagens e garantias, tais como a comodidade e segurança.

Principais vantagens de um e-commerce ou loja virtual

Uma loja virtual é um empreendimento que oferece muitas vantagens. Uma das principais é a economia com gastos para manter a estrutura em relação à uma loja física, como aluguel, vendedores, atendentes, etc.

Muitos destes gastos são minimizados ou até mesmo eliminados, como o caso do aluguel.

Outra vantagem é que o público pode crescer imensamente, pois dependendo das opções de entrega, é possível vender para pessoas em qualquer parte do mundo. 

Cada vez mais pessoas têm optado por realizar suas compras na internet pois elas acham muito mais prático não ter que ir até uma loja. Esse é o grande diferencial de uma loja online, o objetivo é vender não apenas produtos, mas também a ideia de comodidade.            

Como criar uma loja virtual?

Confira abaixo o passo a passo sobre como montar uma loja virtual!

Determine seu segmento

Bom, o primeiro passo para criar sua loja virtual deve ser fácil para quem já realiza vendas numa loja física e quer começar a vender online, pois é muito provável que você já tenha seu segmento bem delimitado.

Mas quem vai começar a empreender e vai montar uma loja virtual, determinar o seu segmento deve ser sua primeira decisão. A partir disso será possível analisar o mercado e pensar em estratégias e diretrizes, além de conseguir identificar seu público alvo.

Sendo assim, escolha um segmento com o qual você se identifique e que observe boas oportunidades de crescimento.

Registre um domínio e contrate um servidor

Assim como site em WordPress comum, é necessário registrar um nome de domínio, ou seja, o nome da sua empresa na internet. Ex: ciawebsites.com.br

O domínio é o endereço da sua página na web e também pode ser usado para que sua empresa tenha um email profissional. Ex: tonicampos@ciawebsites.com.br.

Depois disso, você precisa contratar um serviço de hospedagem. A hospedagem é um servidor, um computador muito mais potente e robusto que os normais. É o lugar no qual os arquivos do site ficarão (códigos, documentos, imagens, textos, etc.). 

Pagamentos e segurança

Outra preocupação que se deve ter ao criar uma loja virtual é quanto às formas de pagamento e a garantia de segurança dos dados dos compradores para o resguardo do cliente e da loja. 

É algo que deve ser levado muito a sério, pois o medo de fraudes e golpes é ainda um problema que impede com que muitas pessoas realizem compras online.

Tenha em mente também que quanto mais formas de pagamento disponíveis, maiores são as chances de vender.

Você pode escolher 3 formas para receber os pagamentos:

  • Intermediadores;
  • Gateways;
  • Integração direta com o adquirente.

Para evitar que sua loja sofra fraudes de pessoas comprando com cartões roubados, por exemplo, o ideal é contar com algum mecanismo de detecção anti-fraude.

Para ajudar a garantir maior segurança dos dados, é possível ainda contratar um certificado de SSL (Secure Socket Layer) que serve para proteger  os dados que os compradores inserem em formulários de compra.

O SSL impede que possíveis invasores roubem informações de pagamento. Já um scan de Aplicação e IP consegue localizar quaisquer vulnerabilidades na sua loja virtual que possam significar que um invasor acesse o banco de dados e roube informações. 

Divulgação

Bom, uma vez que as plataformas de e-commerce estiverem prontas, é necessário realizar um trabalho de marketing para divulgá-las e fazerem com que as pessoas acessem e comprem.

Já que o meio é o virtual, nada mais justo que a divulgação seja feita por através do marketing digital, afinal de contas é neste meio que seu público está.

As redes sociais são grandes aliadas. Através delas, além de atrair pessoas, é possível ainda se relacionar com o público e construir um vínculo com essas pessoas.

Outra forma de atrair o público para a sua loja virtual é através da criação de conteúdo de qualidade e relevante relacionado ao seu nicho. 

É uma estratégia que traz um ótimo resultado, pois seus produtos tendem a ganhar muito mais visibilidade e aumenta as chances de conversão e de compras.

Crie uma loja virtual completa com a Cia Web Sites

Quem precisa criar sua loja virtual pode contar com a ajuda da Cia Web Sites! Nós somos especialistas na construção de sites otimizados, garantindo que suas páginas estejam nos primeiros resultados do Google.

Criamos lojas virtuais com inúmeras funcionalidades e extremamente completas para os mais diversos nichos de mercado.

Acompanhe as suas vendas através de relatórios, realize promoções e disponibilize cupons de descontos, frete grátis para toda a loja ou apenas para alguns produtos, ofereça a opção de retirada do produto no local que desejar (loja física, por exemplo), conte com relatórios de produtos em estoque, lista de clientes e muito mais!

Para saber detalhes e tirar dúvidas, entre em contato com a nossa equipe!

E continue acompanhando o nosso blog, estamos sempre trazendo novidades e muita informação. Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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