Fidelização de clientes: uma estratégia indispensável para o seu negócio!

Em um relacionamento, somente a primeira conquista não basta. É preciso se dedicar para que o outro se sinta importante. Na relação entre cliente e marca não é diferente! Muito pelo contrário: em um mar de concorrentes, focar na fidelização de clientes pode muito bem ser o decisor de compra. Quer saber como fazer isso? Vamos te mostrar nesse post!

Se você gerencia um negócio, certamente deseja que seu cliente sempre busque as suas soluções – seja em produtos, seja em serviços – à outra marca.

Afinal, você trabalhou duro para conquistá-lo, não é mesmo?!

Converter um cliente geralmente demanda diversas estratégias. O gasto não é só com pessoal qualificado, também pode envolver custos com anúncios e demais formas de atrair possíveis clientes.

Isso mesmo, possíveis. Até mesmo porquê, pagar para conhecer a sua marca não garante nada! Sendo assim, entender a importância da fidelização de clientes é primordial para que você não veja todo o trabalho sumir em um piscar de olhos.

Além disso, como dissemos anteriormente, com tanta concorrência (sobretudo na internet com apenas alguns cliques) fica muito mais fácil para seu cliente decidir o que é ou não mais vantajoso para ele.

Quando se trata de mercado saturado então…

Portanto, seja o seu negócio considerado porte grande, seja ele porte pequeno, veja porque aplicar essa estratégia na hora de se destacar para quem realmente importa!

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é um conjunto de ações que objetivam alcançar a lealdade e a confiança do cliente para com a marca. 

Basicamente, esse processo significa proporcionar uma experiência de compra positiva ao consumidor, em um nível que inclua a sua empresa na lista de preferidas. Dessa forma, ele voltará a fazer negócios com a empresa de forma contínua ou sempre que possível.

Porém, fidelizar o cliente vai além de oferecer um produto ou serviço de qualidade! Trata-se de gerar valor através de engajamento – este sendo melhor obtido através de uma comunicação clara e assertiva.

Com esse tipo de posicionamento, a marca supera as expectativas do cliente. Não somente isso, estreitar o relacionamento garante um conceito igualmente importante: o famoso sucesso do cliente.

Por que a fidelização de clientes é importante?

Mesmo com a Era do Digital, muitas empresas focam somente na aquisição do cliente, e poucas possuem a retenção como foco.

Isso significa que depois que o cliente sai do fluxo de vendas ele é, de certa forma, deixado de lado. Muitas das vezes, é esse mesmo cliente que precisa demonstrar a vontade de procurar a empresa. O que, por sua vez, impacta diretamente no alcance das campanhas de vendas.

Além disso, investir nas pessoas que já fecharam negócios pode ser 5 vezes mais barato!!! É que ao virar cliente, o consumidor já quebrou a difícil barreira da desconfiança. Logo, se tornam maiores as chances de recompra.

Vale lembrar que quando o cliente é fiel à sua marca,  ele resiste melhor às ofertas da concorrência mesmo sendo elas tentadoras. Portanto, ele não será facilmente influenciado pela disponibilidade ou preço, sendo inclusive disposto a pagar um pouco mais pelo seu produto ou serviço se obter uma experiência de compra ímpar. 

Esse valor agregado gera outro benefício importante: um cliente familiarizado tem a confiança de indicar os seus produtos e serviços para outras pessoas. O que, por consequência, promove autoridade de marca espontaneamente e torna a sua empresa referência no mercado.

Estamos falando do bom e velho marketing boca a boca!

Como exemplo podemos citar a gigante brasileira Havaianas e uma das empresas mais lucrativas do mundo, a Apple. É indiscutível que boa parte do sucesso de ambas, apesar dos segmentos de mercado totalmente diferentes, se deve a uma grande massa de clientes leais sempre dispostos a defendê-las.

Isso nos mostra que implementar uma boa estratégia de fidelização de clientes pode, sim, impactar diretamente nos lucros do negócio – esteja ele em qualquer nicho de atuação.

O que, por sua vez, nos leva a outras duas grandes vantagens de possuir uma clientela fiel:

Previsão de receita

Com o estudo da média de frequência de compra dos clientes, a receita acaba se tornando previsível. Logo, é possível saber com antecipação o rendimento que se espera ganhar.

Além disso, os custos com a retenção de clientes são inferiores aos custos referentes a aquisição de novos leads. Algo que, sem dúvidas, gera maior economia e resultados para a empresa.

Feedbacks construtivos

Buscar melhorar a experiência de compra sempre que possível possui igual importância. O que nos leva à pesquisa de satisfação, por exemplo. Algo que certamente nem todos os seus clientes estão dispostos a responder.

Entretanto, os clientes envolvidos com a sua marca desejam ver os aspectos práticos e humanos melhorando a cada dia. Sendo assim, clientes fiéis com certeza tiram tempo para fornecer feedbacks honestos e precisos.

E nem precisamos dizer o quanto essas opiniões particulares possuem o poder de aprimorar a organização, não é mesmo?!

Porém, tenha cautela ao avaliar as informações. Afinal, o cliente perdeu um tempo precioso e é necessário que a empresa demonstre não só que está ouvindo, como também agindo!

Agora que você já sabe o que é fidelização de clientes e a sua importância, não deixe de apostar nessa estratégia aí na sua empresa! Para começar a implementar soluções práticas hoje mesmo, saiba como fidelizar clientes para aumentar as vendas e otimizar os resultados!

Kim Viau
Kim Viau
ciaweb

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Categoria(s)
Marketing Digital
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