Como criar conteúdo útil para ocupar boas posições no Google? 29 mar

Como criar conteúdo útil para ocupar boas posições no Google?

Criar conteúdo útil para ocupar boas posições no Google é fundamental, ainda mais com o novo Core update dos algoritmos do Google de 2022.

E os sites que apresentam conteúdos úteis para o usuário e adequados para os algoritmos são os que irão ocupar as melhores posições no ranking dos buscadores.

Para entender como tornar o seu conteúdo mais atraente e adequado confira este artigo completo e se destaque. Boa leitura!

O que é esse Core Update e atualização de conteúdo útil?

Google core update conteúdo útil: imagem com pastilhas escritas e quatro chaves de fenda, uma em cada ponta

Em 2022, o Google publicou a atualização do algoritmo Helpful Content Update, sendo este utilizado para avaliar e garantir que os conteúdos na SERP ofereçam maior qualidade e ajuda real para os usuários.

E, o Core update é a atualização principal do algoritmo do Google, quando estas ações acontecem impactam totalmente o posicionamento das páginas no buscador. 

E os analistas de SEO manifestam-se com muita agitação, enquanto alguns celebram melhor posicionamento no ranking,  outros choram por quedas drásticas.

Pois, a avaliação dos robôs após atualização ampliam as avaliações de vários ítens. 

Como criar conteúdo útil após a atualização do Helpful Content Update

update atualização

O próprio Google frisou em nota, que o tripé mais do que nunca se apoia em três pilares, sendo:

  • criar conteúdo útil;
  • que prioriza as pessoas;
  • e que sejam confiáveis.

Leia a declaração do próprio buscador Google sobre o Helpful Content Update, o qual destaca a importância da auditoria das páginas que foram mais afetadas em relação a perdas de posicionamento.

Assim, sendo possível compreender alguns quesitos avaliados como práticas inadequadas.

Como criar conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas?

criação criativa

Entretanto, após analisar em auditoria de SEO todos os conteúdos é importante analisar alguns quesitos como:

  • O conteúdo é original e rico em pesquisas, depoimentos e relatos?
  • Esclarece o que propõe do título com profundidade, coerência e coesão?
  • Utiliza de muitos títulos extravagantes que geram gatilhos errados e exagerados?
  • O artigo oferece ajuda significativa para o leitor, ou seja informa ou soma conhecimento relevante?

Avalie esses quatro questionamentos em cada conteúdo afetado e perceba quais pontos pode otimizar.

Fique por dentro de todas as atualizações no conteúdo: Tendências de SEO 2023.

Checklist para criar conteúdo útil para ocupar boas posições no Google

Checklist para criar conteúdo útil

Criar conteúdo útil e relevante é uma das melhores maneiras de aumentar a visibilidade do seu site e ocupar boas posições nos resultados de pesquisa do Google. 

Aqui estão algumas dicas para criar conteúdo útil que irá ajudar a sua página a se destacar:

Pesquise as palavras-chave relevantes

Antes de começar a criar seu conteúdo, pesquise as palavras-chave que são relevantes para o seu público-alvo e para o assunto que você está abordando. 

Existem algumas ferramentas como:

imagem da tela de login da ferramenta de palavras chave: keyword tool
  • SEMRUSH, ferramenta muito completa e versão paga;
imagem da dashboard da ferramenta de SEO na aba palavras chave: SEM RUSH
imagem da tela de pesquisa da ferramenta de palavras chave: Google Trends

As ferramentas auxiliam bastante na pesquisa de palavras chave primárias e secundárias.

Deste modo, ajuda garantir que os usuários que estão procurando informações sobre o assunto possam encontrar seu conteúdo facilmente.

Crie conteúdos que ajudam o usuário

 Certifique-se de que o seu conteúdo é útil e oferece informações valiosas para o seu público-alvo. 

Se o seu conteúdo não for útil ou relevante, as pessoas não vão querer compartilhá-lo ou voltar ao seu site.

Use títulos e subtítulos descritivos

 Use títulos e subtítulos descritivos para ajudar os visitantes a entender do que se trata o seu conteúdo e para ajudar o Google a entender do que se trata seu conteúdo.

Enriqueça com imagens e vídeos relevantes

 Use imagens relevantes e de alta qualidade para ajudar a ilustrar o seu conteúdo e torná-lo mais atraente para seus visitantes.

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Mantenha seu conteúdo atualizado

Mantenha seu conteúdo atualizado e relevante, adicionando novas informações e atualizando-o regularmente. 

Isso irá ajudar a manter seus visitantes engajados e garantir que seu conteúdo continue a ser relevante.

Otimize seu conteúdo para SEO

Otimize seu conteúdo para SEO, usando palavras-chave relevantes em seus títulos, subtítulos e texto. 

Mas, lembre-se, nunca sacrifique a qualidade do seu conteúdo em nome da otimização para SEO.

Promova seu conteúdo

 Promova seu conteúdo em suas redes sociais e em outros canais de marketing para ajudar a aumentar a visibilidade do seu conteúdo.

Promova seu conteúdo

Monitore seus conteúdos

É fundamental acompanhar os conteúdos nas ferramentas como Google Search Console para verificar o tráfego e as principais palavras que este conteúdo está posicionando.

Além, de novas oportunidades de melhoria para o conteúdo.

Seguindo essas dicas, você estará criando conteúdo útil e relevante que ajudará a sua página a se destacar e ocupar boas posições nos resultados de pesquisa do Google.

dashboard google search console para monitorar posicionamento e tráfego dos conteúdos úteis

Como definir bons temas para criar conteúdo útil para ocupar boas posições no google?

Definir bons temas para criar conteúdo útil e ocupar boas posições no Google pode ser um desafio, mas aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

Faça pesquisas de palavras-chave

 Realize pesquisas de palavras-chave para entender o que as pessoas estão procurando no Google e quais são os temas mais relevantes para o seu público-alvo.

 Ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, podem ajudá-lo a encontrar termos de pesquisa relevantes para o seu nicho.

Analise a concorrência

 Analise o conteúdo que está sendo produzido pelos seus concorrentes para entender quais são os tópicos e as abordagens que estão sendo utilizados. 

Isso pode ajudá-lo a encontrar oportunidades para criar conteúdo que seja único e relevante.

Crie conteúdo evergreen

 Crie conteúdo evergreen, que é aquele que é atemporal e relevante a qualquer momento. 

Deste modo, você pode ter certeza de que o seu conteúdo será útil e relevante por um longo tempo e irá continuar a atrair visitantes ao longo do tempo.

Atenda às necessidades do seu público-alvo

Entenda as necessidades do seu público-alvo e crie conteúdo que responda a essas necessidades. 

Desta forma, pode incluir tutoriais, guias, resenhas, listas de dicas e outras formas de conteúdo que sejam úteis e informativas.

Busque inspiração em outras fontes

analise-concorrentes para comparar profundidade de conteúdo útil e se entrega as soluções prometidas

Busque inspiração em outras fontes, como fóruns, blogs e sites especializados, para entender quais são as perguntas e tópicos mais comuns em seu nicho. 

Verifique os principais concorrentes diretos e indiretos.

Assim, pode ajudá-lo a criar conteúdo que responda às perguntas mais frequentes dos seus leitores.

Mão na massa para criar conteúdo útil

Logo, ao definir bons temas, releia o checklist acima com boas práticas para criar conteúdo útil, e mão na massa. 

Portanto, é importante lembrar que o objetivo ao criar o conteúdo é ser relevante para seu público-alvo, e que também seja otimizado para SEO.

Assim, aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

E se precisar de auxílio, conte com a agência Cia Web Sites com mais de 11 anos de experiência no mercado.

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Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
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  • Gilmário disse:

    Antes de criar conteúdo útil para as pessoas é preciso pesquisar primeiro. E nesse quesito a pesquisa de palavras-chaves é muito importante.

  • Categoria(s)
    SEO
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