Fidelização de clientes: uma estratégia indispensável para o seu negócio!
Em um relacionamento, somente a primeira conquista não basta. É preciso se dedicar para que o outro se sinta importante. Na relação entre cliente e marca não é diferente! Muito pelo contrário: em um mar de concorrentes, focar na fidelização de clientes pode muito bem ser o decisor de compra. Quer saber como fazer isso? Vamos te mostrar nesse post!
Se você gerencia um negócio, certamente deseja que seu cliente sempre busque as suas soluções – seja em produtos, seja em serviços – à outra marca.
Afinal, você trabalhou duro para conquistá-lo, não é mesmo?!
Converter um cliente geralmente demanda diversas estratégias. O gasto não é só com pessoal qualificado, também pode envolver custos com anúncios e demais formas de atrair possíveis clientes.
Isso mesmo, possíveis. Até mesmo porquê, pagar para conhecer a sua marca não garante nada! Sendo assim, entender a importância da fidelização de clientes é primordial para que você não veja todo o trabalho sumir em um piscar de olhos.
Além disso, como dissemos anteriormente, com tanta concorrência (sobretudo na internet com apenas alguns cliques) fica muito mais fácil para seu cliente decidir o que é ou não mais vantajoso para ele.
Quando se trata de mercado saturado então…
Portanto, seja o seu negócio considerado porte grande, seja ele porte pequeno, veja porque aplicar essa estratégia na hora de se destacar para quem realmente importa!
O que é fidelização de clientes?
A fidelização de clientes é um conjunto de ações que objetivam alcançar a lealdade e a confiança do cliente para com a marca.
Basicamente, esse processo significa proporcionar uma experiência de compra positiva ao consumidor, em um nível que inclua a sua empresa na lista de preferidas. Dessa forma, ele voltará a fazer negócios com a empresa de forma contínua ou sempre que possível.
Porém, fidelizar o cliente vai além de oferecer um produto ou serviço de qualidade! Trata-se de gerar valor através de engajamento – este sendo melhor obtido através de uma comunicação clara e assertiva.
Com esse tipo de posicionamento, a marca supera as expectativas do cliente. Não somente isso, estreitar o relacionamento garante um conceito igualmente importante: o famoso sucesso do cliente.
Por que a fidelização de clientes é importante?
Mesmo com a Era do Digital, muitas empresas focam somente na aquisição do cliente, e poucas possuem a retenção como foco.
Isso significa que depois que o cliente sai do fluxo de vendas ele é, de certa forma, deixado de lado. Muitas das vezes, é esse mesmo cliente que precisa demonstrar a vontade de procurar a empresa. O que, por sua vez, impacta diretamente no alcance das campanhas de vendas.
Além disso, investir nas pessoas que já fecharam negócios pode ser 5 vezes mais barato!!! É que ao virar cliente, o consumidor já quebrou a difícil barreira da desconfiança. Logo, se tornam maiores as chances de recompra.
Vale lembrar que quando o cliente é fiel à sua marca, ele resiste melhor às ofertas da concorrência mesmo sendo elas tentadoras. Portanto, ele não será facilmente influenciado pela disponibilidade ou preço, sendo inclusive disposto a pagar um pouco mais pelo seu produto ou serviço se obter uma experiência de compra ímpar.
Esse valor agregado gera outro benefício importante: um cliente familiarizado tem a confiança de indicar os seus produtos e serviços para outras pessoas. O que, por consequência, promove autoridade de marca espontaneamente e torna a sua empresa referência no mercado.
Estamos falando do bom e velho marketing boca a boca!
Como exemplo podemos citar a gigante brasileira Havaianas e uma das empresas mais lucrativas do mundo, a Apple. É indiscutível que boa parte do sucesso de ambas, apesar dos segmentos de mercado totalmente diferentes, se deve a uma grande massa de clientes leais sempre dispostos a defendê-las.
Isso nos mostra que implementar uma boa estratégia de fidelização de clientes pode, sim, impactar diretamente nos lucros do negócio – esteja ele em qualquer nicho de atuação.
O que, por sua vez, nos leva a outras duas grandes vantagens de possuir uma clientela fiel:
Previsão de receita
Com o estudo da média de frequência de compra dos clientes, a receita acaba se tornando previsível. Logo, é possível saber com antecipação o rendimento que se espera ganhar.
Além disso, os custos com a retenção de clientes são inferiores aos custos referentes a aquisição de novos leads. Algo que, sem dúvidas, gera maior economia e resultados para a empresa.
Feedbacks construtivos
Buscar melhorar a experiência de compra sempre que possível possui igual importância. O que nos leva à pesquisa de satisfação, por exemplo. Algo que certamente nem todos os seus clientes estão dispostos a responder.
Entretanto, os clientes envolvidos com a sua marca desejam ver os aspectos práticos e humanos melhorando a cada dia. Sendo assim, clientes fiéis com certeza tiram tempo para fornecer feedbacks honestos e precisos.
E nem precisamos dizer o quanto essas opiniões particulares possuem o poder de aprimorar a organização, não é mesmo?!
Porém, tenha cautela ao avaliar as informações. Afinal, o cliente perdeu um tempo precioso e é necessário que a empresa demonstre não só que está ouvindo, como também agindo!
Agora que você já sabe o que é fidelização de clientes e a sua importância, não deixe de apostar nessa estratégia aí na sua empresa! Para começar a implementar soluções práticas hoje mesmo, saiba como fidelizar clientes para aumentar as vendas e otimizar os resultados!