O fenômeno chamado Facebook – O que necessita saber

O fenômeno chamado Facebook – O que necessita saber

Postado em: 06 de julho de 2018
Compartilhe

Atualmente o Facebook tem aproximadamente 2 bilhões de usuários, não deixando margem para dúvida que se trata da maior rede social de todos os tempos, e que tem um enorme potencial de segmentação para quem quer utilizar a mesma para anúncios.

Embora sejam poucas as pessoas que não estão inscritas nesta rede social, a verdade é que os números têm tendência a continuar a aumentar, muito em parte devido ao projeto internet.org do qual o Facebook faz orgulhosamente parte e que tem como principal objetivo levar a internet gratuitamente a milhões de pessoas em todo o mundo.

Se você tem um negócio (independentemente do tamanho do mesmo e da área de atuação) saiba que deve ter uma página de negócio bem configurada e personalizada de modo a conseguir anunciar no Facebook corretamente e com retorno.

Além disso, para tirar o melhor proveito desta rede social, é importante que tenha um bom planejamento e uma excelente definição da estratégia de conteúdos a utilizar, conseguindo desse modo chamar a atenção e aumentar de forma consistente a interação com o usuário.

Como planear uma estratégia de conteúdo que ajude a vender

Pois bem, todos sabemos que o conteúdo no Facebook é rei, e por isso quanto mais conteúdo de qualidade você apresentar para seus fãs, maior irá ser a interação.

Deste modo, a maioria dos conteúdos (ou seja, mais de 90%) devem ser focados em seus fãs e não naquilo que você está tentando vender. Esta estratégia irá ajudá-lo a alcançar tráfego orgânico dentro do próprio Facebook, o que irá ajudar a que todos os posts comerciais que sejam realizados, tenham um maior alcance (principalmente quando promovidos através de publicidade paga).

Tente sempre manter uma atitude informal e autêntica. Inspire quem lê aquilo que você escreve, informe, forme e ajude. Dessa forma, quem está do outro lado irá sentir-se muito mais próximo da sua marca, e consequentemente mais propício a comprar no futuro.

Pense realmente no que é que os seus usuários necessitam, e arranje forma de colmatar essas necessidades nas redes sociais. Além disso, não invista só em textos e imagens… o vídeo tem cada vez mais potencial, por isso invista nesta vertente. Torne-se uma marca que valha a pena ser seguida.

Contudo, lembre-se sempre que para conhecer bem os seus usuários, você tem de olhar para as estatísticas e providenciar análises constantes.

Como aumentar o número de seguidores no Facebook?

Muitos empresários e empreendedores optam por tentar aumentar de forma considerável o seu número de seguidores investindo em publicidade paga.

Contudo, é importante ter em mente que existem formas gratuitas de o fazer. Claro que ter desde logo em mente que não existe uma fórmula exata é meio caminho para se focar em várias estratégias que se usadas corretamente (e em muitos casos em simultâneo) podem ajudá-lo a aumentar consideravelmente a sua base de fãs.

Leva o seu tempo, e tem de investir em conteúdo de qualidade, mas pode seguir as dicas que lhe deixamos de seguida.

  • Partilhe conteúdo de valor e que interesse genuinamente aos seus seguidores, pois apenas dessa forma os mesmos vão ter interesse em segui-lo e ler o que você tem para lhes dizer;
  • Seja mais social e menos comercial (acredite que irá vender bem mais se não investir tudo em comunicação comercial);
  • Coloque uma caixa de gostos diretamente no seu site (existem diversos plugins que realizam essa tarefa) e garanta que a mesma se encontra visível para o usuário fazer “like” na mesma;
  • Envie, através da newsletter semanal ou mensal um link para o conteúdo que mais sucesso fez durante essa semana ou mês. Acredite que continuar a partilhá-lo só irá fazer com que o trafego continue constantemente a crescer.
  • Não se esqueça de divulgar o link da sua página em meios offline (sim, leu bem, em meios offline). Pense em todo o material físico que pode utilizar: papeis em automóveis, flyers, faturas, sacos, merchandising, outdoors, mupis, autocolantes, cartões de visita…
  • Convide os seus seguidores de outras redes sociais a tornarem-se fãs da sua página de negócios;
  • Convide os seus amigos a tornarem-se fãs;
  • Convide enquanto página, todos os usuários que de certa forma interagiram com o seu conteúdo, mas que ainda não têm o seu like na página;
  • Promova passatempos, giveaways e eventos;

Se seguir estas dicas, vai conseguir alcançar um maior número de potenciais clientes, que com o tempo se vão multiplicando. Acredite que quanto mais fãs tiver o seu negócio, mais vantajoso será investir em anúncios pagos no Facebook.

Obviamente que é uma rede social, mas pense que o Facebook é um negócio, e tem de saber aproveitar os momentos relevantes para o seu negócio, de estar presente neste gigantesco negócio.

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!