Como aparecer no Google: aumentando a visibilidade do site 03 jul

Como aparecer no Google: aumentando a visibilidade do site

O ponto de partida para aparecer no Google envolve a ferramenta Google Search Console .

Vamos dar uma olhada nela.

1. Registre seu site no Google Search Console

O Google Search Console é um serviço gratuito do Google que permite que você envie seu site para indexação.

Não importa se você está usando WordPress, Wix ou Shopify , adicionar seu site ao Google Search Console é uma parte essencial do SEO e a maneira mais rápida de incluir seu site nos resultados de pesquisa do Google.

1. Registre seu site no Google Search Console
Página de entrada Google Search Console

O Google Search Console disponibiliza várias outras ferramentas possibilitando que você monitore:

  • Quem está linkando para seu site (de um modo geral, quanto mais links de alta qualidade apontarem para seu site, melhor será o desempenho nos resultados de pesquisa)
  • Descobrir se o Google está tendo problemas para indexar seu site (devido a problemas técnicos com ele)
  • Visualizar as consultas de pesquisa que direcionam mais tráfego para seu site
  • Pedir ao Google para reindexar e atualizar um conteúdo (para que a nova versão possa ser exibida nos resultados de pesquisa mais rapidamente)
  • E muito mais…

As páginas de ajuda do Search Console são um ótimo ponto de partida para entender como a ferramenta pode ajudar você a maximizar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.

Você também pode achar útil o vídeo ‘Introdutório do Google Search Console’ abaixo.

2. Cadastrar sua empresa no Perfil da Empresa Google

Quando você inicia um novo negócio, registrá-lo no Perfil da Empresa Google deve ser uma de suas prioridades.

A criação de um perfil comercial do Google para sua empresa pode dar a ele uma vitória de SEO muito rápida, ajudando-o a aparecer em resultados de pesquisa geográfica relevantes, e isso pode acontecer em apenas alguns dias ou semanas após a configuração do seu perfil.

Quando você registra seu site no Perfil da Empresa Google, o Google te envia um código por mensagem ou ligação, você pode usá-lo para ‘verificar’ sua empresa.

Perfil da Empresa Google
Perfil da Empresa Google

Essa verificação permite que o Google saiba que sua empresa opera no local que você especificou. Assim, é mais provável que ela seja destacada nos resultados de pesquisa e no Google Maps quando as pessoas pesquisarem uma empresa como a sua.

Você pode ver um exemplo disso da captura de tela abaixo.

Esses eletricistas tiveram tempo para registrar seus negócios no Perfil de empresas Google, com isso eles desfrutam de classificações no topo da página e, com toda a probabilidade, conseguem mais negócios do que os eletricistas que não o fizeram.

No entanto, você deve observar que só pode usar o Perfil de empresas Google se:

  • Se sua empresa tiver um local físico  (que os clientes possam visitar)
  • Se os profissionais de sua equipe visitarem os clientes (próximos de onde sua empresa está localizada.)

Em suma, o Perfil de empresas Google é uma parte extremamente importante do SEO local, e se sua empresa depende de atrair clientes em sua própria área, registrar-se neste serviço é absolutamente importante.

Lembre-se: mantenha seu perfil do Google Business atualizado

Depois de se registrar no Google Business, é muito importante manter seu perfil atualizado.

Isso ocorre porque os clientes geralmente veem um link para seu perfil do Google Business antes de encontrar um resultado de pesquisa padrão para seu site – geralmente em uma caixa difícil de evitar acima dos resultados principais (em um celular) ou à direita deles (se um computador desktop estiver sendo usado).

Portanto, se sua entrada no Google Meu Negócio contiver informações incorretas, como horário de funcionamento incorreto ou um número de telefone antigo, isso funcionará contra você.

Depois de configurar seu perfil comercial do Google, incentive os clientes satisfeitos a avaliar sua empresa no Google, ter uma quantidade saudável de estrelas ao lado do nome da empresa pode aumentar a taxa de conversão, algo que muitos especialistas em SEO acreditam que pode ter um efeito positivo nos resultados de pesquisa.

estrelas ao lado do nome da empresa pode aumentar a taxa de conversão
As avaliações com estrelas do Google podem ajudar você a obter maior visibilidade local para seu site.

Invista em informar as novidades, ofertas e eventos através da ferramenta de Post no perfil da empresa, para saber como utilizar a ferramenta gratuita, conheça neste conteúdo rico sobre Google Posts.

3. Faça seu site carregar o mais rápido possível, principalmente em dispositivos móveis

O Google usa a velocidade do site como um sinal de classificação desde 2010, por isso é importante garantir que seu site seja carregado o mais rápido possível.

Isso significa que você deve:

  • minimize o número de ‘solicitações HTTPS’ em seu site (em outras palavras, reduza ao mínimo o uso de scripts externos e use imagens somente quando elas agregarem valor ao seu conteúdo)
  • certifique-se de que os tamanhos dos arquivos de imagem sejam tão pequenos quanto possível (use ferramentas de compactação de imagem como Tiny Png para ajudá-lo a comprimi-los com perda mínima de qualidade de imagem ou use formatos de imagem de carregamento rápido como WebP.}
  • use um provedor de hospedagem rápido.

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Obtendo insights de velocidade da página

Você pode usar a ferramenta Page Speed ​​Insights do Google  (captura de tela abaixo) para obter uma lista abrangente de coisas que você pode fazer para melhorar o tempo de carregamento do seu conteúdo.

Obtendo insights de velocidade da página
A ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google pode ajudar você a encontrar maneiras de melhorar os tempos de carregamento do seu site

O site de teste de velocidade do site da Pingdom também é um bom recurso para identificar os aspectos do seu site que o estão deixando lento, assim como o GT Metrix.

Nota : dependendo de sua configuração técnica e habilidades, e especialmente desde a introdução dos novos requisitos SEO Core Web Vitals do Google para desempenho do site, você pode precisar da ajuda de um desenvolvedor para resolver alguns problemas de desempenho.

Você pode saber mais sobre como seguir as novas recomendações de SEO / Core Web Vitals do Google aqui .

A importância da velocidade da página para dispositivos móveis

É particularmente importante garantir que seu site seja incrivelmente rápido em um celular e que a experiência do usuário para as pessoas que o visualizam em smartphones seja a melhor possível.

Estudos mostram que 29% dos usuários de smartphones mudarão imediatamente para outro site se não estiverem satisfeitos com o desempenho do seu site. Assim, o Google coloca uma forte ênfase em sites que carregam rapidamente em dispositivos móveis com posições mais altas na pesquisa.

Outra coisa que vale a pena ter em mente é que o Google prefere sites móveis que são limpos, ou seja, aqueles que não apresentam pop-ups intrusivos.

Isso não apenas pode retardar o carregamento do seu site em um dispositivo móvel, mas também pode resultar em uma experiência ruim para o usuário móvel, algo que o algoritmo do Google normalmente penaliza.

Você pode ver o guia de visão geral de SEO para dispositivos móveis do Google aqui, ele descreve como você pode maximizar a visibilidade do seu site para dispositivos móveis nos resultados de pesquisa.

4. Identifique as palavras-chave certas a serem usadas – e adicione-as aos seus títulos, títulos de página, meta descrições e URLs

É muito importante identificar as melhores palavras-chave, frases para as quais você deseja classificar nos resultados de pesquisa com o seu site e garantir que elas sejam adicionadas a ele da maneira correta.

Identificando as palavras-chave certas

Para descobrir quais são as melhores palavras-chave para o seu site, você precisa realizar uma pesquisa de palavras-chave .

Isso envolve descobrir três peças-chave de informação:

  • as palavras-chave que as pessoas estão usando para pesquisar produtos ou serviços como o seu
  • volume de buscas para cada um deles
  • quão difícil será classificar para cada palavra-chave (isso é baseado em quantos sites ou páginas de autoridade existentes já apresentam bom desempenho nos resultados de pesquisa para essas palavras-chave).
Pesquisa de palavras-chave com a ferramenta de SEO da Cia Web Sites

Quando você tem essas três informações, geralmente pode identificar a frase (ou frases) para otimizar seu conteúdo.

Isso ocorre porque você tem dados suficientes para encontrar um ‘ponto ideal’ de SEO, palavras-chave que são populares o suficiente para gerar uma quantidade razoavelmente de tráfego, sem serem tão populares que já existam muitos outros sites dominando os resultados de pesquisa para eles.

Para obter esses dados, você precisará usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como Semrush ou Ahrefs ; eles permitem que você insira palavras-chave e forneça todas as estatísticas acima para cada uma.

Adicionando suas palavras-chave ao seu site

Depois de identificar as palavras-chave mais apropriadas para seu conteúdo, você precisa garantir que elas sejam adicionadas aos lugares certos em seu site.

Você deve adicionar suas palavras-chave de foco a:

  • Títulos de página — o texto exibido nos resultados da pesquisa como o título clicável de um determinado resultado
  • Meta descrições — uma descrição da página que é apresentada nos resultados da pesquisa como o resumo principal do conteúdo
  • Cabeçalhos — os cabeçalhos ‘sinalizadores’ (H1, H2, H3 etc.) que orientam os leitores através de um artigo
  • Conteúdo da página — o conteúdo de texto principal da sua página
  • Seus URLs — o endereço da página, ou seja, www.ciawebsites.com.br/otimizacao-de-sites-seo/
Exemplo de resultado de pesquisa destacando um título de página e uma meta descrição.

O Google usa todos esses elementos de várias maneiras para indexar seu conteúdo e decidir se ele é relevante para as pesquisas de suas palavras-chave preferidas.

Uma ressalva sobre as meta descrições: o Google está dizendo que as meta descrições não são um fator de classificação.

No entanto, ele monitora as taxas de cliques que as meta descrições geram nos resultados de pesquisa, com taxas de cliques mais altas ‘CTRs’ indicando que uma página provavelmente responderá bem a uma consulta de pesquisa específica.

Powered by Cia Web Sites

Páginas com CTRs altas geralmente são recompensadas com colocações mais altas nos resultados de pesquisa, então as meta descrições podem acabar influenciando nos posicionamentos.

Evite ser spam, no entanto, enchendo todos os itens acima com muitas palavras-chave, porque isso pode:

  • prejudicar suas chances de aparecer no topo dos resultados de pesquisa (os algoritmos do Google são extremamente bons em detectar spam)
  • ter um site feio e desestruturado “barato” para os usuários que o encontrarem durante as pesquisas.

Quando se trata de URLs, o uso de URLs ‘limpos’ com uma estrutura simples é incentivado pelo Google.

URLs limpos são curtos, simples e inteligíveis, por exemplo, se você estivesse vendendo carros azuis, seria aconselhável usar um URL de

www.seudominio.com.br/carros-azuis

ao invés de

www.seudominio.com/prd/p223/ref1456_azuis_cr

Você encontrará mais informações do Google sobre como criar URLs simples aqui , mas as principais coisas a serem lembradas são:

  • Use URLs curtos e inteligíveis que contenham suas palavras-chave de foco.
  • Divida seus URLs com pontuação quando necessário para tornar as palavras-chave mais óbvias tanto para o Google quanto para os usuários (ou seja, www.seudominio.com.br/sapatos-verdes é melhor que www.seudominio.com.br/sapatosverdes).
  • Use hífens em vez de underscore para denotar espaços (ou seja, www.seudominio.com.br/sapatos-verdes é preferível a www.seudominio.com.br/sapatos_verdes).

URLs limpos tornam mais fácil para os usuários identificarem páginas relevantes nos resultados de pesquisa, mas também são úteis de outra maneira: se alguém cria um link para seu site a partir do deles, mas apenas copia o URL, as palavras-chave no URL se tornam o texto âncora (o texto clicável). E, como o Google analisa quais palavras estão no texto âncora ao categorizar e indexar o conteúdo, as relevantes podem ajudá-lo a classificar melhor.

5. Crie backlinks para seu site

Mesmo que você tenha títulos de página, meta descrições e URLs fantasticamente bem construídos, eles geralmente não melhorarão radicalmente a classificação do seu site, a menos que você tenha ‘ backlinks ‘ apontando para ele também.

Backlinks são links de outros sites para seu site e, em um sentido muito simples, o Google os conta como ‘votos’ para seu conteúdo.

Aprenda mais sobre backlinks aqui!

Existem duas maneiras principais de gerar backlinks:

  • por meio de divulgação, solicitando a outros proprietários de sites/blogs que apresentem links para seu conteúdo em seus sites
  • criando postagens de blog de alta qualidade e ricas em palavras-chave que são extremamente relevantes para o seu nicho de negócios, se forem artigos REALMENTE úteis ou interessantes, é mais provável que atraiam um público relevante, uma proporção da qual criará backlinks para eles.

No entanto, evite usar empresas que prometem criar milhares de backlinks de baixa qualidade para você, o Google pode e penalizará seu site se achar que há atividade de spam acontecendo a esse respeito.

(A troca excessiva de links ou ‘esquemas de links’ também podem levar a penalidades ).

Por fim, lembre-se de que os links de sites de qualidade superior contam mais do que os de qualidade inferior, ou seja, se você receber um link do G1 para o seu site, ele terá mais impacto na classificação do seu site do que um de um blog desconhecido.

6. Siga os conselhos do Google

O Google é realmente muito útil quando se trata de aconselhá-lo sobre como melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa – na verdade, a empresa fornece um guia gratuito para otimizar seu site para a pesquisa do Google.

O guia inicial de SEO do Google é um recurso essencial para quem está começando no mundo da otimização de mecanismos de pesquisa

O guia trata dos detalhes básicos do SEO, como usar cabeçalhos, metadados e conteúdo rico em palavras-chave de forma adequada. Leia-o em profundidade e certifique-se de que está seguindo todos os seus conselhos!

canal do YouTube da Central de Pesquisa do Google também contém conteúdo de vídeo útil para quem deseja melhorar sua presença nos resultados de pesquisa; e para garantir que você não perca os conselhos mais recentes do Google sobre SEO.

Mais maneiras de aumentar sua posição nos resultados de pesquisa do Google

Espero que as dicas acima tenham ajudado você a entender como tornar seu site mais visível nos resultados de pesquisa do Google!

No entanto, há MUITOS outros passos que você pode tomar para melhorar sua classificação de pesquisa. Portanto, se você estiver interessado em saber mais sobre isso e quiser fazer melhorias mais substanciais no desempenho do seu site no Google, inscreva-se em nossa newsletter para receber em primeira mão nossos artigos sobre SEO, veja também nosso Guia de SEO.

Como aparecer no Google: checklist

  • Registre seu site no Google Search Console.
  • Registre seu site no Perfil de empresas Google.
  • Faça seu site carregar o mais rápido possível, principalmente em dispositivos móveis.
  • Realize pesquisas de palavras-chave e adicione as palavras-chave certas em seu conteúdo de maneira correta.
  • Crie conteúdo de alta qualidade.
  • Fonte de backlinks para o seu site.
  • Faça uso das ferramentas e recursos gratuitos do Google.
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Toni Campos
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Categoria(s)
SEO
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