Aprenda a Criar As Melhores Legendas para Fotos do Facebook!

Aprenda a Criar As Melhores Legendas para Fotos do Facebook!

Postado em: 13 de setembro de 2018
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Se você está procurando Legendas para Fotos do Facebook, está no lugar certo.

Aqui você vai aprender a encantar seus seguidores com as melhores legendas!

Podendo ser utilizadas através de imagens com legendas, posts simples e diversas outras possibilidades, as mídias sociais são, hoje em dia, poderosas ferramentas de marketing, publicidade e propaganda de maneira geral – sendo o Facebook, certamente, a maior delas.

Com menos de 15 anos de atividade, o gigante virtual já ultrapassou a marca de dois bilhões de usuários, o que o configura como o mais utilizado portal social na internet nos dias de hoje.

A utilização de uma rede social tão massiva é evidentemente dinâmica – ou seja, a forma como o usuário a percebe e a coloca a seu favor se alteram constantemente.

Frases para fotos no Facebook

Isso significa, por exemplo, que ao procurar por uma empresa na internet, há uma alta probabilidade que o usuário muitas vezes prefira até mesmo buscar por uma fanpage da companhia em questão no Facebook do que por um site de domínio próprio.

Dessa forma, é difícil não lembrar daquela máxima: “Se não está no Facebook, não existe”.

– Que, por sua vez, é uma pequena alteração de outro ditado, ainda mais popular: “Quem não é visto não é lembrado”.

(Perdoe-me o trocadilho, mas…)

Veja bem: para o usuário final, a internet é uma ferramenta muito visual. Isto é, além de valorizarem designs intuitivos e arrojados da linguagem visual utilizada pelas páginas, as pessoas têm sua atenção constantemente atraída para imagens criativas que despertem seu interesse individual.

Por consequência, é natural de se pensar em elaborar estratégias de marketing que envolvam imagens; mais que isso, que tenham as melhores legendas, que tenham um efeito tão cativante quanto possível para o usuário – o que, por sua vez, tem como objetivo convertê-lo em mais um cliente, seguidor e/ou curtida com facilidade e eficiência.

Como conquistar o usuário com frases criativas para Facebook?

Reconhecendo essa importância, separamos 5 dicas para você criar legendas lacradoras para as imagens do Facebook.

  1. Escolha uma boa imagem

Invista algum tempo e esforço em produzir uma imagem bem feita. Estamos falando de estímulos visuais – se a imagem não despertar o interesse do usuário, tenha certeza de que ele sequer notará que existe uma legenda no Facebook.

A identidade visual de uma página de empresa deve ser esteticamente limpa e ao mesmo tempo direta. Isso significa que deve ser feita uma escolha consciente sobre os elementos gráficos utilizados como:

  • O esquema de cores aplicado (Fundo cinza, texto preto e detalhes alaranjados? Amarelo, branco e azul? Verde, branco e vermelho? Trabalhe diferentes combinações!);
  • As formas utilizadas (Há mais curvas ou linhas? Elas são simétricas ou livres? São equilibradas ou inclinadas?);
  • Uma tipografia característica (No texto da imagem, seja a própria logo, seja o slogan, seja a chamada contida na foto, é preferível que se utilize fontes e cores variáveis ao invés de uma fonte pré-definida com cor estática – afinal, o texto linear já estará contido na sua legenda);
  • Imagens coerentes (Se você tem uma empresa de materiais de limpeza, por exemplo, faria muito mais sentido se o fundo da sua imagem mostrasse uma cozinha impecável do que pessoas em um campo, certo?).

2. Use uma linguagem adequada

A sua empresa costuma usar uma linguagem mais simples e direta ou mais formal? Mais despretensiosa ou discreta? Não há opção certa ou errada, mas é fundamental que os seus textos sejam coerentes entre si.

Por exemplo, se os textos que você decidir utilizar nas frases para fotos transmitirem ideias mais sérias, mas as chamadas que constam nas imagens possuem características mais despojadas, ocorre uma quebra na linguagem que não é interessante para o usuário – e esse efeito é algo que precisamos evitar.

Ao ter uma ideia de legenda para foto que será postada no Facebook, atente-se para o fato de que ela estará atrelada a uma imagem e que as duas devem comunicar a mesma ideia – não só no que está sendo anunciado, por exemplo, mas também na linguagem que está sendo utilizada.

3. Use diferentes técnicas para alcançar o usuário

Ao desenvolver legendas para fotos do Facebook, há uma diversidade de artifícios que você pode usar para despertar o interesse do usuário.

Links externos para produtos ou notícias são um excelente exemplo. Você pode postar a imagem com um produto que você vende ou serviço que disponibiliza; e, na legenda, adicionar pequenas frases criativas e links curtos que redirecionam o usuário para um outro site que contenha uma descrição um pouco mais detalhada do objeto anunciado em questão.

Outra boa tática é fazer uma pequena lista cujo título esteja na imagem. Por exemplo, se você tem uma página cujo assunto é relacionado à nutrição, esportes e saúde em geral, algumas das melhores frases para fotos serão aquelas que você posicionará em listas como “5 dicas para se ter uma boa alimentação” ou “4 maneiras de se manter em forma no dia-a-dia”, entre outros tópicos correlatos.

4. Considere utilizar os Emojis!

Os emojis, tão populares no mundo digital dos dias de hoje, são aquelas carinhas simpáticas (ou não!) que aparecem com tanta frequência nos textos da internet atualmente. Podem ter outras formas, como objetos, alimentos, animais e até mesmo lugares, e são usados para expressar sensações e situações de uma forma muito fácil e eficiente.

Apesar de serem frequentemente relacionados a uma linguagem relaxada e informal, os emojis tem se mostrado uma excelente ferramenta de comunicação com o usuário. Como você pode conferir neste artigo, há estudos que indicam que, no momento da leitura, o usuário tende a fazer uma conexão mais próxima com o texto quando se depara com emojis.

No início deste artigo, ressaltamos como a internet é um ambiente visual para o usuário, e como alternativas imagéticas podem ser úteis para a comunicação da sua ideia com seu possível cliente.

Ora, os emojis nada mais são do que pequenas imagens utilizadas em suas legendas para fotos do Facebook que trazem consigo uma alta capacidade comunicativa e funcionam, para o seu usuário, de forma subjetiva – isto é, transportam mais informações do que aparentam.

Tomando cuidado para não exagerar e deixar seu texto um pouco poluído, são uma boa ferramenta para você fazer as melhores legendas para fotos.

5. Seja conciso

Tente não abordar muitos assuntos na legenda para foto do Facebook, principalmente se forem muito variados entre si. É preferível que, se há tópicos distintos, sejam postadas diferentes imagens para cercá-los, ao invés de concentrá-los em um só post.

Essas são nossas dicas de hoje para melhorar o conteúdo e o desempenho das legendas para fotos que você e/ou sua empresa postarão no Facebook.

Lembre-se de sempre ter em mente o perfil do seu usuário e o que ele espera encontrar quando procura, curte ou simplesmente se depara com um post qualquer da sua página.

Seu conteúdo é interessante para o usuário? Suas legendas para fotos do Facebook estão de acordo?

Esperamos que esses truques ajudem. Até a próxima! =]

 

Formando em Letras pela UFMG, já foi professor de Literatura, Redação e Inglês em várias escolas. Ao conhecer a área de Redação Publicitária, simplesmente se apaixonou pela profissão, que hoje exerce orgulhosamente na Cia Websites. É músico há mais de 15 anos e sempre que pode está em shows – seja tocando, produzindo ou conhecendo coisas novas!

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