SMO: O que é, importância e como otimizar redes sociais? 03 out

SMO: O que é, importância e como otimizar redes sociais?

SMO é sigla em inglês para Social Media Optimization que traduzindo significa otimização dos conteúdos para mídias sociais. 

Através desta técnica é possível engajar os seguidores, reduzindo custos com anúncios pagos e conquistando expansão do perfil.

Atualmente, as redes sociais têm atingido audiência de todos os tipos de públicos e com certeza, sua persona ideal está nas redes.

E investir com estratégia e conhecimento é o diferencial dos negócios e marcas que se destacam dos demais, e que tem resultados tanto de vendas quanto institucional.

E para criar conteúdos estratégicos que geram conversão de vendas e fixação da sua marca nas redes sociais, é fundamental entender o que é o SMO, importância e como otimizar o conteúdo.

Se esse é seu desejo, este artigo é para você. Boa leitura!

O que é SMO- Social Media Optimization?

Social Media Optimization (SMO) é a técnica de otimizar os conteúdos para que os algoritmos e os usuários das redes sociais encontrem sua marca e seu negócio em meio a vários concorrentes.

E não é através de nenhum método indevido, nem por meio de compras de seguidores, mas através de boas práticas e técnicas específicas para as redes, tornando sua marca conhecida do público certo.

As redes sociais têm crescido exponencialmente no mundo todo, mas se destacar seja para os pequenos, médios ou grandes negócios é essencial criar conteúdos guiados por estratégias atualizadas e assertivas. 

Como mostra o gráfico abaixo, as vendas em diversas áreas têm crescido nas redes sociais, e esta tendência é crescente de acordo com a serpwizard.

infográfico com as Tendência de Mídias sociais,  SMO

De acordo com o infográfico acima da Serpwizard, 30% dos internautas consomem conteúdos de links informacionais nas redes sociais. 

Seja informações sobre produtos, serviços ou infoprodutos são consumidos, mas é fundamental desenvolver boas estratégias para diferenciar e engajar seu público.

Deste modo, estar nas redes sociais com marketing de conteúdo para a sua persona é essencial, pois cada vez mais as pessoas no mundo todo buscam ser e estar bem informadas.

E oferecer conhecimento ao usuário é torná-lo um lead primário, e que pode ser alimentado e se tornar um consumidor de sua marca. 

Além de aumentar a notoriedade do seu negócio, com certeza irá aumentar os resultados de vendas.

Qual a importância do SMO?

A principal importância do SMO é tornar o seu conteúdo nas redes sociais encontrado por sua persona, e visto como relevante. 

Para tornar sua marca atrativa e referência no assunto.

Sendo sempre lembrado, citado e compartilhado de forma voluntária pelo seu público. 

E ainda, desenvolvendo o engajamento dos mesmos para que cada vez descubram mais soluções adequadas a este público.

Crescimento das redes sociais no Brasil

De acordo com pesquisa feita em parceria pela We Are Social e Hootsuite, em outubro de 2021, o mundo possui mais de 4,5 bilhões de usuários, o que equivale a 57.6% da população mundial, conforme imagem abaixo.

gráfico mostrando a média de envolvimento mundial com as redes sociais

De acordo com a pesquisa acima, os usuários no mundo todo, passam cerca de 2 horas e 27 minutos diariamente nas redes. 

E o Brasil, é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo, de acordo com pesquisa feita pela NordVPN, as pessoas ficam em média 3 horas e 47 minutos do seu dia navegando nas redes.

gráfico mostrando a idade e engajamento nas redes sociais

E de acordo com pesquisa realizada pela Statista, a população de 18 a 44 anos está quase toda nas redes, sendo 92,92% da amostra de 21.011 indivíduos. 

Ou seja, essa faixa engloba 80% da população economicamente ativa, o que significa que o seu público, a principal faixa que possui poder de compra, tem grande presença nas redes sociais.

Juntamente, com o crescimento gigantesco da presença de usuários, há inúmeras marcas presentes nas redes.

Ser percebido neste cenário tão competitivo, com tantos usuários e tantas marcas, parece ser impossível. 

Diante da imensidão de conteúdos postados a cada segundo, ser notado, de forma positiva e relevante para o público certo é o alvo do Social Media Optimization (SMO).

Atração de clientes

Além de produzir conteúdos para ser encontrado de forma orgânica e com boas práticas para que os algoritmos impulsionem naturalmente a exibição, através da qualidade e estruturação das postagens.

E também, entregar no tempo adequado, e manter uma sequência de alimentação de informações que conduz o lead no funil de vendas e fidelizando a mesma por meio do Inbound marketing. 

Igualmente, tem o benefício da economia na redução de investimentos com impulsionamento nas redes sociais, pois a técnica de otimização aumenta o tráfego e traz o público adequado. 

Tendo todos os esforços recompensados por resultados assertivos e contabilizados pelos relatórios das redes sociais.

Vantagens de investir em SMO nas redes sociais do seu negócio

smartphone e vários ícones de redes sociais, que é o propósito da Otimização SMO, integrar as redes com eficiência.

Como mostrado acima, aplicar a otimização com as técnicas de SMO é muito importante para os negócios de todos os  tamanhos, do pequeno ao gigante. 

Para encontrar o nicho certo.

Segue abaixo alguns benefícios de investir em otimização de Redes Sociais:

1ª vantagem do SMO: Conteúdos de alta performance

histórias ganhando curtidas e reações, um dos benefícios do SMO

O principal benefício de aplicar Social Media Optimization (SMO) é ter um planejamento de conteúdos bem estruturados com boas estratégias e intencionais.

Não são publicações aleatórias.

Toda comunicação é ajustada com o propósito de alcançar a persona com os valores adequados, apresentando as soluções do seu negócio com os signos relevantes ao público certo.

E com a proposta alinhada para melhor experiência do usuário e também para os algoritmos de cada rede social.

2ª vantagem do SMO:  Aumento na taxa de engajamento

Devido o planejamento ser estratégico, os temas, as imagens, os memes e as músicas são estabelecidos na pauta de acordo com pautas que o público se identifica.

mulher sorrindo com celular na mão, e acompanhando o aumento do engajamento com várias reações de emojis coração, joinha, sorriso. SMO

Deste modo, a linguagem é totalmente adaptada para que a marca seja personificada através dos valores e posicionamentos que se assemelham com X ou Y características da persona.

Criando pertencimento do cliente com a sua marca, tornando o relacionamento mais efetivo do cliente com a marca.

Por consequência, os seguidores têm mais engajamento tanto em comentar, quanto em compartilhar, salvar e curtir. 

O que traz aumento na taxa de engajamento do seu negócio, e também crescimento do tráfego orgânico.

Deste modo, o número de seguidores aumenta e juntamente com as vendas e autoridade da marca.

3ª vantagem do SMO: Economia com redução de impulsionamento de anúncios nas redes sociais 

Como em todo planejamento de marketing, os anúncios pagos fazem parte das estratégias pois alcançam o público certo em curto prazo.

Entretanto, com as técnicas de SMO as estratégias de otimização para redes sociais atrai de forma orgânica o lead certo, e assim reduz bastante os investimentos com anúncios pagos.

E os seguidores consomem as informações e se aproximam de forma orgânica, assim reduzindo os investimentos com anúncios pagos.

Não abandone os anúncios pagos

Apesar de não ser interessante deixar de investir, mas sim reduzir e acompanhar o crescimento do perfil em cada rede social, pois o tempo do crescimento orgânico é mais lento que o pago.

Porém, o resultado é muito maior, e não depende de verba, mas de perenidade com as boas estratégias e práticas de otimização.

Deste modo, os algoritmos e os usuários terão maior exposição aos conteúdos de qualidade.

 Interagindo com as publicações e assim, aumenta a taxa de engajamento e o perfil cresce continuamente.

E atenção!

Lembrando que a eficiência dos Ads em redes sociais depende da boa estruturação da campanha para alcançar o público adequado. 

Nas configurações das campanhas os dados precisam ser bem definidos. 

E, sem esquecer de alimentar as redes sociais com as estratégias de SMO para que quando o lead chegar, que este se identifique e engaje com os conteúdos.

4ª vantagem do SMO: Presença dinâmica e integrada em todas mídias sociais

Várias ícones de redes sociais, integração que é uma estratégia de SMO

As estratégias de otimização de mídias sociais- SMO estruturam o conteúdo com elementos estratégicos e que engajam em todas as mídias.

Apesar de cada rede social possuir um formato e linguagem específica, as pautas e elementos atuais e interessantes podem estar presentes em todas as redes sociais no perfil da marca.

Assim, poupando também tempo com várias pautas diferentes, e dedicando em aprimorar o formato para cada rede, e adaptar os formatos e linguagem.

Criando uma identidade forte e se tornando a marca reconhecida em qualquer rede.

5ª vantagem do SMO: Aumento do tráfego e taxa de engajamento

Através da integração em várias redes, e com os elementos adequados amplia a visibilidade e também o engajamento através das estratégias certas para a sua persona.

E por consequência, aumenta a autoridade e interação com o público e a  marca em mídias distintas.

Além de uma rede social levar tráfego para outra através das estratégias e técnicas de otimização de redes sociais, SMO.

Qual a diferença das Técnicas SMO x SEM x SEO x SMM?

Todas as siglas SMO, SEM, SEO e SMM são de otimização de conteúdos, mas cada uma destas representa uma ação específica para conteúdos orgânicos ou pagos e canais distintos.

SMO foi explicado ao longo deste artigo, e para esclarecer quais as principais diferenças das demais siglas, segue descrição de cada técnica abaixo. 

SEM

SEM, sigla de Search Engine Marketing que significa otimização de conteúdos para os motores de busca como:Google, Bing, Yahoo etc.

Essa técnica envolve estratégias para conteúdos orgânicos e também anúncios pagos, para que estes sejam exibidos favorecendo melhor experiência do usuário e também dos robôs.

Atraindo mais visibilidade para o seu negócio online ou offline, e entregando benefícios de mostrar a sua empresa ao cliente ideal.

 O SEM é composto pelas técnicas de SEO e links patrocinados. 

Englobando os dois pilares de técnicas de marketing digital para alcançar o público com maior eficiência.

O SEM enriquece estratégias de campanhas no Google ADS promovendo ações físicas ou virtuais.

E unindo estas ao SEO, entregam resultados de destaque para o seu negócio em meio a tantos concorrentes no ambiente on line.

SEO 

A sigla SEO significa Search Engine Optimization que é a otimização de mecanismos de buscas.

Ou seja, são as técnicas e estratégias que potencializam o conteúdo do site ou blog para melhorar o posicionamento nas páginas de resultados orgânicos de pesquisas.

Para investir em SEO em seus sites ou blogs pode contar com empresas especializadas como a Cia Web Sites ou se aprimorar em nossos conteúdos.

Conheça esse Guia completo sobre o que é SEO, aplique e tenha excelentes resultados! 

SMM

SMM é a sigla para Social Media Marketing, que significa todas as ações de marketing digital para otimizar as redes sociais.

Assim, o Social Media Marketing engloba o SMO, que são ações para que o público certo encontre a sua marca de forma orgânica.

Somada às ações com impulsionamento, os conhecidos anúncios pagos em redes sociais. 

Promovendo maior engajamento do seu perfil nas redes sociais, ampliando seguidores e potencializando relacionamentos.

Além de crescimento de vendas e autoridade no ambiente das redes sociais.

Quais as principais estratégias de SMO?   

Entender o Social Media Optimization  é muito importante, mas saber como aplicar é fundamental para aplicação.

Claro que existem diversas ferramentas para auxiliar na otimização das redes sociais, e são muito úteis.

E as agências de Marketing Digital fazem com excelência como a Cia Web Sites, mas vamos esclarecer aqui as principais estratégias.

1ª Estratégia de Social Media Optimization: Calendário ideal

Para adequar as publicações e as histórias das redes sociais é fundamental criar um bom planejamento.

E neste, organizar o calendário com diversas pautas que engajam seu público.

Estabelecendo a quantidade de postagens e histórias, definindo pautas relevantes a sua persona.

Pautas

Faça postagens personalizadas como prova social de comentários de clientes ou mostrar a produção no dia a dia do seu negócio.

Compartilhar valores, inspirações e memes que representam a sua marca.

Posicionando sobre temas atuais e com assuntos que deseja comunicar como retrato da sua empresa.

Testes

Faça testes, uma semana com uma quantidade diferente da outra e em horários distintos. 

Invista por um período médio de 4 a 6 semanas, ou até conquistar dados o suficiente para mensurar.

Assim, observar a ação do público e reorganizar a distribuição de acordo com a reação do público, pelos melhores horários, pautas e formatos.

Deste modo, conhecendo a quantidade, horários e linguagem que mais engaja seu público.

Métricas e monitoramento

Marketing digital permite metrificar as ações realizadas, o que garante resultados assertivos.

Mas, o importante é monitorar as ações e reações do público, e utilizar os dados como base de dados para identificar a frequência ideal, horário e outros insights positivos.

2ª Estratégia de Social Media Optimization: Enriqueça as publicações

As publicações podem ser adaptadas em outros formatos e tornando-se mais interessantes para aplicar em outras redes.

Através dos conteúdos ricos já postados é possível adaptar e produzir diversos materiais como:

  • gráficos;
  • mapa mental;
  • infográficos;
  • e-books;
  • webinars etc.

Deste modo, é possível tornar um único conteúdo atraente para engajar em diversas redes sociais.

3ª Estratégia de Social Media Optimization: Integração das redes sociais com outros canais de marketing

A integração das redes sociais confere força aos perfis do seu negócio.

É muito importante compartilhar de uma rede com as outras e também com outros canais como:

  • blog;
  • site;
  • meu perfil de negócios Google (antigo Google meu negócio);
  • landing pages etc.

Deste modo, alcançando autoridade pelos links, aumento de tráfego e também crescimento da base de dados adicionando espaço para captar e-mails.

Assim, crescendo a base de dados de leads, e ainda conquistar a oportunidade de desenvolver este no funil de vendas.

4ª Estratégia de Social Media Optimization: crie conteúdos que possam ser salvos e compartilhados

A criação de conteúdos que podem viralizar precisa fazer parte do seu calendário editorial.

É fundamental que seja uma publicação estratégica e relevante a persona, e não pautas para forçar a viralização.

O público está cada vez mais criterioso e engajado com conteúdos que respondem a necessidades e atualizados.

Portanto, não crie somente imitação! Seja criativo, autoral e com assuntos atuais e completos.

Utilize bons CTAs, que são aquelas chamadas dentro ou fora de um botão, como mostra a imagem abaixo:

CTA em texto, técnica de SMO

Conclusão

As redes sociais detêm uma audiência enorme e aplicar as estratégias adequadas, as técnicas certas é essencial.

Enfim, o SMO- Social Media Optimization é essencial para que o seu perfil de negócios seja encontrado e com muita qualidade conquiste sua persona.

Utilizando as boas práticas e conceitos vai conquistar crescimento do retorno do investimento.

Portanto, com as estratégias de SMO e perseverança é possível alcançar o público certo do seu negócio.

Assim, investir tempo nas estratégias certas ou confiar o gerenciamento das redes sociais para uma agência profissional, com experiência como a Cia é garantia de destacar e conquistar crescimento em vendas!

SMO: O que é, importância e como otimizar redes sociais?
Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
ciaweb

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Redes Sociais
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