A evolução dos sites: Veja como os sites evoluíram ao longo do anos

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 28 junho, 2021 ~ 7 minutos de leitura
A evolução dos sites: Veja como os sites evoluíram ao longo do anos

Para estarmos totalmente conectados pela Web, conversarmos de forma instantânea por aplicativos e chats em qualquer lugar do mundo, ter acesso a milhares de conteúdos sobre os mais variados assuntos, foi preciso uma longa caminhada que podemos denominá-la de a evolução dos sites.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa no Google ou um simples aparelho celular, possuem uma tecnologia centenas de vezes maior do que a tecnologia que foi empregada a Apollo 11, a nave que levou Neil Armstrong à superfície da lua pela primeira vez em 1969.

Mas nem sempre foi assim. Os primeiros sites criados na web eram apenas documentos eletrônicos, com informações básicas sobre pessoas ou empresas. Eram apenas um conceito estático, com a única finalidade de serem lidos, assim como são os jornais tradicionais.

Mas hoje em dia é bem diferente, são bilhões de conexões diárias, a evolução é tanta que é praticamente impossível mensurar o número de usuários e conexões existentes na rede a cada dia.

evolução dos sites

A evolução dos sites: World Wide Web

Criado por Tim Berners-Lee, o “www” foi apresentado ao mundo com sua primeira proposta em 12 de março de 1989. 

Tim comparou sua ideia a uma teia de aranha, que é uma estrutura de pontos interligados através de um único centro. Esta é a forma mais simples de entendermos o funcionamento das redes.

Devido a evolução dos sites, hoje podemos entrar em um site de turismo, sermos direcionados para uma página de passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, dicas de viagens e muito mais.

Sem falar que os bilhetes físicos, boletos, certidões, cheques, notas fiscais, quase deixaram de existir. É tudo pela internet em documentos eletrônicos.

evolução dos site, www

Serviços de buscas

A maior evolução já registrada até hoje na web, foram os sites de busca, como Google, Bing e Yahoo, por exemplo. 

Estes sites possuem algoritmos super potentes que procuram e indexam páginas da web 24 horas por dia, sete dias por semana, e a quantidade de apontamentos de outros sites, para ranqueamento no “grid” dos maiores buscadores. 

Muitas pessoas pensam que o Google existe desde o começo da rede, o que não é verdade, antes mesmo do gigante das buscas, já existiam o Yahoo, Cade e Aonde, que gerenciavam os serviços de busca, mas não possuíam algoritmos tão inteligentes.

Desta forma os sites acabaram virando portais de interação e movimentam as atividades econômicas das empresas e pessoas. 

Com a chegada do Google, os sites deixaram de ser bagunçados e sem objetivo, sendo assim o Google estipulou uma série de regras que os sites deveriam seguir para ranqueamento em suas páginas principais, com isso os sites ganharam qualidade e relevância.

evolução dos site, fachada Google

A evolução dos sites dos gigantes da Web

Através da evolução dos sites, alguns deles foram se destacando e ganhando autoridade a cada dia.

Além disso, estes gigantes da internet passaram por diferentes tipos de cores e layouts e, sempre se adequando à tecnologia disponível a sua época.

Muitos destes sites existem até hoje, e recebem milhões de acessos todos os dias, e são capazes de trazer informações relevantes de forma instantânea, passando na frente de emissoras de TV, rádio e marketing tradicional, ou seja, não há ferramenta mais poderosa para marketing do que um site de grande relevância e autoridade.

Mas para tornar este artigo ainda mais interessante, faremos uma viagem no tempo, e assim como em um museu vamos apresentar como eram as coisas antigamente e o seu desenvolvimento através do tempo.

evolução dos site, aplicativos

G1

O G1 é um portal de notícias brasileiro criado e mantido pelo grupo Rede Globo. Lançado em 18 de setembro de 2006, o site disponibiliza conteúdo noticioso e de jornalismo de diversas empresas do grupo Globo.

Quer saber como levamos mais de 50 mil acessos por mês aos sites dos nossos clientes? Clique aqui!

O site é representação online da Rede Globo e em 2008 os antigos sites de telejornais da Globo e do Globonews passaram a pertencer ao domínio do G1.

Já no final de 2010, o portal passou a integrar os sites menores da rede afiliada, se tornando um só, mais forte, com mais autoridade e hoje atinge não só o Brasil mas todo o mundo.

Evolução do site G1 Através do tempo:

21 de junho de 2006;

site G1 2006

Aqui começava a história do G1, um dos maiores portais de notícias do mundo.

03 de dezembro de 2010;

evolução dos site, G1, 2010

Design mais limpo e leve, para apresentar o conteúdo de forma mais clara e não pesar tanto a hospedagem.

05 de julho de 2017;

site G1, 2017

16 de junho de 2021;

site G1, 2021

Sem se preocupar com temas atuais, o site ainda apresenta inovação e clareza para quem o lê.

YouTube

O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos e tem sua sede em Sam Bruno, Califórnia.

Criado por 3 ex-funcionários do Paypal em fevereiro de 2005, o site foi uma das maiores invenções dos últimos tempos.

Devido ao seu grande sucesso o Youtube despertou interesse de grandes empresas da web que viram seu grande potencial de negócios. Sendo assim, em novembro de 2006 ele foi vendido ao Google por US $1,65 bilhões e desde então o site é uma subsidiária da plataforma.

Hoje em dia o Youtube é o 2º maior site de buscas do planeta, ficando atrás somente para o Google.

Assim como Facebook, Twitter e outras redes sociais, o Youtube é um site que interage com as pessoas, é uma pessoa falando com outra e não uma empresa, daí se explica o seu grande sucesso.

Evolução do site YouTube através do tempo:

03 de março de 2005

site Youtube 2005

Bem diferente do site atual, mas já com seu padrão único e interessante.

05 de junho de 2010;

site Youtube 2010

Já pertencente ao Google, o Youtube ainda mantém seu clássico layout, mas com muito mais informações e vídeos disponíveis, além de ser uma poderosa ferramenta de anúncios.

21 de junho de 2021;

site Youtube 2021

Cia Web Sites

Quando falamos em evolução dos sites, não podemos deixar de falar de quem desenvolve e apresenta novos layouts ao mundo, se baseando em cada época da evolução da web.

Sendo uma das maiores empresas de desenvolvimento de sites do Brasil, a Cia Web Sites atua desde 2011 e vem crescendo junto com os gigantes da Web, afinal, não é possível desenvolver um site atual, tecnológico sem contar com quem entende de criação de sites.

O marketing digital surgiu nos anos 90, e era um canal de comunicação direta, mas só se tornou viral a partir da democratização da internet e o uso dos motores de busca.

Sendo assim, a Cia se tornou pioneira em estratégias de marketing digital e leva milhares de acessos e negócios a empresas de todos os ramos possíveis, ajudando-as a crescer mutuamente.

Evolução do site Cia Web Sites através do tempo:

05 de outubro de 2012;

site Cia Web Sites 2012

Um dos layouts mais chamativos e atraentes para a época, foi um grande sucesso e atraía cada vez mais clientes a fechar negócios com a empresa.

05 de abril de 2016;

site Cia Web Sites 2016

Ainda apostando em layouts inovadores, a Cia saía na frente da concorrência apresentando toda sua experiência em desenvolvimento de sites.

19 de março de 2020;

site Cia Web Sites 2021

28 de maio de 2021;

site Cia Web Sites, 2021

A importância da evolução dos sites para o mundo

Através dos tempos a internet se mostrou cada vez mais prática e eficaz, e hoje quase todas as pessoas do mundo se conectam através de sites e aplicativos.

Não podemos deixar de citar as ferramentas que tornaram esta evolução possível, como o Google Chrome, Mozilla, Gmail e Internet Explorer, dentre outras, que para facilitar a navegação e o acesso dos usuários foram criadas pelas maiores empresas de tecnologia do mundo.

E você, o que achou da evolução dos sites ao longo dos anos? E como você foi impactado com a internet desde a sua infância?

A evolução da Web ajudou a centenas de empresas a se tornarem gigantes, o que não seria possível sem eles e sem o marketing digital.

O marketing digital está cada vez mais presente na vida das pessoas, pois somente através dele é possível fazer segmentações com o público correto para o seu produto e não perder dinheiro.

Quer que sua empresa ou negócio cresça como milhares crescerem através dos anos com o marketing digital?

Separamos um material gratuito que irá lhe mostrar o passo-a-passo de como os grandes fizeram e fazem até hoje e com isso chegaram ao sucesso absoluto.

Veja aqui como fizemos para nosso cliente ter sucesso na internet!