Saiba como fazer marketing digital usando apenas o smartphone

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 21 outubro, 2020 ~ 4 minutos de leitura
Saiba como fazer marketing digital usando apenas o smartphone

Durante o ano de 2020 diversos desafios precisaram ser solucionados de forma inovadora e prática, fazendo o melhor uso das ferramentas que temos à mão na era digital. Fazer marketing digital no smartphone é comum hoje me dia e trás resultados gigantescos.

Diversas empresas precisaram migrar total ou parcialmente seus serviços para o regime de atendimento remoto, home office e outras aplicações digitais.

Fazer Marketing Digital no Smartphone é importante?

            Podemos extrair dessa experiência lições importantes para começar 2021 alavancando nossa presença online, por exemplo, muitos descobriram que não é necessário possuir supercomputadores ou equipamentos avançados já que, em muitas situações, o smartphone que carregamos diariamente no bolso já é capaz de sustentar estratégias completas de marketing digital e comunicação.

            Qualquer celular com Android ou iOS hoje com uma boa bateria pode te ajudar a planejar ideias, escrever publicações, acompanhar métricas de engajamento, criar e divulgar obras de design gráfico, e até editar vídeos, sem precisar ser um especialista no assunto.

Fazendo marketing no telefone

Ficou interessado? Então confira nosso guia completo.

            Mas antes, um aviso importante: confiar ao smartphone os dados privados de sua empresa e clientes é uma possibilidade viável, mas para isso, algumas medidas de segurança básicas devem ser adotadas:

Mantenha o aparelho atualizado, ative a autenticação biométrica ou use uma senha complexa, faça o download de uma VPN e habilite-a no smartphone, e não confie em aplicativos ou anexos de fontes desconhecidas.

Apps para produtividade e criação

            Uma das principais vantagens de se utilizar o smartphone como ferramenta de trabalho é que ganhamos acesso a aplicativos que realizam tarefas complexas, mas com uma interface fácil de aprender.

Por exemplo, aprender a editar um panfleto com o Adobe Illustrator e Adobe Photoshop no computador pode ser uma experiência cara e assustadora para quem não é da área, no entanto, usar editores para celular pode produzir resultados semelhantes de forma intuitiva. 

Editores de texto

            Se quisermos escrever o texto para uma publicação nas redes sociais ou blog, ou até se tivermos uma ideia genial durante uma caminhada e precisamos rapidamente anotar, alguns aplicativos podem deixar essa tarefa mais simples.

Bear

O Bear é um aplicativo para anotações rápidas bastante simples, porém poderoso. O app permite a criação de listas de tarefas, formatação de texto, organização em prioridade entre outros recursos de busca interessantes para notas rápidas e lembretes.

Google Docs

A suíte de aplicativos Office da Google é grátis e possui uma vantagem crucial: os documentos do Google Docs ficam disponíveis automaticamente em todos os seus dispositivos, e podem ser rapidamente compartilhados com colegas de trabalho.

Assim, é possível criar planilhas, textos e apresentações em qualquer aparelho, em qualquer lugar, com qualquer pessoa.

Hootsuite

O Hootsuite é um aplicativo interessante para quem maneja diversos perfis de redes sociais.

Com ele, é possível escrever uma publicação e agendar um horário para que seja publicada automaticamente em todos os seus perfis, respeitando as diferenças entre cada plataforma e ajudando a medir o impacto.

Editores gráficos

            Para o marketing digital, a máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras é ainda mais verdadeira.

O engajamento em redes sociais é infinitamente maior em publicações que possuem imagens ou desenhos associados. Com esses apps, você não precisa ser um designer profissional ou fotógrafo para melhorar suas postagens.

Canva

O Canva é um verdadeiro canivete suiço do design gráfico. Com apenas alguns toques na tela, é possível criar posts perfeitos para stories em redes sociais, fotos no Instagram, banners, panfletos, cartões, capas para playlists, figurinhas para WhatsApp.

O app conta com sincronização na nuvem, diversas opções de layouts, fontes, alinhamento automático, e imagens prontas para usar.

Photoshop Express/Photoshop Fix

O Photoshop se tornou sinônimo de edição virtual de fotografias, o problema é que aprender a dominar o programa é uma tarefa árdua e demorada.

No entanto, a Adobe disponibiliza gratuitamente versões para celular capazes de corrigir rostos, eliminar detalhes indesejados em fotos, corrigir iluminação e cores, tudo de forma rápida, prática e fácil de aprender.

Outros apps importantes

            Por fim, alguns apps podem ajudar em processos mais abstratos em sua estratégia de marketing, como é o caso do Trello para planejamento de tarefas e organização, do SimpleMind para criação de mapas mentais e elaboração de ideias, e o WhatsApp Business para criar uma estratégia de atendimento e retenção de usuários através do WhatsApp, a plataforma mais importante de comunicação no Brasil.

            É importante para o marketing via smartphone conhecer as tendências atuais, e medir o sucesso de cada publicação para elaborar estratégias inteligentes que possam atrair clientes num oceano de publicações disponíveis na internet.

Abuse de stories, personagens, imagens chamativas, vídeos, acordos com influenciadores e preste atenção nas mensagens diretas de consumidores. Aprenda também 3 tendências de SEO para colocar em prática em 2021 e alavancar sua presença digital.