Marketing Digital
que Gera Resultados

Marketing para escolas: estratégias digitais para você conseguir mais alunos!

Marketing para escolas: estratégias digitais para você conseguir mais alunos!

Sem dúvidas, o marketing para escolas é a solução para as instituições que visam atrair mais alunos. Além disso, é também a forma de manter os atuais alunos, que é um dos grandes desafios de muitas escolas particulares.

Por muito tempo, o marketing para escolas foi feito por meio de canais tradicionais, como outdoors, rádio e TV. Porém, com os pais e alunos cada vez mais conectados, tornou-se fundamental estar presente online e isso é feito por meio do marketing digital. 

Considerando a grande concorrência e algumas dificuldades, como ter que se comunicar com dois públicos diferentes, pais e alunos, muitas instituições têm dificuldade na hora de traçar estratégias de marketing digital para escolas.

Para te ajudar nessa missão, preparamos 5 estratégias digitais que vão ajudar a sua escola a atrair e reter mais alunos. Confira!

Defina a sua persona

Como citado acima, uma das grandes dificuldades ao se fazer marketing para escolas está na definição da persona, que é uma representação do cliente ideal, que será o foco das ações de marketing. Isso porque, mesmo que a decisão final seja concentrada nos pais, a opinião dos filhos tem um peso grande na decisão deles. 

Nesse caso, muitas escolas optam por trabalhar com duas personas, uma que represente os pais e outra que represente os alunos. Assim, é possível criar ações mais direcionadas, cada uma para a sua respectiva persona, tornando a comunicação mais assertiva.

Dedique-se ao relacionamento com os pais e alunos

Além de definir as personas, quando nos tratamos de marketing para escolas, o relacionamento com elas é fundamental. Isso porque a decisão a ser tomada por elas envolve muita confiança, que deve ser construída pela escola.

É importante contar com canais de comunicação, para que os pais se sintam mais próximos da escola. Além disso, se mostrar atento às necessidades dos envolvidos, ao que eles valorizam no ambiente escolar, também é uma forma de estreitar esse relacionamento, principalmente quando se trata da retenção de alunos.

Vale lembrar que, quando o assunto são escolas, as indicações “boca a boca” são muito fortes. Então, apesar de não ser ideal contar com esse tipo de divulgação, as indicações não deixam de se importantes e se tornam mais frequentes quando se mantém um bom relacionamento com os pais e alunos.

Invista em SEO Local

Hoje, independentemente do segmento, as empresas que querem se destacar e conseguir mais clientes têm o SEO como uma importante estratégia. Isso porque, por meio dele é que elas são encontradas nas buscas do Google. 

Não é diferente quando estamos tratando de escolas. Mas é importante ressaltar que elas têm uma particularidade, que é a localização geográfica. 

Muitas vezes, não faz sentido aparecer nas buscas de pessoas que procuram por escolas em uma região muito distante de onde a sua está localizada e é aí que entra o SEO local.

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

No SEO Local são trabalhadas palavras chave estratégicas para a sua escola, que envolvem termos relacionados à sua localização. A partir disso, os esforços são direcionados para que o site da sua escola seja exibido nos primeiros lugares quando essas pesquisas são feitas no Google.

Assim, se a sua escola fica no centro de Belo Horizonte, por exemplo, quando alguém buscar por “escolas em Belo Horizonte” no Google, o site da sua instituição estará entre os primeiros resultados, uma vez que o SEO local seja bem estruturado.

Desenvolva a presença da sua escola nas redes sociais

Não é segredo que as redes sociais são um canal de grande potencial para muitos negócios e as escolas não ficam fora. Com uma presença forte de alunos e pais nas diversas redes sociais, é fundamental que a sua escola também esteja marcando presença nesses canais.

Vale lembrar que, para se destacar nesse meio, é importante estar atento a cada uma das novidades e aproveitá-las. Seja com a produção de conteúdos em imagem, vídeo ou qualquer outro formato da rede em questão, é importante aproveitá-los para fortalecer a imagem da sua escola e estreitar ainda mais o relacionamento com o seu público alvo.

Para fazer o gerenciamento de redes sociais, deve-se contar com um bom planejamento de publicações, além de estar atento às mensagens e comentários, pois a interação nas redes é muito valorizada.  

Trabalhe com o inbound marketing para escolas 

O inbound marketing nada mais é que um conjunto de ações estratégicas que visam atrair o público, convertê-los em possíveis interessados, direcioná-los para o fechamento do negócio e encantá-los, para que sejam retidos, o que faz bastante sentido no contexto do marketing para escolas.

Por meio de um estudo de cada etapa da decisão em que os pais e alunos podem se encontrar, são produzidos conteúdos estratégicos, que podem ser blog posts, e-books, e-mails… enfim, conteúdos com o objetivo de direcioná-los para o fechamento do negócio, que, nesse caso, é a matrícula.

Essa é uma estratégia que envolve muitos passos, mas que, quando bem executada, tem um potencial enorme de aumentar a quantidade de alunos de muitas escolas. 

A Cia Websites é uma agência de marketing digital que conta com especialistas em inbound marketing prontos para te ajudar nessa missão. Aqui, desenvolvemos as melhores estratégias para elevar a presença digital da sua escola. 

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar com o marketing para escolas? Solicite um contato hoje mesmo! Estamos esperando por você!

Carreiras Cia Web Sites

Junte-se à nossa missão de fornecer serviços de marketing digital líderes do setor para empresas em todo o Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolve seu conhecimento pessoal e cresce como indivíduo.

Posts Relacionados