Aprenda a produzir imagens criativas para Facebook

Aprenda a produzir imagens criativas para Facebook

Postado em: 21 de junho de 2018
Compartilhe

Por ser a rede social mais popular do Brasil, você precisa conquistar seus clientes no Face também. Descubra como produzir imagens criativas para Facebook e encante seus seguidores! 😍

O Facebook é uma rede social completa, que dispõe de vários meios para divulgar uma mensagem. Entre eles estão os textos, gifs, emojis, enquetes, links e o mais importante: as imagens. Elas ajudam a cativar o público e a ilustrar a ideia que você deseja passar.

Com tanta informação disponibilizada nas timelines dos usuários, e com a redução do alcance orgânico do Facebook, está cada vez mais difícil chamar a atenção para o conteúdo. O Instagram é uma prova disso – uma rede social que está “bombando” ao usar imagens como “carro-chefe”.

Mas sabendo usá-las, você pode alavancar seu Facebook também! Para te ajudar nisso, elaboramos essa postagem com 5 dicas para você aprender a produzir imagens criativas para Facebook e alcançar o resultado esperado. Não perca!

 1 – Pesquise seu público alvo 🎯

O primeiro passo, e mais importante, é pesquisar o público-alvo do seu negócio. Definir para quem você irá produzir facilita a criação da imagem e faz com que a mensagem seja mais certeira.

Por exemplo: não adianta querer publicar um “meme” da Inês Brasil em uma página que o público alvo não irá reconhecê-la, não é mesmo?!

2 – Procure referências e inspirações 💡

Referências ajudam a estimular a criatividade e facilitam o processo de criação. Existem diversos sites onde podemos buscar informações. Já ouviu falar no Behance?

É uma rede social que, além de oferecer um ótimo networking com o pessoal da área criativa, ajuda a encontrar diversas opções de imagens criativas para Facebook para se inspirar, entre outros tipos de criações também. Caso queira, você também poderá publicar suas artes no Behance.

Outro site muito interessante para buscar referências é o Dribbble, onde vários designers do mundo todo expõem seus trabalhos para quem quiser ver. Lembrando que vale usar só para inspiração, e não para cópia!

3 – Abuse da sua criatividade 📤

Após ter se inspirado bastante nos sites recomendados acima, pense fora da caixa! Crie imagens com colagens, texturas diferentes, use imagens em preto e branco, varie nas fontes escolhidas. Lembrando que é importante seguir sempre a mesma identidade visual da marca para todas as postagens, para que o feed de postagens continue harmonizado.

Além disso, fique ligado nos tamanhos recomendados e capriche na qualidade das figuras!

4 – Utilize frases curtas 📰

Com muita informação, disponibilizada o tempo todo na timeline do Facebook, nem sempre o usuário vai se interessar em ler o texto que você postou. Assim, muitas vezes a melhor opção é inserir o texto diretamente na imagem, mas somente a parte essencial do assunto, afinal, o foco deve ser a imagem.

Crie uma chamada atrativa, como se fosse uma manchete para despertar o interesse do leitor.

Lembre-se que o Facebook limita a quantidade de texto para ocupar até 20% da imagem, em caso de anúncios. Caso queira saber se a quantidade de texto que você usou está dentro da recomendação, acesse o link e envie sua imagem:

Para aprender a fazer o teste, leia como testar a quantidade de texto permitida nos anúncios do Facebook.

5 – Pesquise os concorrentes diretos e indiretos 📡

Tão importante quanto a pesquisa de público-alvo, é a investigação da concorrência para saber como se posicionam no Facebook e quais tipos de imagens costumam compartilhar. Você pode usar a análise como um guia para decidir como você irá se portar no Facebook diante do seu público.

No início pode parecer complicado produzir imagens criativas para Facebook, mas com dedicação e muita criatividade, bons resultados serão criados. 😉

Precisa de um profissional 🔝 para gerenciar suas redes sociais? Temos a solução para você!

Entre em contato com a Cia Web Sites: (31) 3564-2776 / (31) 99314-2162. 👍

Publicitária criativa, apaixonada por todos os tipos de design. ODEIA CEBOLA, e ama hambúrguer e InstaStories! Tem mais de 30 séries no currículo e não perde uma boa promoção de sapatos. Mas não se engane: o rostinho meigo esconde alguém que não cabe no aquário, pronta para revolucionar o oceano! Embora não tenha conhecido o mar. Ainda.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!