Chatbots: O que são e como utilizá-los?
Se você tem acompanhado as novidades de mercado, provavelmente já viu o termo chatbot sendo discutido ou, pelo menos, citado.O nome chatbot ou chatterbot (chatter + robot) foi criado por Michael Mauldin, em 1994, na Twelfth National Conference on Artificial Intelligence. Ele foi escolhido para o programa numa tentativa de descrever o que estes robôs “especializados” em conversação fazem.
Mas, afinal… o Que São Chatbots?
“Os Chatbots são programas de computador utilizados, na maioria dos casos, em serviços de atendimento ao cliente através da internet. O objetivo destes programas é simular uma conversa, de forma mais próxima possível da naturalidade humana, para que a pessoa que participa da interação não perceba que quem está respondendo a ela é um robô.”
Como Funciona o Chatbot?
O usuário faz uma pergunta em algum canal de comunicação pela internet, como o atendimento ao cliente, por exemplo. O sistema realiza a busca em uma base de conhecimento e tenta formular a melhor resposta. Ele tenta imitar um vocabulário humano, e obtém um resultado menos engessado que as respostas padrões comumente adotadas por sistemas automáticos.Os chatbots podem ser programados com regras, respondendo a perguntas específicas e já pré-definidas. Ele pode seguir um fluxograma de perguntas e respostas ou simplesmente ter respostas prontas para determinados assuntos já alimentados no sistema.Outra possibilidade é que a inteligência artificial possa ir aprendendo com o tempo de uso, conseguindo responder à mesma pergunta de várias formas diferentes.Tipos de Chatbots
Chatbots que Seguem Regras
Os chatbots que seguem regras tem suas possibilidades “restritas” a apenas o que já foi previamente alimentado no fluxograma de possibilidades. Por exemplo: se o usuário diz “Gostaria de fazer um pedido!”, o chatbot responderia de uma determinada maneira, com as respostas já programadas. Um exemplo de resposta seria: O que gostaria de pedir? Pizza ou Hambúrguer?).A partir daí, ele iria seguindo um fluxograma baseado no que o usuário vai escolhendo. Por exemplo: o chatbot é alimentado com 3 possibilidades. Se o usuário falar sobre a possibilidade A, ele responde de uma certa forma. Se escolher a B, responde de outra forma. E assim vai seguindo até finalizar o atendimento.Chatbots com Inteligência Artificial
Já os que possuem inteligência artificial podem aprender com o tempo e ter diversas informações inseridas em seu banco de dados. Uma das opções seria, por exemplo, que ele respondesse sobre a possibilidade de horários para entrega. Este sistema também é capaz de cruzar informações, responder de diversas maneiras a mesma pergunta, etc. Com o tempo, os chatbots dotados de inteligência artificial vão aprendendo cada vez mais sobre como o usuário se comporta, quais tipos de perguntas são comuns e passam a aperfeiçoar a forma como devem respondê-las no futuro.Onde os Chatbots são Utilizados?
Os robôs que conversam com você já estão sendo usados em diversos lugares e podem servir para vários propósitos. Alguns deles são:- Otimizar todo o processo de atendimento ao cliente;
- Relacionar-se com leads e clientes;
- Dialogar com os usuários em vários canais de comunicação (Skype, Telegram, Messenger, etc.);
- Automatizar vendas (como é o caso do Uber, que já pode ser solicitado clicando no endereço que uma pessoa te mandou numa conversa, por exemplo).