Scrum: organize sua empresa em 10 minutos!

Scrum: organize sua empresa em 10 minutos!

Postado em: 12 de dezembro de 2018
Compartilhe

Você não sabe o que fazer primeiro, seus funcionários andam desmotivados e o escritório de pernas pro ar? Conheça a Scrum Sprint e organize suas prioridades em apenas 10 minutos!

Já pensou que maravilha dedicar apenas alguns minutos por dia para coordenar sua equipe de maneira eficiente? De fato, tem gente que odeia reuniões de trabalho massantes e demoradas.

Porém, reunir um grupo de funcionários para compartilhar informações pode ser primordial para a boa gestão de projetos em qualquer ramo de atuação.

Se você é empreendedor, sabe muito bem que muitas demandas profissionais podem ser resolvidas por e-mail mesmo, sem a necessidade de pausar o trabalho de toda a equipe.

Então, esqueça as longas e enfadonhas reuniões que mais desperdiçam tempo do que planejam soluções, e conheça o método Scrum, uma palavrinha mágica que vai priorizar ao máximo o tempo e a produtividade de seus colaboradores.

Se as coisas andam bagunçadas por aí, e você não sabe mais o que fazer para uma gestão eficiente, essa nova cultura pode ser uma “mão na roda” para o seu negócio. Não perca!  

Scrum: o que é, quais os seus processos e benefícios?

Antes de entender o que é Scrum, você precisa de uma noção sobre metodologia ágil. Para aqueles que não tem muita familiaridade com o termo, muita calma nessa hora:

Metodologia ágil é um tipo de gerenciamento de projetos que difere da técnica tradicional, na qual a empresa se compromete a fazer todo o projeto em um prazo pré-definido, que muitas vezes é irreal.

Esse processo é bem mais rápido e articulado: na Scrum gestão ágil para projetos de sucesso, uma empresa se compromete em produzir o máximo possível dentro de duas semanas (conhecidas como Scrum Sprints) e, em seguida, estabelece um tempo para executar e concluir as próximas etapas do processo em novas Sprints.

Scrum Metodologia

Existem muitos métodos famosos com nuances e resultados diferentes no ciclo de um projeto com impactos positivos no cotidiano profissional.

Porém, focamos principalmente na Metodologia Scrum para o gerenciamento de projetos complexos, que podem incluir desde novos recursos, correção de bugs e até mudanças na estética de um site.

A metodologia ágil é comumente utilizada em empresas especializadas em desenvolvimento web, como aqui na Cia Websites, porque nos permite controlar melhor o tempo, manter a satisfação do cliente e melhorar nosso produto de uma maneira muito mais prática e flexível.

Em vez de destinar toda a equipe a fazer apenas um trabalho, podemos destinar parte dela para: correções, novos recursos, melhorar nossa oferta e adaptação aos desejos e necessidades dos clientes.

O que é o MVP em um Scrum?

Certamente, você não quer perder seu tempo e dinheiro construindo um produto que ninguém vai querer usar ou pagar, não é mesmo?!

É aí que entra o MVP (do inglês Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável) que consiste em criar um produto com um conjunto mínimo de recursos do produto final, para testar o conceito e obter feedback antes de continuar o desenvolvimento.

Os processos da Metodologia Scrum são muito claros sobre a necessidade de produzir um valor visível na forma de software ou website. Logo, ao entregar um projeto iterativo e incremental (ou seja, em sprints), também maximizamos a oportunidade de feedback do cliente e o retorno do investimento.

SCRUM

Scrum na Prática: como iniciar e executar?

Bem, para começar, separe sua equipe em partes, onde cada integrante é direcionado para aquilo que tem maior habilidade, formando equipes multifuncionais. Com isso, seu time de profissionais têm habilidades o suficiente para cumprir todo o escopo sem depender de ajudas externas.

Também conte com equipes auto gerenciáveis, o que significa que não há líder de equipe que decida qual pessoa fará qual tarefa ou como um problema será resolvido. Essas são questões que são decididas por todos durante a Scrum Sprint e pontuadas em cada Daily Scrum, reuniões diárias para informar, engajar e integrar os participantes.

Realizando Scrum Sprints

O ideal é praticar reuniões claras e diretas para otimizar a produtividade e garantir que uma quantidade mínima de tempo seja gasta, diminuindo o desperdício no processo.

O Planejamento de uma Sprint consiste em:

⏱ Scrum Board – vale fixar em um quadro também chamado de Scrum Board, o que ficou definido no encontro rápido;

scrum

Exemplo de Scrum Board – quadro para colar post-its coloridos com o conteúdo resumido das Scrum Sprints.

⏱ Reunião de Estimativa – a equipe se reúne para discutir os requisitos e estimar o tempo e tamanho do projeto;

⏱ Planejamento de Sprint – os colaboradores se comprometem com a quantidade de trabalho no início do Scrum Sprint e planeja datas para entregá-lo;

⏱ Sprint Review – no final do sprint, o time mostra seu progresso para as partes interessadas;

⏱ Retrospectiva da Sprint – após a demonstração, a equipe discute entre si como melhorar as tarefas na próxima sprint.

Retrospectiva da Sprint – após a demonstração, a equipe discute entre si como melhorar as tarefas na próxima sprint. Entenda melhor:

Nesta etapa, todas as equipes se reúnem para fazer uma retrospectiva geral. Um interlocutor é indicado para falar sobre seu setor e o que foi entregue naquela Sprint, destacando os pontos altos e baixos.

A importância da Retrospectiva da Sprint é que ela fornece a todos os colaboradores uma visão geral de cada setor e como as coisas são feitas, proporcionando ainda descontração e alegria quando todos tomam conhecimento de ‘missão cumprida’.

Resumindo, a Metodologia Scrum é rápida e versátil, funcionando perfeitamente para qualquer segmento empresarial, não apenas do ponto de vista do processo, mas também culturalmente.

A cada dia de uma Scrum Sprint, o grupo se reúne pela manhã na Daily Scrum e compartilha o conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

Essa prática tem que ser seguida a risca, porque é obrigatória para o sucesso do projeto.

Ao final de uma Scrum Sprint, os funcionários apresentam as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review.

Finalmente, faz-se uma Retrospectiva da Sprint e a equipe parte para o planejamento do próximo Scrum Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.

Aposto que você não vê a hora de implantar a Metodologia Scrum em seu ambiente profissional. Então aproveita e compartilha esse artigo com seus colegas de trabalho, mas antes, conta pra gente:

Como é feito um gerenciamento de projetos eficaz na sua empresa?

Deixe um comentário com uma dica contando como as coisas funcionam por aí. 😉

Abraços e até a próxima novidade!

Estudante de Engenharia da Computação, apaixonado por tecnologia, programação, música e design. Curioso desde cedo com as novidades tecnológicas, quando criança gostava de desmontar os brinquedos que ganhava só para poder remontá-los e vê-los funcionando novamente. Quando inicia um projeto gosta de entregar sempre mais do que foi pedido. Sempre disposto a compartilhar conhecimento e a aprender também. Educação constante!

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!