7 Estratégias para Aumentar o Engajamento do Seu Blog

7 Estratégias para Aumentar o Engajamento do Seu Blog

Postado em: 29 de agosto de 2018
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Você tem sido incapaz de atrair visitantes e leitores, apesar de colocar um esforço imenso na seção de blog do seu site? É decepcionante ter um blog que parece um terreno árido, onde, apesar de tentar, você não consegue aumentar o engajamento. Provavelmente, é a sua tática que deve ser repensada, pois você pode estar fazendo algo errado.

Aqui estão algumas maneiras que ajudam bastante a atrair leitores e, assim, aumentar o engajamento em seu blog.

1- Avalie o Layout

aumentar o engajamento

Todos nós não julgamos um livro pela capa, certo? No caso de conteúdo da web, a capa é o layout do site. Se o design do seu site não agradar ao visitante, é provável que ele perca o interesse no conteúdo que o site tem a oferecer.

Na verdade, os visitantes podem não acreditar que as informações sejam autênticas e confiáveis se o website parecer desatualizado ou com spam, por exemplo. Por isso, é importante que o site do seu blog tenha um carregamento rápido, seja responsivo, com certificado de segurança (SLL) e permaneça sempre atualizado.

2- Aposte em Headlines Cativantes

aumentar o engajamento

Assim como nos jornais, o título da notícia é fundamental para atrair a atenção do leitor e aumentar o engajamento deles com o conteúdo web. Esse aspecto pode impactar em quantas pessoas realmente leem seu post ou, simplesmente, pulam para outro site procurando outra fonte.

Portanto, uma manchete cativante, definitivamente, é mais apelativa e atraente, fazendo com que os leitores se sintam curiosos e queiram ler o conteúdo. O título deve ser envolvente sem entregar todo o conteúdo que tem a oferecer. Caso contrário, o texto parece repetitivo.

3- Crie um Ótimo Conteúdo

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Por falar nisso, um título atraente só pode enganar o leitor uma vez. Se você não fornecer conteúdo de qualidade, até mesmo o enunciado atrativo deixa de reter um leitor e talvez, ele poderá não retornar mais ao seu blog. Logo, a qualidade do seu conteúdo deve ser valiosa para o público.

Postar um ótimo conteúdo que ajude seu leitor a encontrar soluções para problemas relacionados a um nicho, ou um conteúdo que seja único e forneça excelentes insights são estratégias promissoras para otimizar o envolvimento do usuário.

4- Escreva Sobre Tendências Emergentes ou Tópicos Interessantes

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Se você é o primeiro a mencionar uma novidade, terá maior vantagem sobre aqueles que o seguem. Esteja sempre atento às novas tendências relativas ao seu nicho de blog e tente escrever sobre elas antes de qualquer outra pessoa na comunidade de blogueiros.

Dessa forma, quando seu público-alvo pesquisar com essas palavras-chave, você não apenas ganhará tráfego orgânico, mas também aumentará a confiabilidade do usuário em seu site, já que a sua percepção sobre o assunto será exibida.

Além disso, as pessoas estão sempre procurando por uma fonte confiável que forneça informações sobre um determinado setor sem ter que esperar muito tempo.

5- Teste a Frequência das Novas Publicações

aumentar o engajamento

 

Embora seja essencial que você acompanhe as tendências e poste sobre isso antes que esteja em toda a Web, é igualmente importante que você não poste muito cedo ou com muita frequência, pois o público pode não encontrar tempo para reunir e processar todos os itens.

Também é importante que você não sobrecarregue seu conteúdo com informações. Use seus dados de análise para descobrir a frequência certa de postagens que funciona melhor para o seu blog.

6- Promova o Conteúdo

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Muitas vezes, seu conteúdo está à altura da marca e você está postando regularmente com as palavras-chave certas, mas ainda não está recebendo tráfego suficiente. Você precisa perceber que talvez não seja a estratégia de conteúdo que precisa mudar para melhorar o engajamento.

Provavelmente, você não está comercializando ou promovendo seu blog o suficiente. Portanto, não consegue alcançar públicos potenciais para difundir a conscientização sobre seu blog.

Mas existe uma solução bastante acessível: a maneira mais fácil e barata de promover seu blog é através da mídia social. Se você nunca promoveu seus posts em redes sociais, comece compartilhando no Facebook e tente adicionar em outras plataformas. Assim é possível melhorar o alcance do público interessado.

6- Responda aos Comentários

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Se você se sentir negligenciado em uma loja, é provável que você saia sem fazer a compra. Da mesma forma, se os leitores sentem que você não os ouve e, simplesmente, ignora os comentários, eles começam a perder o interesse em seu blog.

Você não pode apenas “blogar” e nunca voltar ao post para verificar as reações. São essas reações do público o ajudam a entender o que está funcionando para o seu blog e, assim, elaborar um plano de ação com novas estratégias ainda mais eficazes.

Além de verificar se há algum comentário nos posts do blog, é essencial responder aos leitores de maneira personalizada para incentivar o engajamento do usuário e criar um relacionamento leal com quem acompanha suas postagens.

IMPERDÍVEL: Check List das Principais Características para Engajar e Aumentar o Tráfego do Seu Blog!

  • Crie títulos atraentes que estimulam a curiosidade do leitor;
  • Elabore um texto único e original;
  • Forneça soluções viáveis para problemas dos leitores;
  • Enriqueça o tema com informações e estatísticas precisas;
  • Retire os dados de fontes confiáveis;
  • Faça um conteúdo conciso e nítido;
  • Mantenha uma boa comunicação com o leitor (fundamental!);
  • Observe a frequência correta para novas publicações;
  • Promova seu conteúdo em redes sociais;
  • Consulte a Cia Web Sites sempre que sentir necessidade (rsrsrs).

O último tópico do checklist acima está em tom de brincadeira, mas saiba que ter uma agência que cria um site ou um blog com um layout moderno, bonito e que passe confiança é um dos principais pontos para alcançar o engajamento que seu blog merece.

Além disso, temos uma equipe com expertise em SEO e redação para te ajudar a produzir o conteúdo certo para seu site.

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Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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