Como empreender na internet? Dicas matadoras!

Você já teve vontade de ser seu próprio chefe, trabalhar com o que gosta e, dependendo, até mesmo trabalhando em casa? Com o empreendedorismo digital isso é possível! Mas como empreender na internet e ter sucesso na sua iniciativa?

Essa é uma alternativa às formas de trabalho convencionais que muitos ainda nem consideram. Mas cada vez mais pessoas têm buscado essa opção por perceber suas vantagens.

Muitos ainda acreditam que empreender na internet é um tiro no escuro, uma atividade puramente baseada em achismos e improviso. Mas não é bem assim. Para ter sucesso é necessário muito planejamento e estratégias traçadas. 

No post de hoje a gente explica um pouco sobre como empreender na internet de maneira estratégica para ganhar dinheiro fazendo o que gosta, além de mostrar algumas vantagens desse tipo de iniciativa. Vamos lá!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é uma iniciativa que oferece a entrega de algum produto ou serviço por meio digital, pode ser através de um site e-commerce ou por aplicativo, por exemplo. 

E esses produtos ou serviços podem ser os mais diversos possíveis: roupas, prestação de serviços como faxina ou viagens de carro, venda de cursos e de ingressos, e muito mais! O céu é o limite. 

No empreendedorismo digital a internet é a mediadora da entrega do serviço ou produto e o negócio geralmente é baseado em ideias inovadoras e no uso da tecnologia. 

Investimento de baixo custo

Uma das principais vantagens do empreendedorismo digital é o seu baixo custo inicial. Você pode iniciar seu empreendimento dentro da sua própria casa, sem ter gastos com aluguel e estrutura física. 

Muitas pessoas costumam usar o dinheiro de seguro desemprego ou de indenizações para dar o pontapé inicial nos seu projetos. Outros organizam as famosas “vaquinhas” para arrecadar o necessário para tirar suas iniciativas do papel.

Inclusive essas vaquinhas podem ser feitas através de crowdfundings, uma forma de financiamento coletivo online no qual as pessoas que enxergam valor na sua proposta podem contribuir com o projeto. Tudo é feito online. 

Para fazer com que as pessoas contribuam você deve conseguir transmitir o bem que seu projeto pode proporcionar. Venda seu peixe, essa é a hora de valorizar sua ideia para que as pessoas consigam enxergar o seu potencial.

Sem barreiras geográficas

A ausência das barreiras geográficas também ajuda a reduzir os custos iniciais de um empreendimento digital.

Se você mora no Rio Grande do Norte pode vender seu serviço ou produto para clientes localizados no Espiríto Santo ou até mesmo para fora do país. Isso porque a internet aumentou as possibilidade de atingir pessoas. 

Seu público aumenta imensamente e a chance de conseguir clientes e lucrar é ainda maior. 

Infinitas possibilidades e oportunidades

Como dissemos no tópico anterior, a internet é capaz de aumentar as possibilidades e oportunidades para qualquer um com acesso à ela. 

Sem as barreiras geográficas seu público aumenta imensamente e a chance de lucrar cresce ainda mais. 

É um campo muito vasto para praticamente todos os nichos. Se você tem uma habilidade manual, como o tricô ou o crochê, por exemplo, que tal exibir as peças que você confecciona em uma página e aceitar encomendas?

O mesmo é válido para doces e bolos de festa. As pessoas podem entrar em contato com você para encomendar os quitutes sem sequer ter que sair de casa.  

Mas não se prenda a esses exemplos. Como dissemos, as possibilidades são muitas. Pense no que você gosta e no acredita que outras pessoas se interessariam o suficiente para comprar, faça uma boa pesquisa e coloque em prática!

Como empreender na internet?

Mais acima mencionamos que os negócios digitais não devem ser feitos no improviso e assim como os tradicionais, requerem muito planejamento. Por isso elaboramos algumas dicas de como empreender na internet a partir de algumas sugestões. Confira: 

Escolha um nicho de mercado

O primeiro passo de como empreender na internet é escolher um nicho de mercado. Isso significa definir bem qual será seu produto e seu público.

Só assim você conseguirá identificar as oportunidades daquele mercado e segmentar seu negócio. 

A partir disso também conseguirá apontar seus concorrentes, assim como seus pontos fortes e fracos e analisar o seu público, quais são suas dores e dificuldades e como o seu empreendimento poderá ajudá-las. Essa será a missão do seu negócio.  

Elabore um plano de negócios

Uma vez que seu nicho de mercado esteja definido, chegou a hora de se aprofundar ainda mais na elaboração do plano de negócios. É importante pensar na divulgação dos seus serviços ou produtos. O que nos leva ao próximo ponto:

Marketing Digital

Se tratando de um empreendimento na internet é que é esse o meio em que seu público está, é preciso pensar em estratégias de marketing digital. A partir dele seu negócio ganhará visibilidade e seu público o encontrará. 

Seu principal foco com o marketing digital deve ser enviar as mensagens certas para as pessoas certas, ou seja, para quem realmente tem chances de consumir o seu produto ou serviço. 

Criação de site e/ou blog

A criação de sites ou blogs são plataformas que vão ajudar no marketing digital do seu empreendimento de duas formas. A primeira delas é oferecendo todas as informações de contato do seu negócio.

O site pode funcionar como uma central que reúne tudo que pode ser de interesse sobre sua empresa para as pessoas. 

A segunda forma é com a disponibilização de conteúdo relevante para seu público. Você pode produzir textos ou vídeos, por exemplo, com tutoriais e outros materiais interessantes e postar no blog ou site.

Quanto maior a qualidade deste conteúdo, mais valor você entrega para o público e se tornar autoridade na sua área.

Mas lembre-se que seu conteúdo só será encontrado pelas pessoas se estiver bem ranqueado no Google.

E isso vem a partir de um trabalho intenso de empregar técnicas de SEO para sites, ou seja, deixando seu site ou blog e tudo que há nele agradável para os algoritmos da ferramenta de busca e principalmente para o usuário. 

Redes sociais

As redes sociais são um outro canal além do site e blog para divulgação do seu empreendimento na internet. Além disso, é uma maneira de construir e manter um vínculo com os clientes respondendo a comentários e mensagens.

Na divulgação, valorize seu trabalho com fotos e vídeos e sempre faça posts para compartilhar os links dos seus outros canais, como blog, site e Youtube. 

Ideias para empreender na internet

Loja virtual

Uma loja virtual ou e-commerce, assim como uma loja física, é um espaço para vender ou revender produtos diversos. Nesses casos você precisa pensar nos métodos de entrega, se será pessoalmente à domicílio, se será mediante frete, retirada em local físico, etc. 

Pense também nos métodos de pagamento: se aceitará cartão de crédito, pagamento por boleto, depósito bancário, etc. De qualquer forma, certifique-se que sua loja seja segura para que os clientes tenham a confiança de fornecer seus dados para a compra.

Pesquise bem sobre a plataforma que quer usar, assim como o domínio e a hospedagem.

Infoprodutos

Os infoprodutos são qualquer tipo de material que vise o compartilhamento de algum conhecimento. 

São conteúdos educativos e podem ser feitos sobre os mais diversos assuntos e em diferentes formatos: vídeos, ebooks, podcasts, infográficos, etc. O que você se sentir mais à vontade de produzir.

Se você é professor de inglês, pode produzir aulas em vídeo com dicas para melhorar a pronúncia e disponibilizá-las como se estivesse vendendo um curso. 

Blog

Muitos grandes empresários de hoje em dia começaram como blogueiros, falando de assuntos que se interessavam ou que dominavam. Ganharam muita autoridade no tema e resolveram abrir o próprio negócio. 

Os blogs também são capazes de trazer mais tráfego para seu site e aumentar as chances de conversão, isso é, das pessoas gostarem tanto do conteúdo disponibilizado que se tornam leads ou oportunidades muito grandes de se tornarem clientes.

Produção de conteúdo para empresas

Adora escrever, mas acredita que não tem como empreender na internet usando essa habilidade? Bom, não é bem assim. Você tem a opção de ser freelancer e produzir conteúdos em texto para empresas. 

Muitas empresas não possuem uma área de comunicação com alguém que possa redigir textos para blog ou site e preferem terceirizar essa atividade, isso faz com que essa situação se torne uma ótima oportunidade para quem ama escrever empreender.

Youtube

Assim como nos blogs, muito youtubers se tornaram empreendedores de sucesso graças à visibilidade que ganharam na plataforma. Os conteúdos em vídeo caíram no gosto dos usuários. 

Além do Youtube monetizar vídeos com um grande número de visualizações, essa é uma forma de produzir conteúdo de valor para seu público. 

Desenvolvimento de aplicativos

Pense bem, quantos aplicativos você tem no seu celular? Pois é, os apps já fazem parte do nosso cotidiano. Mas além de usuários, podemos ser também criadores dessas ferramentas.

Essa é mais uma forma de como empreender na internet. Existem aplicativos para vários públicos e com as mais diversas funções, seja para ajudar as pessoas a se organizarem melhor ou para se divertirem com joguinhos de celular. 

Você pode ter a ideia para um app e desenvolvê-lo sozinho ou fazer uma parceria com um desenvolvedor.

Vender fotos

Se você é fotográfo, leva jeito ou gosta de tirar fotografias, vender fotos online pode ser uma opção de investimentos. 

Mas de qualquer forma é preciso se aprimorar. Isso é possível através de cursos, muito estudo e adquirindo bons materiais para que as imagens saiam com qualidade profissional.

Mas onde comercializar suas fotos? Considere os bancos de imagem como o Shutterstock, Pixabay, Freepic, etc. 

Neles você vende suas imagens e os direitos para que usuários diversos possam baixá-las e reproduzi-las em outros sites e plataformas.

Ganhar dinheiro jogando

É viciado em jogos e está cansado de ouvir as pessoas dizendo que isso não leva a nada? Saiba que não é bem por aí e muitas pessoas ganham uma quantidade de dinheiro absurda jogando videogame. 

Os e-sports, como passaram a ser chamados, rendem campeonatos que movimentam quantias muito altas graças a patrocinadores, assim como a Copa do Mundo de Futebol e o Super Bowl americano. 

Vender em marketplaces

Os marketplaces funcionam mais ou menos como as lojas virtuais, são plataformas que reúnem várias lojas e marcas no mesmo lugar. E em troca os lojistas devem pagar uma porcentagem de suas vendas à plataforma que os hospeda. 

É como se fosse o aluguel de uma loja num shopping ou galeria. A grande vantagem é que esse mercado virtual já possui uma grande visibilidade, que será transmitida para o que você está vendendo, além de toda a segurança e estrutura da hospedagem.

Participar de programas de afiliados

A Wikipedia define essa prática como:

“Um serviço de publicidade prestado por uma pessoa ou empresa, que disponibiliza espaços publicitários na Internet, e é remunerada em função dos negócios gerados a partir dos acessos gerados por estes espaços publicitários.”

Essa é mais uma oportunidade para empreender na internet! Quando você se afilia, promove um produto ou empresa em algum espaço do seu site ou blog, ou vice-versa, assim como um aluguel.

Em troca, sempre que há uma venda através daquele link a empresa que anuncia recebe uma porcentagem do valor da venda.

Consultoria online

É especialista e tem autoridade e propriedade sobre algum assunto? Considere a prestação de consultoria online.

Se você for especialista em administração, contabilidade, marketing, RH, etc., coloque seus conhecimentos em prática ajudando outras pessoas e empresas a se desenvolverem disponibilizando consultorias. 

Esse foi o nosso post de hoje! O que você achou?

Agora que você já sabe como empreender na internet, que tal investir na otimização de sites? Isso mesmo! O seu negócio online precisa ser visto pelo maior número de pessoas para ter sucesso.

E para que isso seja possível, é necessário que o Google considere o seu site e suas propostas interessantes e relevantes o suficiente para aparecer nas primeiras posições. Deixe esse trabalho para quem entende do assunto.

Nós da Cia Web Sites somos especialistas em criação de sites e otimização SEO. Estamos há anos no mercado ajuda empresas a alcançarem o primeiro lugar em suas áreas. Faça da sua empresa uma delas!

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais. Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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