7 Hacks para trabalhar como freelancer que geram resultados incríveis

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 22 setembro, 2021 ~ 5 minutos de leitura
7 Hacks para trabalhar como freelancer que geram resultados incríveis

Trabalhar como freelancer é uma opção para quem quer desenvolver suas atividades de casa, sem precisar bater ponto e, ainda, pode atuar no horário que preferir, desde que cumpra com as atividades que foram designadas. Gostou dessa ideia? Que tal saber como trabalhar de freelancer para o Google?

O que é trabalhar como freelancer?

Trabalhar como freelancer significa que a pessoa presta um serviço a uma empresa de forma autônoma, assim a companhia não estabelece nenhum vínculo empregatício com a pessoa e nem o prestador com a empresa.

trabalhar como freelancer

Quais as áreas com grande demanda para freelancers?

O mercado de tecnologia é o que mais agrega quem quer trabalhar como freelancer online, mas ele não é o único, sabia? Quem quer trabalhar como freelancer pode atuar com: programação, trabalhar como freelancer para o Google, Youtube, desenvolver jogos, implementar blogs, fazer marketing pelas redes sociais, desenvolver sites, aplicativos, entre outros.

A pessoa que não é da área de tecnologia, mas que gostaria de trabalhar como freelancer online pode desenvolver serviços na área de arquitetura, prestar consultorias, fazer design de imóveis e/ou de interiores.

Dicas para trabalhar como freelancer

Para atuar como freelancer, é mais do que necessário que a pessoa conheça as principais plataformas que disponibilizam a chance do profissional ser contratado. Abaixo, traremos algumas dicas de sites. Confira!

Plataformas para trabalhar como freelancer

trabalhar como freelancer

1 – Freelancer.com

Atualmente, a página Freelancer.com é a maior do mundo. Hoje, está presente em 240 países levando para o mercado o serviço de nada mais, nada menos que 45 milhões de freelas. A vantagem de apostar nessa plataforma, é que o profissional poderá oferecer o seu trabalho em 1350 categorias diferentes.

O acesso a página se dá de maneira democrática, porque o freela se cadastra e concorre às vagas sem precisar pagar nada! Coisa boa, não? E, caso seja contratado, a pessoa poderá receber em dólar se for contratar para fazer trabalhos internacionais, mas se a pessoa preferir, pode receber em real é ganhar ainda mais, porque o real está em queda.

2 – Upword 

O Upword é outra opção para quem quer trabalhar como freelancer. Quem quer atuar em áreas como: marketing, banco de dados, data science e design deve preferir essa plataforma, mas nada impede que pessoas de outras áreas também façam uso.

A vantagem é que o site possibilita que o profissional faça a emissão de notas fiscais e todo o processo de seleção se dá de forma transparente.

3 – Workanna

Quem mora na América Latina, pode recorrer a Workana, porque essa plataforma é uma das mais importantes na região. O site todos os dias publicada nada menos que mil oportunidades para quem quer trabalhar como freelancer.,

Essa página apresenta como diferencial a possibilidade de ranquear clientes e profissionais de acordo com a reputação que eles apresentam. Isso faz com que seja um ambiente e com foco em boas práticas.

4 – 99 Freela

O 99Freelas é uma página voltada para áreas específicas que são: advogados e leis; design e criação, engenharia e arquitetura; escrita e tradução; fotografia e audiovisual; serviços empresariais; suporte administrativo; vendas e marketing, incluindo o marketing digital e web e desenvolvimento com a possibilidade do cliente contratar um profissional para criar um site.

5 – Toptal

Mais uma alternativa para quem deseja conhecer sites para trabalhar como freelancer é o Toptal. Essa plataforma é uma das mais conhecidas em todo o mundo e concentra profissionais que atuam nas áreas de finanças, design e software.

No entanto, o site só aprova o profissional se ele comprova que tem qualificação profissional e experiência. É necessário ainda que ele tenha inglês avançado.

6 – SimplyHired

Quem quer trabalhar online, pode recorrer ao SimplyHired. Ela é uma plataforma que tem o poder de conectar mais de 30 milhões de pessoas. Esse site oferece vagas em quase todos os setores, sendo oportunidades que não exigem graduação até vagas mais específicas.

7 – PeoplePerHour

Com o serviço totalmente online, a PeoplePerHour é um site que também oferece oportunidades para freelancers. Para os brasileiros, esse site pode ser uma grande vantagem, porque ele paga em dólar e isso possibilita maior rendimento.

A maioria das vagas oferecidas são para profissionais que atuam nas áreas de tradução, marketing, tecnologia, data science e mídia social.

Prós e contras de trabalhar como freelancer

Depois de conhecer os sites para trabalhar como freelancer online, agora vamos listar os prós e os contras dessa modalidade de trabalho.

Dentre as vantagens de trabalhar como freelancer está: a possibilidade de ver os seus rendimentos aumentando; o profissional pode trabalhar do lugar que preferir; a gestão do tempo é feita da maneira que ele desejar; tem ainda autonomia e consegue manter a vida pessoal e profissional equilibrada.

Assim como há vantagens em trabalhar como freelancer, vamos listar algumas desvantagens. A instabilidade financeira é uma delas, porque pode ser que em um mês os rendimentos sejam elevados e no outro mês, o profissional pode não ganhar nada!

Outro fator negativo é que a pessoa trabalha “sozinha” e não tem acesso a benefícios como 13º salário, plano de saúde que as empresas oferecem, férias remuneradas e nem tem como fazer um “happy hour”.

Trabalhar como freelancer: conclusão

Se você quer trabalhar como freelancer, a dica é, primeiro, definir em qual área você irá atuar. Depois, se a pessoa for contratada no regime CLT, a orientação é fazer um planejamento antes de pedir demissão. Feito isso, é necessário ainda saber qual o valor cobrado pelo serviço e se tem todas as ferramentas para desenvolver as atividades.

Caso todos esses questionamentos sejam respondidos, é hora de colocar a mão na massa e começar a trabalhar. Quem está fora do mercado de trabalho, encontra nessa modalidade de serviço ganhos que superam o trabalho formal e, ainda, não ficam desempregados, pois essa é uma situação que após a pandemia vem afetando milhões de brasileiros.

Otimização de sites

Assim como os sites que oferecem oportunidades para trabalhar como freelancer estão posicionadas no Google, a sua empresa também precisa figurar entre as primeiras quando a pessoa faz uma busca por algum produto ou serviço que sua companhia tem a oferecer.

Para isso, além de contar com um conteúdo que seja capaz de te posicionar bem, é necessário ainda apostar na estratégia de SEO, pois é ela que fará com que o seu site figure entre os primeiros no maior buscador.

A Cia Web Sites é referência em marketing digital como um todo, porque ela trabalha com Google Ads, inbound marketing, campanha paga e muito mais! Tudo isso faz com que o site conquiste inúmeros acessos todos os dias.