Como fidelizar clientes para aumentar as vendas e otimizar os resultados?

Kim Viau Por Kim Viau em 18 novembro, 2021 ~ 4 minutos de leitura
Como fidelizar clientes para aumentar as vendas e otimizar os resultados?

A esta altura, você já deve saber o que é fidelização de clientes e, consequentemente, sabe que essa estratégia apresenta inúmeras vantagens. Mas você sabe como fidelizar clientes para otimizar os resultados da sua empresa? 

Dica: Veja agora o que é Fidelização de Clientes e quais seus benefícios!

Há quem acredite que somente as grandes corporações conseguem fidelizar o cliente. E, por isso, as ações de fidelização de clientes ainda são pouco exploradas.

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De qualquer maneira, mesmo que esse tipo de estratégia possa parecer trabalhosa, saiba que não é uma missão impossível!

Basta continuar a leitura para saber como fidelizar um cliente a partir de ações simples. Além de entender sobre ferramentas que vale a pena implementar no seu negócio!

O que é necessário para fidelizar um cliente?

Para começar a colocar em prática as ações de fidelização de clientes, é necessário começar pelo básico: construir um relacionamento de confiança com o cliente.

Pode parecer algo simples e óbvio, mas esse primeiro passo gera frutos como:

  • Provas Sociais – o que é excelente para a divulgação do seu produto ou serviço. Provas sociais podem ser depoimentos de pessoas reais, pois demonstra aos novos consumidores o que, de fato, você entrega.
  • Melhor Estabilidade Financeira – em momentos de crise, poder contar com seus clientes recorrentes proporciona certo alívio (e equilíbrio!) no fluxo de caixa.
  • Maior Flexibilidade em Situações Problemáticas – a partir da confiança do seu cliente, você ganha o benefício da dúvida. Isso significa que ele pode relevar quando você falhar. 

Dicas de como fidelizar clientes: quais são as maneiras mais simples?

Depois de conquistada a preciosa confiança, é necessário trabalhar para não perdê-la de forma alguma!

Sendo assim, veja agora estratégias valiosas e totalmente aplicáveis durante a jornada de compra do cliente, independentemente da área de atuação do seu negócio:

1. Conheça o seu cliente 

Não basta apenas definir a persona do seu negócio. Até mesmo porque, sabemos que na prática pode acontecer de o público ser bem diferente do idealizado.

É por esse motivo que você precisa saber tudo o que puder sobre quem compra o seu produto ou serviço. Principalmente se você oferecer uma variedade de soluções, pois assim se torna possível segmentar os usuários de acordo com as suas preferências. 

Uma segmentação bem feita gera, como consequência, resultados mais assertivos para a empresa. Sem contar uma melhor experiência para o usuário!

2. REconheça o seu cliente 

Além de entender quem é o seu cliente e saber quais são as dores dele, é importante você demonstrar que se importa com ele!

É inegável que se sentir reconhecido é bom demais. E para isso, algumas atitudes simples, mas que fazem a diferença,  incluem:

  • receber um agradecimento pela compra;
  • receber um e-mail na data de aniversário;
  • ter o depoimento compartilhado;
  • saber que uma sugestão foi implementada.

3. Priorize o atendimento humanizado

É muito ruim quando acontece um imprevisto ou um problema e, na hora de tentar resolver a situação, se deparar com um atendimento limitado a respostas automáticas e robotizadas.

Portanto, proporcionar ao cliente um atendimento humanizado é um grande diferencial principalmente se essa prática for incomum ou pouco explorada no seu nicho de atuação. 

Lembre-se que com o crescente aumento de mecanismos de automação, oferecer um atendimento humanizado é, por si só, oferecer um atendimento personalizado

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4. Ofereça um suporte eficiente e eficaz

Um suporte bem estruturado também faz parte da estratégia de como fidelizar clientes! Afinal, é gratificante receber uma solução satisfatória quando algo dá errado.

E pode apostar que proporcionar um atendimento rápido, amigável e dinâmico para resolver o problema do cliente é o suficiente para marcá-lo positivamente.

Só não se esqueça de oferecer opções de autoatendimento para os casos em que o cliente só deseja sanar dúvidas básicas.

5. Foque em desenvolver a sua equipe de profissionais

Para fidelizar cliente, de nada adianta investir em estratégias voltadas apenas para o mesmo.

É fundamental se dedicar aos treinamentos e qualificação dos colaboradores. E isso vale para todo o time, o que inclui o setor de Atendimento, de Logística e Marketing.

Nesse aspecto é imprescindível direcionamentos claros para garantir uma equipe integrada e comprometida com os resultados.

Tanto o pessoal de vendas quanto o de pós-vendas precisam de treinamentos para garantir o melhor atendimento.

A área de logística deve oferecer informações precisas para evitar problemas de disponibilidade nas vendas, além de um processo de entrega rápido e descomplicado.

Já o setor de marketing precisa estar alinhado com os demais para, assim, obter resultados produtivos durante a divulgação de campanhas e ações pontuais.

6. Mantenha a sua equipe motivada

Ainda focando nos colaboradores da organização, além de qualificação do pessoal, é importante desenvolver a satisfação do time e mantê-lo estimulado.

Visto que ter uma equipe engajada garante o comprometimento para atingir metas e objetivos. Para isso, é preciso disponibilizar:

  • ferramentas necessárias para a execução do trabalho;
  • feedbacks constantes visando o crescimento profissional;
  • remuneração justa para todo o time, incluindo benefícios e bonificações.

Também é necessário demonstrar valores como empatia, respeito, transparência e responsabilidade.