Saiba como aprimorar o seu site para captar mais leads

Com o surgimento e com o crescimento das inúmeras ferramentas digitais disponíveis hoje na internet, verificou-se, também, uma mudança na maneira como as marcas posicionam-se dentro do mercado. Isso decorre do fato de que o mundo virtual se mostrou capaz de expandir os limites das ações das empresas, permitindo a elaboração de estratégias na internet e nos sites oficiais das marcas.

Todavia, tudo pode ser em vão, caso um site não seja capaz de captar um número significativo de leads, ou seja, os consumidores potenciais que demonstraram interesse em adquirir um produto ou um serviço de uma empresa. Nesse sentido, serão abordadas estratégias essenciais para o aumento de leads dentro dos sites.

O processo de transformação do visitante de um site

Antes de qualquer ação, é preciso que os donos de websites tenham em mente quais são os passos pelos quais um consumidor deve passar até a efetuação da compra:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Venda;
  4. Encantamento.

Por isso, deve-se saber que um lead, antes de tudo, é uma pessoa desconhecida a qual, enquanto vaga pela internet, precisa ser atraída de alguma maneira para o site. Essa atração pode ser feita através das redes sociais, das técnicas de SEO ou de postagens de conteúdos interessantes.

Dessa forma, um site é capaz de conquistar visitantes regulares, mas que ainda não necessariamente estão interessados em adquirir qualquer produto. Portanto, um site, como por exemplo, que vende caixa para transporte de animais, precisa reconhecer os seus visitantes mais engajados e realizar ações, como marketing por e-mail, “call to action”, entre outras. 

Com isso, torna-se muito mais propícia a venda de um produto para os leads de um site, os quais podem ser estimulados ainda mais por meio do envio de e-mails personalizados, por ligações ou por reuniões. Enfim, os leads que se tornaram consumidores de um produto podem se transformar em promotores de um site, ação que ocorre quando um consumidor se sente plenamente satisfeito com a sua aquisição.

Toda essa transformação é resultado de uma estratégia estudada pelo marketing nomeada de inbound marketing, a qual será explicada no próximo parágrafo.

O que é o inbound marketing

O objetivo principal do inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, não é simplesmente interromper o que uma pessoa está fazendo para que ela conheça um produto, como é o caso dos comerciais de televisão, mas sim, atrair ela para o que uma empresa tem para oferecer. 

Dessa forma, uma marca é capaz de construir um relacionamento saudável e pautado em confiança com as pessoas. Um caso marcante é a ação de empresas que enviam promoções para internautas por meio do e-mail. Nesse sentido, tomando como exemplo as empresas de balão inflável, é possível que elas tenham as suas vendas impulsionadas ao veicular anúncios em particular para pessoas específicas.

Investindo em marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo, a qual faz parte do inbound marketing, como o nome já indica, nada mais é do que a produção de conteúdos interessantes e valiosos por parte de uma empresa com o intuito de fornecer ao seu público-alvo uma imagem positiva da marca, bem como atrair as pessoas para um site de vendas específico. 

Dentre os exemplos de conteúdos desenvolvidos para negócios destacam-se os sites de empresas de recarga de extintores, onde se encontram conteúdos mais técnicos com o intuito de explicar o funcionamento dessa empresa, como a recarga de um extintor é feita, entre outros.

Dessa maneira, provavelmente alguém que tem interesse em saber mais sobre aspectos técnicos de um produto ou de um serviço irá interessar-se e criar uma visão positiva pela empresa geradora de conteúdo.

As redes sociais para a captura de leads

Atualmente, não só os sites estão sendo utilizados para a veiculação de conteúdos capazes de angariar leads, mas também, as redes sociais. Isso pode ser explicado pela característica principal das redes sociais, tais como Facebook, Instagram e Twitter: elas são capazes de direcionar um conteúdo a um público específico. 

Com isso, as redes sociais fazem uso de algoritmos que levam os conteúdos produzidos, por exemplo, por uma empresa de jateamento para potenciais consumidores, os quais, no caso, podem ser setores de planejamento de indústrias.

Assim, fazendo uso de tais estratégias, é bastante provável que um site, independentemente do seu segmento, conquiste um número significativo de leads, gerando um aumento de vendas e a aquisição de consumidores fiéis.

Toni Campos
Toni Campos
ciaweb

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Categoria(s)
Marketing Digital
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