Como uma loja virtual pode inovar em meio à crise

Quando se fala em inovação, a maioria das pessoas geralmente relaciona ao uso de tecnologias de ponta, como robôs, inteligência artificial, nanotecnologia, entre outros.

No entanto, o conceito da inovação vai bem além disso. Ela surge nos momentos em que há necessidades específicas, como forma de solucionar problemas e tornar os processos o mais simples e eficiente possível.

Ou seja, a inovação se trata das mudanças que vêm para aperfeiçoar os processos, produtos e serviços.

E especialmente agora com a pandemia do novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, a inovação pode ser um diferencial e tanto para os negócios.

Afinal de contas, com a instabilidade econômica, as empresas que conseguirem ser mais ágeis e inovar são aquelas que terão vantagens competitivas para se destacar no mercado.

Seja no setor de comércio, indústrias de tarugo de alumínio, construtoras, e especialmente as lojas virtuais, a inovação se tornou um fator crucial diante da crise.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar como uma loja virtual pode inovar em meio a crise. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue nos acompanhando e descubra todos os detalhes!

1. Faça um bom planejamento de estoque

Antes de mais nada, o controle de estoque é fundamental dentro de uma loja virtual. Não calcular de maneira adequada o número de produtos ou não identificar os itens indisponíveis em seu estoque pode representar uma grande perda de oportunidades.

E vice-versa também é válido. Ter uma alta quantidade de itens no estoque também é prejudicial. Sendo assim, identifique o seu controle ideal de estoque durante a crise.

2. Trabalhe com o marketing de conteúdo

Outra maneira de inovar em meio a crise é apostando no marketing de conteúdo. Com a popularização da transformação digital, o perfil dos consumidores está se tornando mais exigente.

Se um determinado cliente deseja comprar um moinho de milho em uma loja virtual, por exemplo, ele provavelmente vai buscar informações sobre o produto e a empresa antes de tomar qualquer decisão de compra.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo se tornou fundamental para que os clientes achem todas as informações necessárias, aumentando assim o tráfego e o número de vendas da sua loja virtual!

3. Marque presença nas redes sociais

Já passou do momento em que as empresas precisam estar presentes nas redes sociais. Isso, pois essa é uma das estratégias de relacionamento mais eficazes e que não precisa de grandes investimentos.

Além disso, se você vende desumidificador de ar, por exemplo, por meio das redes sociais, é possível atrair novos leads para sua loja virtual, assim como promover mais interação com o público e produzir conteúdos relevantes para fortalecer a imagem da marca.

4. Use a tecnologia a seu favor

Por fim, procure também se auxiliar com as facilidades tecnológicas para que seja possível simplificar e otimizar os seus processos durante a após a crise.

Ferramentas como CRM, ERP, Chatbots, automação de marketing, e-mail marketing, entre outros sistemas podem ser extremamente úteis para garantir resultados positivos em suas estratégias e processos internos.

Agora que você já sabe como é possível inovar em sua loja virtual em meio a crise, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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