Guia Básico: Como Iniciar uma Estratégia de Marketing Digital

Guia Básico: Como Iniciar uma Estratégia de Marketing Digital

Postado em: 12 de junho de 2017
Compartilhe

Desde a década de 1950, o marketing vem ganhando cada vez mais espaço nos orçamentos empresariais. Sendo assim, as instituições têm investido em profissionais específicos e na criação de departamentos. Isto tudo para conseguir gerir as estratégias corretas de marketing para o sucesso do empreendimento.

Uma das vertentes deste tipo de estratégia é o Marketing Digital. Hoje, ele representa uma das mais importantes formas de promoção de marcas, serviços e produtos através das ferramentas disponíveis na internet.

Mas, você sabe o que é marketing digital?

Conceito de Marketing Digital

Marketing digital é o conjunto de ações e estratégias no ambiente online, que convergem em um objetivo mercadológico pré-estabelecido. Seus principais diferenciais, em detrimento ao marketing tradicional, são a facilidade de mensurar os resultados e a escalabilidade. Isto faz com que esta estratégia seja bem mais flexível e barata do que o marketing tradicional.

A partir dos anos 1990, com a liberação da internet para o uso comercial, o marketing online vem crescendo substancialmente. Assim como a publicidade tradicional, ela é uma estratégia de alta importância. As suas principais funções são promover e lançar produtos, serviços e conceitos, bem como consolidar marcas ou empresas.

Atuar através da internet para alcançar seus objetivos de marketing é o que chamamos de ter presença digital.

Presença Digital

Com a crescente utilização da internet, possuir presença digital é algo fundamental nos dias atuais. Estar presente digitalmente é garantir que seus serviços, produtos e marca estejam disponíveis para seus clientes ou potenciais clientes durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Só para se ter uma ideia da amplitude disto, uma pesquisa realizada em 2015 demonstrou que 58% da população brasileira acessa à internet. Uma outra pesquisa realizada pelo Google, também em 2015, constatou que 74% dos usuários brasileiros pesquisam produtos na internet através de seus smartphones.

Maneiras de se Fazer Marketing Digital

Hoje, há empresas especializadas em possibilitar que sua empresa tenha relevância na web. Elas são conhecidas como agências de marketing digital. Estas empresas atuam no desenvolvimento de estratégias para que você possa manter a sua presença digital e alcançar o seu público alvo através da internet.

Conheça agora as principais formas que as agências de marketing digital utilizam para fazer publicidade online.

Criação de Web Sites

Para fazer um bom plano de marketing digital, o primeiro passo é a criação de um site. Ele pode ser a porta de entrada para seus clientes em potencial.

Um bom site deve transmitir credibilidade, ser moderno e de fácil navegação. Além disto, ele deve possuir conteúdo de qualidade para atender às necessidades de informação do usuário que está interessado em sua empresa e nos serviços ou produtos que você oferece.

O seu site também deve ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer tamanho de tela, para que a navegação não seja prejudicada. Criar um site responsivo é fundamental hoje em dia, se pensarmos que atualmente 89% dos usuários de internet utilizam seus smartphones para navegar na web.

Otimização de Sites (SEO)

Para se criar um bom site, além das características já citadas, ele deve estar visível aos usuários nos mecanismos de busca.

Para você entender melhor do que se trata, imagine a seguinte situação…

Quando um cliente não conhece uma empresa específica, ele faz uma pesquisa nos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) para atender ao que ele deseja. Esta busca é feita através de palavras-chaves, ou seja, termos aos quais ele acredita que o seu objetivo esteja relacionado.

Se ele quer, por exemplo, encontrar uma empresa que faça o site dele, mas não sabe qual empresa contratar, ele pesquisa pelo termo “criação de sites” no buscador. Entre as opções que surgem como resultado, ele escolhe uma ou algumas para clicar e conhecer mais sobre a empresa.

A grande questão aqui é: geralmente as pessoas só clicam nas primeiras opções que aparecem nos resultados. Portanto, para que seu site apareça nas primeiras posições e tenha maiores chances de ser clicado, é necessário que seja realizado o SEO (Search Engine Optimization). SEO é o trabalho de otimização do seu site, que tem como finalidade fazer com que ele seja melhor ranqueado pelos mecanismos de busca e conquiste as primeiras posições.

Lojas Virtuais

As compras online vêm crescendo ano após ano. Em 2016, este tipo de transação cresceu 11% e tem previsão de alta para 2017. Ter uma loja virtual é a possibilidade de ter sua empresa sempre aberta, para que o seu cliente possa visitá-la de onde ele estiver. Isto pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio.

Redes Sociais

O crescimento das redes sociais tem se tornado assustador. Com isto, o investimento em marketing digital realizado através delas também cresceu na mesma proporção.

Em 2016, 32,5% do investimento em publicidade online foi destinado às redes sociais e banners. Este crescimento aconteceu, principalmente, devido à possibilidade da criação de anúncios segmentados. Isto resultou na otimização dos gastos com marketing digital e melhorou os resultados mercadológicos.

Conclusão

Como vimos, estar presente na web é algo imprescindível nos dias atuais. Quem não é visto na internet, não tem tanta credibilidade. Além disto, acaba ficando para traz em questão de alcance de público perante a concorrência já disponível online.

E se você quer conhecer mais sobre marketing digital e outros recursos de marketing, conte com a Cia Web Sites. Aqui, você tem a melhor equipe para fazer o planejamento e a execução da sua estratégia de marketing digital. A Cia Web Sites leva você e sua empresa ao mundo online.

Entre em contato e saiba o que tudo o podemos fazer por você!
Tel: (31) 3564-2776
E-mail: contato@ciawebsites.com.br

Formado em publicidade e propaganda, trilhou caminho por diversas agências de publicidade até cair de cabeça no marketing digital. Hoje, cursando MBA em marketing, expandiu de vez sua visão mercadológica, sendo capaz de fazer uma análise completa do ambiente virtual das empresas. Especialista em Inbound Marketing e atleticano, gosta de assistir aos jogos tomando uma cerveja e aproveita o final de semana se dedicando ao lazer.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!