Tendências de SEO 2023: atualizações Google para colocar em prática em 2023
As tendências de SEO possuem um dinamismo muito interessante porque precisam acompanhar as atualizações dos buscadores, principalmente do Google.
E cada vez que os algoritmos evoluem com o intuito de aprimorar a experiência do usuário, os profissionais de marketing precisam acompanhar esse desenvolvimento para manter suas páginas na SERP.
No ano de 2022, os robôs do Google receberam novas atualizações, e muitos conteúdos de sites e blogs começaram a oscilar o posicionamento, alguns ocuparam melhor posição e outros caíram.
Você percebeu mudanças no ranqueamento de suas páginas no ano passado? Passou por perdas de visitas em 2022?
Logo, este artigo traz diversos esclarecimentos sobre essas mudanças. E, detalhes para te auxiliar com as atualizações que promovem as novas tendências de SEO para 2023.
Saiba tudo que pode auxiliar suas estratégias de otimização neste ano. Boa leitura!
Evolução constante das tendências de SEO
Durante o Key Trends 2021, Victor Baptista, co-fundador da Search Lab, agência especializada em projetos de SEO, falou um pouco sobre como o Search Engine Optimization poderia atuar nos próximos anos:
“O SEO será totalmente baseado na experiência do usuário. Não adianta mais pensar nas táticas antigas, como encher o conteúdo de palavras-chave para ranquear melhor. Se você entregar um conteúdo de valor, que ajude o usuário, sua página irá performar naturalmente.”
E esta fala é extremamente relevante e contemporânea para as tendências de SEO atuais. Sendo, que o principal motivo é oferecer resultados claros, úteis e confiáveis para o usuário, e por consequência ocupar as melhores posições da SERP.
Para ajudar em sua estratégia de otimização de sites, iremos listar 5 importantes tendências para que você se antecipe e faça as mudanças necessárias para alcançar melhores posições e resultados em 2021.
Tendências de SEO para otimizar seu site esse ano
Para ajudar em sua estratégia de otimização de sites, vamos trabalhar os ítens de atualizações dos últimos anos e que influencia diretamente na performance e posicionamento de seus conteúdos.
E segue abaixo, os principais parâmetros de evolução nos algoritmos do Google em 2022 para seu site alcançar melhores posições e resultados.
Lista com as principais atualizações do Google que vão direcionar as estratégias e tendências de SEO a partir de 2023:
- Nova letra “E” no antigo E-A-T e atual E-E-A-T;
- Ênfase na autoridade do autor;
- Foco no valor para as pessoas;
- Conteúdos úteis;
- Atualizações na Análise de produto;
- Atualizações na Política de Spam;
- Redução de CTR crescente;
- Google Page Experience;
- Novas Ferramentas no Google Search Console.
1. Nova letra “E” no antigo E-A-T e atual E-E-A-T
Primeiramente, em 2021, o Google entendeu que as pessoas recorrem a ele buscando informações para tomar decisões importantes no seu dia a dia.
Por isso, o buscador online atualizou seu Quality Rater Guideline, que é um conjunto de diretrizes que reúne o que o mecanismo de pesquisa entende como conteúdos de qualidade.
Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness (E-A-T), que significa em português, Expertise, Autoridade e Confiabilidade, são importantes fatores de ranqueamento.
Leia também: O que é E-A-T em SEO?
Já em dezembro de 2022, este acrônimo recebeu mais uma vogal E (Experience), considerando e valorizando a experiência do profissional autor ou criador da página do site ou blog.
Deste modo, para que o Google ofereça o conteúdo publicado no seu site como confiável e relevante ao usuário, precisa:
- autor com experiência prática do assunto que se propõe a publicar (E);
- ser especialista nos temas abordados (E);
- demonstrar autoridade e domínio da temática (A);
- trazer informações confiáveis (T).
Por exemplo, a autoria deste artigo, só foi possível porque a analista possui experiência profissional de Marketing há 7 anos no marketing digital. Além de, graduação, especializações e estudos constantes.
Contudo, essa autoridade não é válida para um site de Direito, Educação Financeira e Saúde. Ou seja, precisa ter experiência no segmento da temática abordada, serviços e produtos do site para endossar a produção de conteúdo.
Assim, é fundamental que os conteúdos ofereçam essa sustentação. E que tenha uma página de E-E-A-T nos sites, e que seja atualizada.
Deste modo, ofereça todas essas informações E-E-A-T e sem a ausência do E- Experiência de seu criador.
Como produzir um conteúdo E-E-A-T
- Crie personas, porque facilita produzir de forma mais assertiva e que gera melhor resultado. Para isso, é necessário realizar pesquisas para entender de maneira mais profunda o cliente ideal que o seu negócio pretende atingir. Ex: se a produção precisa ser robusta e com muitos dados ou se tende a gerar mais conversões quando é sucinto e ilustrado etc.
- Realize pesquisas de intenção de compra, para entender a jornada do seu consumidor;
- Respalde suas informações com dados estatísticos e fatos de sites confiáveis.
- Crie uma biografia dos autores e publicações. Deste modo, gera oportunidades destes receberem menções e links. Assim, confere autoridade aos autores e conteúdos.
- Para sites de áreas como: Saúde, Direito, Educação Financeira, Engenharia dentre outros. É fundamental ter uma página com as formações, especializações e experiência do autor ou criador. Como na imagem abaixo, que mostra o E-E-A-T do Doutor Rodrigo Leite.
2. Ênfase na autoridade do autor
Percebe-se que a produção de conteúdos feitos por pessoas e não por ferramentas tem sido o alvo do Google para oferecer na SERP.
Desta forma, autores que são referência no tema abordado, e com público real, elevam a experiência de novos usuários.
Como em nosso site, apresenta a biografia do nosso CEO.
Além de, enriquecer a experiência com algumas informações como:
- Vinculação com as redes sociais dos autores: o que oferece prova social aos algoritmos, da existência real do mesmo. E, também dá a possibilidade dos usuários seguirem os autores em outras mídias. Provando que é especialista
- Biografias dos autores: descrição sucinta que confere clareza a expertise, experiência e conhecimento dos criadores de artigos.
- Criação de páginas de autores: destinar uma página com graduações, especializações e cursos feitos. E um sumário com todos os artigos publicados e links.
3 – Foco no valor para as pessoas
O Google vem priorizando textos produzidos de pessoas para pessoas.
É um erro criar conteúdos com foco somente nos algoritmos do Google para ter um bom posicionamento na SERP. Não adianta esconder e aglomerar palavras chave de alto volume em um mesmo artigo, e sem nenhuma coerência e funcionalidade.
O algoritmo BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), de 2019, o buscador elevou o nível da compreensão de linguagem natural.
Atualmente, o mecanismo de busca consegue interpretar até gírias e regionalismos. Permitindo assim, a produção de artigos naturais, autênticos, originais e de qualidade.
Com o foco na intenção de navegação do usuário. Além, da verificação dos temas abordados no site, se tem seguido a proposta com fidelidade ou somente investido em palavras com alto volume de buscas.
Por exemplo, se o site é de arquitetura e publica temas de produtos médicos, ou site de construção que publica temas de receitas culinárias.
Por isso, o texto precisa ser coerente com a temática do site, e responder às dores do usuário, dúvidas e questionamentos. As melhores respostas para estes, é melhor ainda para o Google.
Além disso, os robôs também avaliam o tempo de permanência e a taxa de rejeição dos usuários nas páginas.
Desta forma, ocorre a mensuração se o artigo entrega soluções reais, se cumpri a promessa do título. Também como, apresenta profundidade e riqueza de dados.
Logo, os usuários irão investir mais tempo de leitura na página. E por consequência os algoritmos irão apresentar ainda mais o conteúdo e este irá ocupar as melhores posições na SERP.
Por isso, crie textos com o foco em solucionar as dores e necessidades do seu público. E não invista em fazer super otimizações para robôs.
4. Conteúdos “úteis”
Em Agosto de 2022, o Google lançou o algoritmo Helpful Content System que traduzido significa sistema de conteúdo útil.
Essa é uma importante evolução do buscador e que irá direcionar a estrutura dos conteúdos a partir de 2023.
A produção de artigos originais e úteis, não somente escritos para performar bem.
Por isso, uma boa dica é utilizar um checklist de conteúdo criado por especialistas em SEO para ajudar no planejamento e produção de textos mais assertivos e direcionados ao usuário.
E que consiga cumprir o novo critério de “útil” estabelecido pelo Google. E para isto, é necessário que as pessoas não rejeitem a página, ou seja abando rápido.
Deste modo, alguns ítens fundamentais na estrutura dos artigos será:
- linguagem e temática pertinente para ao público-alvo;
- relevante para o tópico principal ou área correlata do assunto do site.
- autores experientes e especialistas no assunto;
- artigo com coesão, escrito para pessoas e não por programas;
- dados e fontes confiáveis;
- responde a dúvidas de usuários, os snippets estruturados, como mostra a imagem abaixo:
Dicas de melhorias
Invista tempo nestas dicas e veja ações estratégicas que podem melhorar seus artigos!
1º Acesse seu Google Search Console e verifique as oportunidades
Esta ferramenta, além de mostrar o tráfego, também mostra as palavras que os usuários consultam em suas páginas. Verifique e enriqueça seus conteúdos.
2º Enriqueça com informações gráficas
Agregue valor em seus artigos com recursos de pesquisas, gráficos, mapas mentais em imagem.
Pois, endossam o conteúdo além de tornar mais leve para compreender não somente pelo texto, mas também pelas explicações ilustradas. Com base, em dados de pesquisas confiáveis, como este infográfico abaixo que ilustrou nosso conteúdo sobre Podcast.

3º Verifique se o texto respondeu ao título
Essa parece uma dica muito simples, mas que é fundamental! Muitos conteúdos não respondem as perguntas centrais dos títulos e subtítulos.
Antes de publicar, faça essa última conferência!
Com isso, você garante maior esmero no artigo e melhor direcionamento para responder a intenção da pesquisa em profundidade.
Intenção de busca do usuário
A intenção de busca (ou user intent), de maneira geral, é o conteúdo que o usuário quer encontrar quando realiza uma pesquisa. O Google criou o algoritmo BERT para otimizar a compreensão dos termos pesquisados pelo usuário e, assim, entregar exatamente o que ele espera na SERP.
Mas o que isso quer dizer? Significa que o Google interpreta a busca do usuário e sua intenção específica, mesmo usando gírias, para entregar o que ele deseja.
Para Victor Baptista, isso é ideal para criar um conteúdo alinhado com o que o usuário busca: “é preciso entender o que está por trás da intenção de busca do usuário, estudando-o a fundo para lhe entregar o melhor conteúdo possível. Seja texto ou vídeo.”
O que são os micro-momentos no Google?
O Google entendeu que os hábitos dos consumidores mudaram, e isso refletiu em como ele usa o buscador para solucionar suas dúvidas.
Questões para momentos do nosso cotidiano, por exemplo:
“como consertar o motor do carro”
ou
“comprar teclado de computador”.
O buscador passou a qualificar essas pesquisas como “micro-momentos”.Hoje o Google separa 4 desses micro-momentos como os principais:

imagem adaptada do site “Think with Google“
Com isso, torna-se ainda mais importante criar conteúdos com uma linguagem natural, que atendam diretamente à intenção de busca da pessoa.
5. Atualizações na Análise de Produto
Os produtos tanto em e-commerces ou nos sites convencionais receberam também três atualizações em 2022.
Sendo essencial ter atenção nas descrições, texto alternativo e aprimorar um espaço com o produto em imagem ou vídeo.
Ilustrando e até mesmo, mostrando a visão dos clientes, especialistas da marca ou até mesmo influencers.
O próprio buscador oferece dicas para descrições de alta qualidade.
Considere também as seguintes dicas:
- Ofereça uma descrição rica, detalhada e com respostas às dúvidas dos usuários;
- Destaque os benefícios da compra realizada na loja que este está visualizando;
- Enriqueça com experiências de vídeos, imagens, explicações etc;
- Invista em criar aplicação de provador virtual e aplicativos que ampliem a experiência;
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/VXz2N3Pp12E” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>
- Proporcione um espaço especial e incentive os clientes a compartilhar a experiência com o produto;
- Não se esqueça de criar o FAQ, política de devolução e garantias.
O Google valoriza os textos alternativos adequados em lojas e também em conteúdos, pois estes ajudam na experiência de deficientes visuais.
6. Atualizações na Política de Spam
A Spam Brain é a nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) da Spam Update e evoluiu buscando filtrar ainda mais os conteúdos apresentados nos resultados.
Assegurando que as políticas de spam do Google sejam respeitadas. Alguns dos principais ítens vamos enumerar abaixo.
- Técnicas de cloaking: página com conteúdos para usuários diferentes dos que os robôs fazem leitura no código. Buscando performar com práticas inadequadas;
- Link spam:
- Doorways (entradas):páginas com pequenas variações nas URL’s, como páginas intermediárias. Usadas para ranquear em locais ou tentar aumentar o tráfego e levando para o mesmo destino ou para conteúdos inúteis;
- Conteúdo hackeado: links maliciosos, colocados sem permissão no código, página ou no conteúdo;
- Conteúdo feito por IA: ausência de características de textos feitos por pessoas, sem conectivos e adequações;
- Super Otimização: excesso de palavras chave e desnecessárias;
- Conteúdo copiado.
Esses são alguns dos principais itens observados, mas vale a pena consultar todas as políticas de spam para a Pesquisa do Google.
7. Redução de CTR crescente
O recurso de rolagem infinita já presente para usuários no mobile agora estará presente também no desktop. O que pode reduzir o formato crescente das taxas de CTR(taxa de cliques por impressão).
Como, a rolagem no desktop era página a página, a grande maioria dos cliques se concentravam nas três primeiras posições da primeira página. Como mostra gráfico abaixo:
Deste modo, com a rolagem infinita, a tendência é diluir a taxa de cliques por impressão (CTR), não mais concentrando somente na SERP.
Além de facilitar a rolagem por várias páginas. Ainda, há a possibilidade de ser encontrado através dos dados estruturados, respondendo aos questionamentos reais dos usuários.
Entretanto, estar nas três primeiras posições ainda é, e vai continuar sendo uma das maiores oportunidades. Então, continue investindo em bons títulos, conteúdos e CTAs.
8. Google Page Experience
O Google lançou em maio de 2021 o update chamado Page Experience, para afirmar seu compromisso de entregar a melhor experiência possível ao usuário.
Em 2022, este ítem continua tendo extrema relevância, o que reflete diretamente no tempo de carregamento do site e alto desempenho do mesmo. Como fator importante para os resultados e estratégias de SEO.
A atualização, de acordo com o site oficial, procura dar prioridade a sites com as melhores informações para a pesquisa realizada no buscador. Como citado anteriormente no item 4, os conteúdos úteis.
Na prática: o que o Google passa a entender como melhor experiência para o usuário?
De acordo com os especialistas da Search Lab, os principais itens a serem levados em conta para UX são:
- Páginas que carregam rapidamente, de preferência até 2,5 segundos;
- Dar atenção não só ao design, mas a experiência do usuário como um todo, principalmente para quem navega por celulares e tablets;
- Ter protocolo HTTPS, para indicar que sua página é segura (o S da sigla representa o SSL);
- Não usar anúncios intrusivos que atrapalhem a acessibilidade de navegação;
- Estabilidade dos elementos de página;
- Interatividade durante o carregamento.
O que são as Core Web Vitals?
Core Web Vitals, ou métricas principais da web, são métricas focadas no usuário, que quantificam aspectos chave da sua interação e experiência com um site.
Assim, analisam o tempo de carregamento, interação ou elementos da página que mudam de lugar (como um botão que você quer clicar e ele muda de posição enquanto a página está carregando, por exemplo).
Com isso, combinando aspectos dos itens a serem levados em conta para uma boa experiência de usuário e as principais métricas da Web, o Google pretende entregar uma usabilidade mais abrangente ao internauta.
Principais métricas do Google a serem analisadas
- Largest Contentful Paint (LCP): mede a velocidade a partir do início do carregamento da página, que precisa ser de até 2,5 segundos.
- First Input Delay (FID): essa é a métrica de interatividade, que precisa ser inferior a 100 milésimos de segundo (milissegundo).
- Cumulative Layout Shift (CLS): métrica que se refere às imagens, botões e outros elementos que mudam de lugar durante o carregamento de página. O ideal é atingir menos de 0,1 para uma melhor experiência aos seus usuários, inclusive na versão mobile (aquela para smartphones e tablets).

imagem adaptada do site da Google“
No futuro, o buscador pretende mais métricas para alinhar melhor as expectativas dos usuários com os aspectos de UX que podem ser mensurados.
Sites com segurança garantida
Primeiramente, esse aspecto também é fundamental para o Google, e este tende a priorizar que são os sites seguros na página de resultados de pesquisa. Isso não é exatamente uma novidade, mas vale a pena ser lembrado.
Garantir a segurança do seu site mostra ao buscador (e ao usuário) que você está ciente de que a web é repleta de ameaças. Deste modo, toma as providências necessárias para que as pessoas que acessam sua plataforma estejam em um espaço protegido. Inclusive para fazer transações online.
Portanto, ter um site com protocolo HTTPS (que tem certificado SSL) deve fazer parte da sua estratégia. Para descobrir se o seu website tem problemas como malwares, por exemplo, a dica é conferir o relatório de problemas de segurança.
9. Novas Ferramentas no Google Search Console
O Google Search Console recebeu novas ferramentas e que tornam este ainda melhor!
Este recebeu atualizações diversas, iniciando em Janeiro com o lançamento da API de inspeção de URL, o que torna possível verificar os erros e localizar na página específica.
Desta forma, facilita o trabalho dos desenvolvedores de identificar os problemas e solucioná-los. Além da nova tag robots, chamada de indexifembedded.
Esta permite que o conteúdo mesmo com tag no index seja indexado quando estiver incorporado por iframes (HTML) e tags HTML semelhantes em outras páginas.
Logo, de Março a Dezembro, acrescentaram várias outras atualizações como:
- integração com o Data Studio;
- novos gráficos e relatórios de classificação de páginas, indexação de vídeos;
- recursos de snippets de produtos;
- relatório novo de HTTPS;
- nova seção de listagens de guia de compras.
Tendências de SEO 2023
Agora que já conheceu todas as atualizações principais do Google. É o momento de reciclar suas estratégias para este ano.
Invista em criar e reciclar seus conteúdos, apresentando-os com todas estratégias que os tornam úteis aos usuários.
Sem esquecer de estar atento ao desempenho de seu site, tanto para mobile quanto para desktop.
Faça auditoria de conteúdos, verificando a qualidade, e as temáticas utilizadas se estão dentro do propósito principal.
Demonstre o EEAT, em todos os artigos e crie uma página específica. Valorize a autoria, criando sumário de artigos de cada autor de seu site.
Logo, valorize as imagens com textos alternativos de qualidade e melhor experiência nas especificações, vídeos e imagens de seus produtos no e-commerce.
Conclusão
Portanto, essas são as principais mudanças que podem orientar todas as estratégias de SEO da sua empresa a partir de agora.
E, não somente para esse ano, mas que irão continuar evoluindo e agregando as melhores práticas.
Entretanto, se precisar de ajuda?! Não se desespere, nem desanime: