Como criar conteúdo útil para ocupar boas posições no Google?

Criar conteúdo útil para ocupar boas posições no Google é fundamental, ainda mais com o novo Core update dos algoritmos do Google de 2022.

E os sites que apresentam conteúdos úteis para o usuário e adequados para os algoritmos são os que irão ocupar as melhores posições no ranking dos buscadores.

Para entender como tornar o seu conteúdo mais atraente e adequado confira este artigo completo e se destaque. Boa leitura!

O que é esse Core Update e atualização de conteúdo útil?

Google core update conteúdo útil: imagem com pastilhas escritas e quatro chaves de fenda, uma em cada ponta

Em 2022, o Google publicou a atualização do algoritmo Helpful Content Update, sendo este utilizado para avaliar e garantir que os conteúdos na SERP ofereçam maior qualidade e ajuda real para os usuários.

E, o Core update é a atualização principal do algoritmo do Google, quando estas ações acontecem impactam totalmente o posicionamento das páginas no buscador. 

E os analistas de SEO manifestam-se com muita agitação, enquanto alguns celebram melhor posicionamento no ranking,  outros choram por quedas drásticas.

Pois, a avaliação dos robôs após atualização ampliam as avaliações de vários ítens. 

Como criar conteúdo útil após a atualização do Helpful Content Update

update atualização

O próprio Google frisou em nota, que o tripé mais do que nunca se apoia em três pilares, sendo:

  • criar conteúdo útil;
  • que prioriza as pessoas;
  • e que sejam confiáveis.

Leia a declaração do próprio buscador Google sobre o Helpful Content Update, o qual destaca a importância da auditoria das páginas que foram mais afetadas em relação a perdas de posicionamento.

Assim, sendo possível compreender alguns quesitos avaliados como práticas inadequadas.

Como criar conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas?

criação criativa

Entretanto, após analisar em auditoria de SEO todos os conteúdos é importante analisar alguns quesitos como:

  • O conteúdo é original e rico em pesquisas, depoimentos e relatos?
  • Esclarece o que propõe do título com profundidade, coerência e coesão?
  • Utiliza de muitos títulos extravagantes que geram gatilhos errados e exagerados?
  • O artigo oferece ajuda significativa para o leitor, ou seja informa ou soma conhecimento relevante?

Avalie esses quatro questionamentos em cada conteúdo afetado e perceba quais pontos pode otimizar.

Fique por dentro de todas as atualizações no conteúdo: Tendências de SEO 2023.

Checklist para criar conteúdo útil para ocupar boas posições no Google

Checklist para criar conteúdo útil

Criar conteúdo útil e relevante é uma das melhores maneiras de aumentar a visibilidade do seu site e ocupar boas posições nos resultados de pesquisa do Google. 

Aqui estão algumas dicas para criar conteúdo útil que irá ajudar a sua página a se destacar:

Pesquise as palavras-chave relevantes

Antes de começar a criar seu conteúdo, pesquise as palavras-chave que são relevantes para o seu público-alvo e para o assunto que você está abordando. 

Existem algumas ferramentas como:

imagem da tela de login da ferramenta de palavras chave: keyword tool
  • SEMRUSH, ferramenta muito completa e versão paga;
imagem da dashboard da ferramenta de SEO na aba palavras chave: SEM RUSH
imagem da tela de pesquisa da ferramenta de palavras chave: Google Trends

As ferramentas auxiliam bastante na pesquisa de palavras chave primárias e secundárias.

Deste modo, ajuda garantir que os usuários que estão procurando informações sobre o assunto possam encontrar seu conteúdo facilmente.

Crie conteúdos que ajudam o usuário

 Certifique-se de que o seu conteúdo é útil e oferece informações valiosas para o seu público-alvo. 

Se o seu conteúdo não for útil ou relevante, as pessoas não vão querer compartilhá-lo ou voltar ao seu site.

Use títulos e subtítulos descritivos

 Use títulos e subtítulos descritivos para ajudar os visitantes a entender do que se trata o seu conteúdo e para ajudar o Google a entender do que se trata seu conteúdo.

Enriqueça com imagens e vídeos relevantes

 Use imagens relevantes e de alta qualidade para ajudar a ilustrar o seu conteúdo e torná-lo mais atraente para seus visitantes.

Mantenha seu conteúdo atualizado

Mantenha seu conteúdo atualizado e relevante, adicionando novas informações e atualizando-o regularmente. 

Isso irá ajudar a manter seus visitantes engajados e garantir que seu conteúdo continue a ser relevante.

Otimize seu conteúdo para SEO

Otimize seu conteúdo para SEO, usando palavras-chave relevantes em seus títulos, subtítulos e texto. 

Mas, lembre-se, nunca sacrifique a qualidade do seu conteúdo em nome da otimização para SEO.

Promova seu conteúdo

 Promova seu conteúdo em suas redes sociais e em outros canais de marketing para ajudar a aumentar a visibilidade do seu conteúdo.

Promova seu conteúdo

Monitore seus conteúdos

É fundamental acompanhar os conteúdos nas ferramentas como Google Search Console para verificar o tráfego e as principais palavras que este conteúdo está posicionando.

Além, de novas oportunidades de melhoria para o conteúdo.

Seguindo essas dicas, você estará criando conteúdo útil e relevante que ajudará a sua página a se destacar e ocupar boas posições nos resultados de pesquisa do Google.

dashboard google search console para monitorar posicionamento e tráfego dos conteúdos úteis

Como definir bons temas para criar conteúdo útil para ocupar boas posições no google?

Definir bons temas para criar conteúdo útil e ocupar boas posições no Google pode ser um desafio, mas aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

Faça pesquisas de palavras-chave

 Realize pesquisas de palavras-chave para entender o que as pessoas estão procurando no Google e quais são os temas mais relevantes para o seu público-alvo.

 Ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, podem ajudá-lo a encontrar termos de pesquisa relevantes para o seu nicho.

Analise a concorrência

 Analise o conteúdo que está sendo produzido pelos seus concorrentes para entender quais são os tópicos e as abordagens que estão sendo utilizados. 

Isso pode ajudá-lo a encontrar oportunidades para criar conteúdo que seja único e relevante.

Crie conteúdo evergreen

 Crie conteúdo evergreen, que é aquele que é atemporal e relevante a qualquer momento. 

Deste modo, você pode ter certeza de que o seu conteúdo será útil e relevante por um longo tempo e irá continuar a atrair visitantes ao longo do tempo.

Atenda às necessidades do seu público-alvo

Entenda as necessidades do seu público-alvo e crie conteúdo que responda a essas necessidades. 

Desta forma, pode incluir tutoriais, guias, resenhas, listas de dicas e outras formas de conteúdo que sejam úteis e informativas.

Busque inspiração em outras fontes

analise-concorrentes para comparar profundidade de conteúdo útil e se entrega as soluções prometidas

Busque inspiração em outras fontes, como fóruns, blogs e sites especializados, para entender quais são as perguntas e tópicos mais comuns em seu nicho. 

Verifique os principais concorrentes diretos e indiretos.

Assim, pode ajudá-lo a criar conteúdo que responda às perguntas mais frequentes dos seus leitores.

Mão na massa para criar conteúdo útil

Logo, ao definir bons temas, releia o checklist acima com boas práticas para criar conteúdo útil, e mão na massa. 

Portanto, é importante lembrar que o objetivo ao criar o conteúdo é ser relevante para seu público-alvo, e que também seja otimizado para SEO.

Assim, aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

E se precisar de auxílio, conte com a agência Cia Web Sites com mais de 11 anos de experiência no mercado.

Aline Rodrigues
Aline Rodrigues

  • […] “Experiência” entre os conceitos do Google sinaliza uma nova ênfase na avaliação de conteúdos gerados por indivíduos com conhecimento aprofundado em determinadas […]

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